fernandosoares_10-09-2019

Edições anteriores

RECADO
 O governador Reinaldo Azambuja foi claro durante o desfile de 7 de Setembro, quando foi questionado sobre a Operação Vostok, da Polícia Federal: "Se você tiver acesso aos depoimentos das pessoas, das mais de 110 pessoas, você vai ver que nenhuma fala algo sobre o governador, então, estou muito tranquilo com isso. Agora, o dever da polícia é investigar qualquer um, não só o governador, como qualquer cidadão e, se tiver culpa, tem que punir. Estou muito tranquilo, porque tentaram no ano passado, em plena eleição, me causar um prejuízo, seja no cunho particular ou político, e não conseguiram, e agora eu não tenho dúvidas de que a verdade vai prevalecer".

 

LÁ E CÁ
Começa a ficar animada a disputa entre dois dos principais núcleos comerciais urbanos de Campo Grande. Empresários andam com o pensamento focado nas palavras de Marquinhos Trad (PSD). Ele prometeu que, a partir de dezembro, quando inaugurar as obras do Reviva Centro, vai tirar os consumidores do Shopping Campo Grande e devolvê-los ao comércio do centro urbano da cidade. E, para isso, concebeu um reforço: além das obras de requalificação da 14 de Julho, a Prefeitura vai aproveitar um projeto do vereador William Maksoud, fechando aquela via para o trânsito de veículos e utilizando-a como espaço de manifestações artísticas e culturais.
 

CUIDADOS
Se não bastasse as confusões políticas que tiram o sono dos sul-mato-grossenses, agora a seca e o calor castigam os moradores das cidades. Todo cuidado é pouco. O índice de umidade está chegando ao nível do deserto de Saara. Água, muita água, roupa leve e, para as mulheres, pouca maquiagem.
 

QUEM FALA...
 
O governador Dória Jr (PSDB), de São Paulo, afirma que o prefeito Marcelo Crivella (PRB), do Rio de Janeiro, exagerou ao censurar uma publicação infanto-juvenil em quadrinhos, na Bienal do Livro. Seria uma crítica interessante, não fosse o próprio Dória Jr o autor da ordem para recolher, semanas antes, uma publicação didática que considerou de apologia à ideologia de gênero.

 

SE ACHANDO
Marcelo Carvalho, da Rede TV, ex de Luciana Gimenez, ocupou lugar no palanque do presidente Bolsonaro, no desfile de 7 de setembro, em Brasília, ao lado da atual namorada, Simone Abdelmur. A moça não escondia o deslumbramento.
 

E O VENTO LEVOU
 Tudo é possível sob os céus de Brasília, onde os caminhos da política, não raras vezes, mudam os rumos do coração. Os deputados Tabata Amaral e João Campos, filhos do falecido governador Eduardo Campos, entraram em clima de romance e viraram o gossip do momento. Ele rompeu o noivado com uma pernambucana, com casamento programado para o final do ano. Ela, por sua vez, o namoro firme com um colombiano.

 

PASSARELAS
De uma família de pequenos agricultores familiares do Projeto Taquaral, em Corumbá, a jovem acadêmica de Letras da UFMS, Jéssica Barbosa Moreira, 21, foi eleita Miss Terra MS. O reparo nesta audaciosa promoção de Claudinei Aquino foi a falta de um público à altura do evento, na Praça do Rádio Clube, na noite do último sábado. Ao todo, 10 candidatas concorreram à faixa principal.
 

SOBREVIVENTE
 O sete de setembro não foi apenas de exaltação à Independência e de protestos. Coube também a aliviada celebração à vida do jornalista Aírton Raes. Naquela data, em 2009, ele chegou a ficar com o coração paralisado por vários minutos, depois de sofrer uma queda, bater a cabeça numa pia, passar 11 horas desacordado, com efeitos da hipotermia e pneumonia, em 80% dos pulmões. Foram três dias em coma, sete dias na UTI e duas semanas de internação. Sobreviveu e está firme e forte para contar a história.


REVIVAL
Moacir Lacerda conduziu a batuta no reencontro de contemporâneos ex-alunos do antigo CEC, o Colégio Estadual Maria Constança de Barros Machado. A animada turma, que decorou com seus sonhos os anos 1960-70, chorou e sorriu com lembranças e brincadeiras, embalada por canções de época. Na trilha sonora do evento, a mais que sugestiva “Nossa Linda Juventude”, de Flávio Venturini e Márcio Borges. Não houve quem não se derramasse de nostalgia com o flashback anual, ambientado na Chácara Rancho Alegre, de Jamil Charro e Tema.
 

ZOZO
Um dos grandes combatentes da política partiu para outras dimensões, no final da semana. Ozório Miranda dos Santos, o Zozo, sargento reformado, ex-vereador e um dos mais emblemáticos políticos do Estado, era de Porto Murtinho, do interior, um provinciano capaz de enxergar e compreender o mundo, fazendo suas leituras nos caminhos da história e nos desafios contemporâneos. Nos anos 1970, já desenhava com os irmãos José Orcírio e Heitor Miranda o traçado então utópico da hoje materializada rota bioceânica. Agora, faz o percurso das alturas que o inspiravam.
 

NA LEMBRANÇA
Gustavo Küerten, o maior tenista da história do Brasil, comemora hoje 43 anos. Manezinho da ilha (ou seja, nascido em Florianópolis-SC), Guga foi o primeiro brasileiro a ser campeão do Aberto da França, em Roland Garros, no ano de 1997. Repetiria o feito em 2000 e 2001. Como profissional, ele coleciona 20 títulos de simples e oito de duplas. Com uma contusão que o atormentava desde 2003, ele ficou até 2006 praticamente parado, recuperou-se, voltou às quadras até perder a última partida pelo Brasil Open de 2008 e anunciar o fim de sua carreira como tenista profissional, com um patrimônio estimado em US$ 30 milhões. Mas segue otimista, como pode ser visto nesta frase: "Prefiro curtir o que está perto de mim".

 

Fotos: Gabriel Santos

A empresária Cecília Zauíth e o marido, vice-governador e atuante secretário de Obras de Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith

 

O engenheiro da TV Morena, André Souza, e a esposa, publicitária Camilla Souza

 

O publicitário Rodrigo Lescano e a esposa, Regiane

 

Gente da gente. Patrícia Silva e Adriane Loureiro

 

A produtora cultural Secel Oliveira e a professora da UFMS, Maria Adélia Menegazzo

 

O diretor-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, e o ex-deputado Enelvo Felini

 

O titular da coluna e a jornalista Lucimar Lescano. Dia 26 é a vez de ela representar Mato Grosso do Sul, como uma das âncoras das afiliadas Globo a apresentar o Jornal Nacional, pelos seus 50 anos

 

PENSAMENTO DO DIA
 “A lagarta disse que ia voar. Todos riram dela, menos as borboletas. Caminhe com quem acredite em você!”