fernandosoares_18-07-2019

Edições anteriores

VIXI!
 Não deve ser fácil para um deputado do gabarito de Lídio Lopes, que até emplacou a esposa como vice-prefeita da Capital, ser chamado de "mentiroso e safado", pelo senhor Jaime Teixeira, da Fetems. Não sei como conseguiu engolir...


ENCANTO
Na noite de terça-feira, queria ver uma coisa linda de viver? Era só ter saído de casa, olhar para o céu e assistir ao eclipse da lua. Emocionante! Os campo-grandenses pararam para ver a lua, na semana em que o mundo vai celebrar, dia 20, os 50 anos da primeira vez em que o homem pisou na Lua, na missão Apollo 11, quatro dias depois que decolou da Terra. O Brasil pôde ver um eclipse lunar parcial. O fenômeno ocorre quando Sol, Terra e Lua se alinham, e nosso planeta faz sombra sobre o satélite. Foi o último eclipse lunar do ano.
 

STAFF
O maior evento voltado às noivas estará de volta, em sua 24ª edição. Trata-se do Noiva Fashion, que o amigo, apresentador de TV, Zé Marques, realiza. Serão dois dias, de 08 a 10 de agosto, mostrando num formato de feira o que o mercado de eventos no segmento de casamento oferece de melhor. Vai ser no Golden Class.
 

ESQUECIMENTO
É revoltante e insano o que as empresas em geral, sobretudo as de comunicação, fazem com os profissionais que, mesmo competentes e de credibilidade indiscutível, envelhecem e passam a fazer parte do criminoso “pacote” dos descartáveis. Esta realidade é visível em todo o País. Em Campo Grande, há muitos exemplos desse desprezo. Só para citar um: Josino Teodoro. Ele morreu em junho de 2013. Estava com 83 anos e não tinha sequer uma aposentadoria digna. Vivia fazendo bicos e dependendo da generosidade alheia. E foi notável repórter e cronista brasileiro, com passagens por órgãos célebres, como a Revista do Rádio.
 

ESQUECIMENTO II
Ainda no cenário do desprezo, o caso de Sérgio Noronha, jornalista experiente e um dos comentaristas esportivos mais importantes do Brasil. Aos 86 anos, com o Mal de Alzheimer, desde 2017, está vivendo no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro. Foi um amigo, o ex-árbitro Arnaldo César Coelho, quem reformou e mobiliou a casa onde mora, só com as lembranças do tempo em que deu aula de conhecimentos, profissionalismo e honradez. Contam que seu estado de saúde piorou quando foi afastado do quadro de comentaristas da Rede Globo.

 

LOUVOR
Pelos trabalhos eficientes desenvolvidos no âmbito do Consultório na Rua, os servidores, Áurea Domingues, Claudete Cardoso de Paula, Izabella Terrazas Vargas Rosa, Jane Roberto Nantes, Léia Conches da Cunha, Maria Beatriz Almeidinha Maia e Suely Souza Pereira Pimenta foram incensadas publicamente pela administração do prefeito Marquinhos Trad. Com chancela do secretário municipal de Saúde, José Mauro de Castro Filho, o reconhecimento foi oficializado em Moção de Elogio, publicada no Diário Oficial.
 

NOME LIMPO
A confirmação é oficial: já está em pleno vigor a medida que garante a inclusão automática do nome dos consumidores que pagam em dia, no Cadastro Positivo. Antes, seis milhões de pessoas estavam cadastradas. Agora, a expectativa é que esse número salte para mais de 110 milhões. O cadastro existe desde 2011, mas as mudanças foram providenciadas este ano, pelo governo federal. Os principais objetivos são facilitar a concessão de crédito e a redução dos juros, para os bons pagadores.
 

NO BREU
O Tribunal Superior Eleitoral protocolou uma ação, subscrita por Vlaílton Milani Viegas Carbonari, elaborada para solicitar o fechamento (extinção mesmo) do Partido dos Trabalhadores. Carbonari é um atuante e jovem advogado douradense, de 24 anos, que perfila entre os admiradores e seguidores do falso filósofo Olavo de Carvalho, ideólogo de cabeceira do presidente Jair Bolsonaro e da maioria de seus ministros. Legítimo é o direito do peticionário, mas um direito que se exerce em nome da escuridão e do retrocesso.
 

MPE CAUSANDO
 E o Ministério Público Estadual emplacou mais uma intervenção meritória: seu projeto “Vozes: O Protagonismo das Mulheres Indígenas”, está entre os 27 finalistas do Prêmio CNMP, deste ano. Os vencedores das três categorias serão anunciados dia 22 de agosto, durante a abertura do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, no Instituto Serzedello Corrêa, no Distrito Federal.

 

VÃO VENDO...
O músico, jornalista e blogueiro Dary Reis (Dary de Corumbá) é quem sinaliza: os boicotes à livre expressão e à cultura são atitudes de inspiração nazista. Ele citou dois exemplos. O primeiro, quando parte do público que foi ao Flip Rio (Festival Literário de Paraty) recebeu o jornalista Glenn Greenwald com gritos ofensivos e muitos fogos de artifício para impedi-lo de falar. O segundo exemplo citado por Dary é a decisão da comissão organizadora da Feira do Livro de Jaraguá do Sul (SC), que simplesmente retiro u da programação do evento os nomes da jornalista Míriam Leitão e do sociólogo Sérgio Abranches, que fariam palestras. O motivo da degola: Míriam e Abranches são considerados “inimigos”, por causa de suas críticas ao governo Bolsonaro.
 

NA LEMBRANÇA
Há 101 anos nascia, na África do Sul, um dos maiores símbolos da luta contra o racismo no mundo. Nelson Rolihlahla Mandela comandou a luta contra o apartheid naquele país africano. Na década de 60, fundou o grupo guerrilheiro "Lança da Nação". Acabou preso em 1962 e só foi liberado em 1993, após intensa pressão internacional sobre o regime sul-africano. Naquele ano, ganhou o Prêmio Nobel da Paz e, no ano seguinte, foi eleito o primeiro presidente negro do país.

 

Fotos: Gabriel Santos

O advogado Danny Fabricio Gomes e a esposa, médica Anelise Amaral

 

Na edição de domingo do jornal O Estado de São Paulo, o festival de inverno de Bonito ganhou destaque, com ampla matéria sobre o evento. A presidente da Fundação de Cultura de MS, Mara Caseiro, foi privilegiada no enfoque. Na foto, Mara e a primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja

 

Marina e o secretário de Fazenda de MS, Felipe Matos Ribeiro

 

O vereador da Capital, Willian Maksoud Filho, e a o irmão, pecuarista, Wilson Maksoud

 

O casal, Inês e o pecuarista Laucídio Coelho

 

A verdade tem que ser dita, e eu sou testemunha disto. O trabalho que esse homem vem fazendo pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, conseguindo reduzir os crimes no Estado, é digno de aplausos, Nada a reclamar. Só a agradecer. Na foto, Maria Aparecida e o marido, comandante geral da Polícia Militar, cel. Valdir Acosta

 

O médico Marcos Tiguman e a esposa, Lucianes

 

PENSAMENTO DO DIA
 “Se eu te cortei da minha vida, existe uma grande chance de você ter me dado a tesoura”.