fernandosoares_18-09-2019

Edições anteriores

BRIMOS
Muito bonita a festa de inauguração da Praça Palestina, em Corumbá. Omar Faris e representantes da grande comunidade árabe-brasileira dançaram, cantaram e saudaram o marco histórico na Avenida General Rondon, sobre as barrancas às margens do Rio Paraguai.
 

SOLAPA
A semana promete. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, confia na “operação abafa”, desencadeada por seus aliados no Congresso Nacional, na tentativa de detonar a CPI da Lava Toga. O objetivo é fazer com que parlamentares bolsonaristas, que subscreveram a CPI, retirem suas assinaturas, para esvaziá-la. Três já disseram que tentarão fazer isso: Lucas Vergílio (Sol/GO), Alexis Fonteyne (Novo/SP) e Sóstenes Cavalcante (DEM/RJ). Pode ser inócua a tentativa. Depois de protocolado o requerimento – o que foi feito, com quatro assinaturas além do mínimo exigido - não é mais possível abster-se do documento.
 

SOLAPA II
A senadora e juíza aposentada Selma Arruda (MT) está deixando o PSL e já anunciou que se filiará ao Podemos. A gota d´água foi a ligação malcriada que recebeu do colega Flávio Bolsonaro (PSL/RJ), exigindo dela que retirasse sua assinatura do requerimento propondo a criação da CPI da Lava Toga. Selma se recusou e bateu o fone na cara do filho do presidente. Ela diz também que não teve apoio do partido na batalha que vem travando na Justiça, desde que o TRE reprovou suas contas de campanha e cassou seu mandato, atualmente sub judice e à espera de julgamento final, no TSE.

 

SÓ DIRETORIA
Na semana passada, em seu gabinete do Senado, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) recebeu um de seus amados familiares, Hélio Mandetta, para animada e calorosa conversa, que teve um terceiro e igualmente ilustre personagem: o padre e ex-diretor da Universidade Católica Dom Bosco, José Marinoni. Na tela da memória, a imagem do Colégio Dom Bosco, tão bem guardada pelo trio.
 

DOURADÍADAS
O largo sorriso de satisfação no rosto de Denise Fabrício adorna o ambiente de dever cumprido, solidariedade e fomento econômico, em Dourados. Tudo por causa dos bons fluídos que vieram com o êxito da I Feira Evolução Empreendedora, realizada no pavilhão da Associação Comercial e Empresarial (Aced), com 34 expositoras e o gesto de apoio social com o ingresso: produtos de higiene pessoal, doados às casas acolhedoras Ebenezer e Renascer. Para Denise Fabrício, a organizadora do evento, o sucesso deve ser creditado a todas as participantes.
 

DOURADÍADAS II
Foco no atendimento aos mercados regionais e na prestação de serviços para as localidades carentes de linhas áreas, com total autonomia. Assim, José Luiz Felício Filho, presidente da Passaredo, define a decisão da operadora aérea de contemplar Dourados com dois voos diários. De primeira viagem, será dia 27 de outubro, e já tem douradense antecipando a passagem.

 

SABORES
A revelação é de um estudo encomendado pelo Ministério do Turismo à Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), para a Demanda Turística Internacional no Brasil: 96,9% dos turistas estrangeiros que visitaram o Centro-Oeste (MS, MT, GO e Distrito Federal), em 2018, aprovaram a gastronomia da região e prometeram ser este um dos motivos determinantes para voltarem. Goiás (98%) e Mato Grosso do Sul (97,2%) são os estados que mais se destacam na culinária. Entre os cinco destinos líderes na procura para o lazer, duas cidades sul-mato-grossenses estão entre as mais visitadas: Bonito e Campo Grande.
 

SUPORTE
Está aprovado pela Câmara dos Deputados, e só falta a sanção presidencial, para entrar em vigor a lei que obriga as redes públicas de ensino básico a dispor de equipe multiprofissional, com psicólogo e assistente social. É o PL 3688/00.
 

RECONHECIMENTO
A jogadora de futebol Marta, seis vezes melhor do mundo, é uma das escolhidas pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara dos Deputados, para a outorga do Diploma Carlota Pereira de Queirós. A sessão especial será no dia 17 de outubro. As outras agraciadas são: Catarina Cecin Gazele, procuradora de Justiça no Espírito Santo; Cristina Castro Lucas, professora da Universidade de Brasília (UNB); Dulcineia de Oliveira, presidente da Associação Habitacional Nova Terra (MG); e Solange Bentes Jurema, procuradora da Justiça de Alagoas. Todas comprometidas com os direitos da mulher e questões de gênero.
 

NOVOS MERCADOS
A ministra Tereza Cristina, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, festeja a ampliação do intercâmbio comercial com o Egito. Primeiro, os egípcios abriram o seu mercado para os lácteos brasileiros, a que retribuiu anunciando a importação de uva e alho. Em missão ministerial no Cairo, Tereza Cristina conseguiu, ainda, outras pautas de troca, sinalizando com a importação de laranjas e abrindo as portas para exportar caprinos e ovinos.
 

NA LEMBRANÇA
No dia 18 de setembro de 1905, em Estocolmo, na Suécia, nascia Greta Lovisa Gustafsson, a imortal Greta Garbo. Atriz e sex-symbol do cinema americano, ela virou um mito em 1941, quando tomou a misteriosa decisão de se isolar e dar um tempo na carreira, o que durou até a sua morte, em 15 de abril de 1990. Para justificar a decisão, a frase "I want to be alone (eu quero ficar só)", dita no filme Grande Hotel, foi alardeada como sua vontade, ampliando a lenda existente em torno dela.

 

Fotos: Gabriel Santos

O empresário João Deone e a esposa, Geise, recebem com fidalguia e bom gosto. A fazenda Paraízo se enfeitará de requinte. Razão da comemoração: aniversário do João, no próximo dia 05, ao lado de amigos e familiares

 

Os empresários, Júlio Lucca e Alfredo Zamlutti Júnior

 

A empresária Regina Torres e Mércia Antonelli

 

Elizabeth e o marido, agropecuarista em Sidrolândia, Magno Souza

 

Lisandra Bergara Souza e o advogado Jean Benoit

 

O presidente do Tribunal de Contas de MS, Iran Coelho das Neves, e o procurador-geral de Justiça, Paulo Passos

 

O empresário Carlos Razuk e a esposa, arquiteta, Emory Razuk

 

PENSAMENTO DO DIA
 “Não culpe a vida por todas as coisas que aconteceram a você; muitas dores são causadas pelos nossos próprios erros”.