fernandosoares_30-07-2019

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

A produtora cultural Secel Oliveira e a critica de arte Maria Adélia Menegazzo

Divulgação

Trio de engenheiros da Agesul, que vem fazendo a diferença quando o assunto é estrada vicinal aos produtores rurais: Augusto Conte, Mauro Azambuja Rondon e Dione Rauler

 

A coisa tá ficando feia. Com a proliferação de fotógrafos na cidade, alguns sem experiência alguma em fazer casamentos, de uns tempos para cá, tudo está mudando. Os noivos endinheirados estão preferindo trazer profissionais de São Paulo. É o caso de Anna Quast e Ricky Arruda, que vieram fazer o casamento de Camila Insuela. Com equipamentos de ponta, equipe de alto nível, registraram, além dos noivos, todos os detalhes e cada pessoa. Deram show em profissionalismo. Os daqui, quando não desfocam as fotos, às vezes, esquecem de clicar os familiares e os convidados. Um horror!

 

O empresário Luiz Saad e a esposa, Regina Saad

 

O engenheiro Hussein Moussa e a esposa, Gisa Queiroz

 

O empresário Cláudio Santos e os filhos, Guilherme e Pedro Capalbo

 

Maria Arminda e o comerciante Denis Ferragut

 

PENSAMENTO DO DIA
 “A gente tenta amar o próximo, mas tem próximos que dificultam isso”.

 

MANHÊ!
Vale como exemplo e parâmetro para todo o Brasil a decisão do juiz Daniel Castro Gomes da Costa, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), reprovando as contas de uma candidata a deputada estadual pelo PTC e obrigando-a a devolver o dinheiro utilizado indevidamente, abriu uma porta estimulante para quem deseja eleições limpas. A candidata, Elza Brasil, segundo o juiz, pagou com verbas do fundo partidário um filho que contratou para sua campanha. A ex-candidata – pasmem! - é professora, tem 64 anos e recebeu 63 votos.
 

RAZÕES
 Um atento leitor da coluna reclamou, com razão, da divulgação de números que revelam um consumo fenomenal, pelos brasileiros, de alimentos contaminados por agrotóxicos. Outro leitor, também atento, reclamou em sentido contrário, afirmando que dados mais atualizados mostram um consumo ainda menor. Ambos, com suas legítimas razões e seus números, querem demonstrar que há exageros nos dois lados da questão. A coluna, portanto, é democrática. E não abre mão disso.

 

BEM LEMBRADO...
Oportuna a observação do bem-informado e atento Reinaldo Rosa. Ao escrever sobre um comentário do xará Reinaldo Azevedo, na Band FM, no qual o ministro Sérgio Moro é chamado de “Candinha”, o cronista guaicuru informa que quem inventou o uso desse nome feminino para carimbar as fofoqueiras foi Josino Teodoro. Foi redator nas já extintas “Revista do Rádio” e “Melodias”, leituras obrigatórias sobre bastidores de celebridades, nos anos 1960. Ele cunhou o nome de uma das colunas mais lidas da época: “Mexericos da Candinha”, que virou canção de sucesso de Roberto Carlos, por sinal, amigo do inesquecível Josino, um paulistano que morou 27 anos em Campo Grande, nela morreu e foi enterrado há seis anos.
 

ARES
Notícia quente! Chegou aos meus ouvidos, agora. O governo do MS acaba de adquirir um jato modelo Cessna Citation II C550, do governo de Santa Catarina, pela mixaria de R$ 3,2 milhões. Segundo a Casa Civil de SC, que intermediou a negociação, o processo foi feito por dispensa de licitação, porque a modalidade é permitida quando a compra e venda são feitas entre dois entes federativos. A aeronave tem capacidade de transportar até nove passageiros, sendo dois tripulantes e sete passageiros, e será utilizada nos deslocamentos das autoridades estaduais e, também, no transporte de órgãos humanos para outras unidades da Federação.
 

ARES II
Falando em aeronave, Mato Grosso do Sul coleciona o maior número de aeronaves velhas do País. O King Air que o governo utiliza é de 1972, ou seja, já possui 47 anos de uso. Os demais, que o Estado recebeu de doações, alguns como os tais Bandeirantes, já nem fabricam mais. E essa aeronave Cessna Citation, que o governo acaba de adquirir, já possui 30 anos de uso. Vão gostar de sucata, lá adiante!

 

GARGAREJO
O escritor, poeta, historiador e caboclo anastaciano, acadêmico José Pedro Frazão, não perdeu tempo. Na 71ª Reunião Anual da SBPC, abalou-se para Campo Grande e foi à Universidade Federal (UFMS) para saudar o ministro Marcos Pontes, de Ciência e Tecnologia. Entregou a ele uma cópia do projeto do “Observatório Astronômico Pantanal”, de sua lavra e em plena execução na acolhedora Anastácio. O ministro-astronauta elogiou a iniciativa e disse que se esforçará para participar da inauguração. Pontes ganhou, também, um exemplar de “Sistemismo Ecológico Cibernético” um livro do coronel Edson Paim.
 

IMPACTO
Está chegando o dia três de agosto, data da exibição de “Planuras”, o filmensaio de Maurício Copetti, com montagem de Alexandre Gwaz e trilha de Cláudio Peña. Na Sala de Cinema do Sesc Cultura, a partir das 19h30m. Com o refinamento estético de Copetti e seu olhar instigador, sem ser quadrado ou convencional, é uma das melhores sugestões culturais de agosto.
 

LEMBRA-SE DELE?
Outro galã que resolveu jogar tudo para o alto foi Paulo Castelli. Atuando em novelas como "Os Imigrantes" (Band, 1981), "Ti Ti Ti" (Globo, 1985) e "Kananga do Japão" (TV Manchete, 1989), ele contabilizou mais de vinte trabalhos na TV, até optar por se afastar da fama, em 1991. Paulo Castelli, então, cursou Psicologia, fazendo mestrado, e também especialização em Gerontologia, o estudo do processo do envelhecimento. Ele trocou de sobrenome e passou a atender com o último - diferente de como ficou conhecido artisticamente: Paulo Greven. Além disso, ele fundou a Casa de Repouso para Idosos Solar Ville Garaude, em São Paulo. Há quase 32 anos, em setembro de 1987, Castelli se destacou como o Luís Fernando, de Bambolê, em que formava casal com Myrian Rios. Os dois já haviam feito outro par romântico, de muita repercussão, em Ti Ti Ti (1985).
 

NA FILA
 Por incrível que pareça, alguns suplentes das eleições municipais de 2016 ainda aguardam decisões improváveis da Justiça Eleitoral, para que possam assumir a cadeira titular na Câmara de Vereadores. Não há nenhum afastamento à vista, ao que parece, que ameace os 29 titulares da Casa, quase todos na conta de buscar a reeleição.


ARMADA
Simone Tebet, presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, decidiu mostrar que tem garras afiadas e disposição para usá-las. Em entrevista à “Folha de São Paulo”, a senadora emedebista deu a demonstração, criticando com aspereza o “jeito bolsonaro de ser”. Afirmou que o presidente desconsidera a Constituição e cita como um de seus erros mais graves a tentativa de governar por decretos.
 

NA LEMBRANÇA
Mário de Miranda Quintana foi o maior poeta gaúcho contemporâneo. Nascido em Alegrete, no dia 30 de julho de 1906, ele também foi jornalista, tradutor e político. Em seus 87 anos de vida, escreveu obras imortais e deixou esta frase: "Sempre me senti isolado nessas reuniões sociais. O excesso de gente impede de ver as pessoas."