fernandosoares_28-07-2019

Edições anteriores

NOVOS DOUTORES

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Em noite prestigiada, no teatro Glauce Rocha, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com auditório totalmente lotado, em cerimônia presidida pelo reitor Marcelo Turine, aconteceu na noite de segunda-feira (22), a entrega do título de Doutor Honoris Causa, a três artistas de Mato Grosso do Sul: Almir Sater, Isaac de Oliveira e Humberto Espíndola. “São três expoentes do nosso Estado, por sua imensa contribuição à música nacional e regional e dedicação à produção artística relevante, não somente para a formação, como para a constituição da cultura regional, e que se destacaram internacionalmente”, disse o reitor.

 

Teve belos e comoventes discursos, palavras de incentivo e relatos sobre a história dos novos doutores de Mato Grosso do Sul. A cerimônia contou com a participação de autoridades, entre elas o secretário de educação superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, representando o ministro da Educação, além de todo o Conselho Superior da Universidade, que reconheceu não apenas teóricos, cientistas, mas reconheceu verdadeiros cientistas da arte e cultura de nosso Estado em seus 40 anos da universidade.

 

A juíza de Direito, Joseliza Vanzela Turine, e o secretário de ensino superior do MEC, Arnaldo Lima Júnior

 

Gisele Sater, o compositor Paulinho Simões e Karla Viegas

 

Os professores e membros do Conselho Superior da UFMS, Marcelo Fernandes, Dulce Maria Tristão e Nalvo Almeida Júnior

 

Os professores e membros do Conselho Superior da UFMS, José Carlos Lopes, Auri Frubel e Aguinaldo Silva

 

O reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Celeste Ítavo, outorgaram a Isaac de Oliveira, Humberto Espíndola e Almir Sater os títulos de Doutores Honoris Causa pela UFMS

 

Almir Sater, Isaac de Oliveira e Humberto Espíndola são, além de personalidades, cidadãos que dedicaram e dedicam sua vida à arte, à cultura, e esse reconhecimento era necessário. Eles foram muito cumprimentados e aplaudidos... Confira alguns flashes...

 

As professoras e membros do Conselho Superior da UFMS, Viviana Dias Sol Queiroz, Luciana Contera e Maria Lígia Macedo

 

As professoras e membros do Conselho Superior da UFMS, Luciana Coimbra, Eliene Dias Oliveira, Dorotéia Bozano e Patrícia Sândalo Pereira

 

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, e o professor e coordenador do curso de Medicina, doutor Wilson Ayach

 

Os professores e membros do Conselho Superior da UFMS, Cláudio Silva, Fabrício de Oliveira Fazilio e Kleber Augusto Gastaldi

 

 

 

ARAPONGAGEM
A UFMS sedia a 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Cientistas, professores e palestrantes fazem severas críticas ao governo federal. Um aluno que fotografava uma palestrante criticando o presidente Jair Bolsonaro, ficou sob suspeita. E a suspeita cresceu, com a notícia de uma portaria, a de número 67, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, datada do dia 10 deste mês, designando uma servidora da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para assessorar a reitoria da UFMS, e por tempo indeterminado. É fato grave e precisa ser esclarecido.
 

MUITA CALMA
 Tensão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com o presidente Paulo Corrêa. Em conversa com os parlamentares, muitos estão reclamando do modo, digamos... rústico, com o qual ele lida com pessoas e situações. Já falam que o mandato do presidente no comando daquela casa, será de um só.

 

SERPENTINA
A escola de samba Deixa Falar, que tem o carnavalesco Francis Fabian no comando, vai anunciar seu enredo 2020, em lançamento oficial, dia 18 de agosto, às 11 horas, no Clube Estoril, com um grande almoço em comitiva. A coluna antecipa o tema: “Tocando em Frente, sou caipira, Pirapora”, numa homenagem a Renato Teixeira, que escolheu a cidade de Dourados para viver.
 

QUE SHOW!
O Shopping Bosque dos Ipês realiza o 1º Festival Filhos da Terra. Será dia 7 de setembro, das 14h às 21h, no Bosque Expo, o centro de eventos do shopping. A atração principal é o cantor e compositor Almir Sater, as atrações regionais são: o grupo de samba Sampri, Chicão Castro cantando os clássicos do MPB e pop, o Boteco da Valley, com cerca de 20 cantores sertanejos tocando o melhor do modão, sertanejo de raiz e polca paraguaia. Além da boa música, haverá gastronomia com chefes regionais, oferecendo pratos típicos da região, como: porco no rolete, linguiça de Maracaju, espetinho de carne com mandioca, caldo de piranha, caribéu, sobá, sopa paraguaia, macarrão pantaneiro, arroz carreteiro, chipa, sorvete de guavira e furrundu, servidos em ilhas.
 

LEMBRAM-SE DELA?
Em julho de 2007, a revista Playboy vendeu horrores com o destaque que deu à nudez de Ana Paula de Oliveira. Tinha 29 anos e ficou célebre, não só por sua beleza, mas pela profissão: era bandeirinha (auxiliar) e foi promovida a árbitra de futebol, no Campeonato Paulista. Teve um belo início de carreira, porém com o tempo, e algumas atuações polêmicas, perdeu espaços na profissão. Mas já tinha fama suficiente para enveredar por outros espaços midiáticos. Tornou-se modelo e participou de diversos programas de tevê, entre os quais o reality show “A Fazenda”, da Record, em 2007. A musa, hoje com 41 anos, voltou às lides esportivas em 2010, comentou jogos para a TV, entrou no quadro da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol e depois na CBF, como instrutora de árbitros.

 

CORUJOLÂNDIA
Thalita Gabínio e Souza é a razão mais recente e derramada da faceirice de julho, nos sorrisos da mamãe Maura Gabínio. Em Londres, que desde quarta-feira, 24, realiza o 51° Congresso Internacional de Psicanálise, ela foi apresentada como novo membro do Instituto de Psicanálise Aplicada (IPA). Não é por menos: Thalita tem graduação e mestrado em Psicologia, é especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica e preceptora da Residência Médica em Psicologia da Saúde, entre outros degraus que já escalou na carreira.
 

CORUJOLÂNDIA II
No “lar, doce lar” de Lucimar & Wilson Aquino cintila a satisfação do casal, com o protagonismo da filha, a engenheira civil Maria Ritha, que sai da jornada acadêmica e ingressa oficialmente em um novo ciclo de desafios. Ela acaba de receber a sua carteira profissional com o carimbo do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).


BAQUETAS NO AR
A carismática e agitadérrima Rosilene Bejarano capricha na voz e no gingado para acompanhar o paticumbum, na marcação da bateria, quando as baquetas estão nas mãos do seu amado, Orlando Bejarano. O aplicado e competente controlador de tráfego aéreo é, também, baterista. Craque no instrumento, escreveu uma bela história em bandas de pop-rock no Estado, nos bons tempos do MJ-6 e Arame Farpado, em Corumbá.
 

VAMOS?
Vai ser dia 18 de agosto, ao meio-dia, a festa dos amigos de Aquidauana, em comemoração aos 127 anos de emancipação político-administrativo daquela cidade. A festa já é uma tradição, aqui em Campo Grande, reunindo os filhos ilustres daquela cidade que aqui residem. O local escolhido será o Centro de Referência Vovó Ziza, com almoço pantaneiro e animação da Serpashow. Na linha de frente está minha amiga, Marilda Queiroz e os convites podem ser adquiridos pelo número 99267-3083.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Quando encontrar alguém de bem, preserve, porque pessoas boas estão se extinguindo”.
 

NA LEMBRANÇA
Se viva estivesse, Jacqueline Lee Bouvier faria, hoje, 91 anos. Jackie Kennedy foi a primeira-dama mais glamourosa da história dos Estados Unidos. Casada com John Kennedy, desde 1953, ela teve com ele seus dois filhos e, ainda, o amparou no atentado que o matou, em 1963. Namoradinha do mundo e modelo para toda uma geração de mulheres, ela era jornalista e surpreendeu a todos ao se casar, em 1968, com o multimilionário grego Aristóteles Onassis, de quem ficou viúva em 1975. Anos depois, casou-se com o industrial Maurice Templesman, com quem viveu até sua morte, por câncer linfático, em 1994. Uma semana depois do assassinato de Kennedy, Jackie foi entrevistada pela revista Life e definiu o marido com a seguinte frase: "Agora ele é uma lenda, enquanto ele queria ser um homem".