fernandosoares_20-09-2019

Edições anteriores

GAÚCHOS
Hoje, é o dia dos gaúchos. Dia em que se comemora a Revolução Farroupilha. Onde viva um gaúcho, seja em que parte for do Brasil, e mesmo do exterior, a data será sempre lembrada. Eu, particularmente, passei a maior parte de minha infância convivendo ao lado dos gaúchos, e não esqueço o dia mais importante da amada terra deles, o Rio Grande do Sul. Por isto, todos os anos, nessa data, eles se reúnem com jantar alegre, com música ao vivo, em várias partes da Capital e do nosso Estado, para uma noite em que lembram e comemoram a Revolução Farroupilha.
 

ALENTO
O presidente Edison Ferreira de Araújo e toda a diretoria da Federação do Comércio (Fecomércio), andam soprando o vento da esperança com que o segmento vem resistindo aos tempos recessivos. E sentem-se alentados com as boas notícias que chegam, uma delas com a assinatura do Ministério do Turismo. Uma pesquisa ministerial recente junto a empresários do ramo hoteleiro, apurou que a confiança renasce e instala novas perspectivas de investimentos e abertura de empregos. Dois em cada três empresários, planejam melhorias, e em todas as macrorregiões brasileiras cresce a tendência de fortalecimento da economia. Foram ouvidos, em julho deste ano, 1.173 hoteleiros, em todos os estados brasileiros.
 

BOQUIRROTICES
 Mais um senão para a ficha do empresário Luciano “Havan” Hang: ele sofreu uma condenação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ter coagido funcionários a votar em Jair Bolsonaro, na disputa presidencial de 2018. Justa ou não, lei é lei e, nesse caso, ela proíbe o que Hang fez ao reunir seus funcionários na gravação de um vídeo pedindo votos ao candidato. É como se estivesse insinuando ou ameaçando: ou vota em quem eu digo ou perde o emprego. Bem a cara dele.

 

O engenheiro agrônomo Edson Rodrigues Santos e a esposa, Geni Maria Zanatta
 

BEM-VINDO
Está em tramitação na Assembleia Legislativa, o projeto que concede o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense, ao Presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PSL), proposto pelo deputado estadual Coronel David dos Santos. E tudo leva a crer que, vindo do coronel, é bem provável que Jair venha a Campo Grande receber a honraria.
 

HOMENAGEM
Edy Mari Monteiro anda sobrando em faceirice. Pudera: a carismática e atuante profissional foi contemplada com a Medalha Legislativa do Mérito do Economista e do Administrador “Cristóvão Silveira”. É uma distinção da Câmara de Vereadores, a quem se destaca nesta área tão importante.

 

Os advogados, Beatriz e André Stuart
 

REGÊNCIA
O ex-senador Delcídio Amaral assume, amanhã, a presidência estadual do PTB e é o principal cicerone do convidado especial do evento, o ex-deputado Roberto Jefferson, dirigente nacional da sigla. Eles comandam a orquestra petebista que canta a disposição do partido para lançar o maior número possível de candidaturas majoritárias nas eleições municipais. É o caso de Dourados, cuja prefeita, Délia Razuk, aproveita o ato político para assinar a ficha do PTB, com Delcídio e Jefferson de “padrinhos”.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Só saberá subir na vida quem tiver a humildade de descer quantas vezes forem necessárias”.
 

NA LEMBRANÇA
 A musa Sophia Loren completa, hoje, 85 anos. Nascida Sofia Villani Scicolone, em Campania, na Itália, ela brilhou nas telas, transformando-se num ícone de beleza e sensualidade, trabalhando com grandes diretores como Vittorio De Sica, Federico Fellini, Ettore Scola, Robert Altman e Lina Wertmüller, entre outros. Ganhou fama mundial em 1961, quando foi premiada com o Oscar de melhor atriz, por Duas Mulheres, um dos mais de 80 filmes nos quais atuou em sua carreira, que começou no teatro. Sobre a fama de sex-symbol, ela falou certa vez: "'Sex appeal' é 50% do que nós temos e 50% do que as pessoas pensam que temos".

 

Fotos: Gabriel Santos

Os ipês amarelos, que este ano duplicaram a floração, enchem nossos olhos de tanta beleza. O calor e a baixa umidade castigam nosso corpo. O céu e o inferno se juntam em Mato Grosso do Sul, nesta época do ano. Todo cuidado é pouco. Muita água, pouco sol, roupas levas e diminuir os exercícios físicos. Crianças e idosos são os que mais estão sofrendo, As informações oficiais dão conta de que a umidade está no nível do deserto de Saara

 

O deputado estadual Capitão Contar e a esposa, publicitária Yara Diniz

 

ESTADOS UNIDOS
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) vai representar o Congresso Nacional na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, durante a semana que vem.
 

TELAS
Jonir Figueiredo, referência na história das artes em nosso estado, premiadíssimo, com exposições na Rússia, Japão, Nova York, Alemanha, Portugal, Londres e países do Mercosul, é o próximo convidado do Museu de Arqueologia da UFMS – MuArq - a expor seus trabalhos, no dia 24, às 16h:00, ficando até 15 de outubro, intitulado “Primavera dos Museus”. O Museu de Arqueologia fica na Avenida Fernando Correia da Costa, 559, 1º andar.
 

Luna Fontoura e sua mãe, pecuarista e designer de interiores, Sandy Fontoura

 

CONSAGRAÇÃO
Impressionante o sucesso que faz “Bacurau”, em todo o País e no exterior. Em Campo Grande, com casa cheia, o filme dos pernambucanos Mendonça Filho e Juliano Dornelles, arrebatou o público e foi aplaudido ao final de cada sessão. Já com diversos prêmios, entre os quais o do Júri, no Festival de Cannes, “Bacurau” é alvo de convites para mais de 100 festivais mundo afora, além de já estar vendido para mais de 30 países.
 

SEM LIGA
Os bons resultados na eleição para senador, em 2016, a primeira que disputou, e os índices nas pesquisas de intenções de voto, colocam o promotor de Justiça Sérgio Harfouche (PSC) entre os alvos do MDB, na busca de novas opções para a sucessão em Campo Grande. Embora seja vista com interesse e ânimo, a ideia ainda resvala em uma condição desafiadora: o perfil ideológico de Harfouhe é excessivamente conservador e de direita para vingar no conteúdo histórico de uma legenda de tradição progressista.

 

A advogada Maria Antonia Borges e sua mãe, Zélia Silva

 

As empresárias, Elisete Corrêa, Ariane Amorim e Cida Paris