fernandosoares_16-07-2019

Edições anteriores

TÁ DEMAIS...
 Moda lampião sendo reeditada por algumas senhoras que, para aparecer, só falta colocarem uma melancia na cabeça. Completamente sem noção e brega, estão usando um anel em cada dedo. Coisa de garota, roqueiro, cangaceiro ou o cantor Falcão. E não para quem já dobrou o cabo da Boa Esperança. Simplesmente ridículo!


OLHO NA EVOLUÇÃO
Um acontecimento dos mais significativos e revestido de singularidade histórica para Mato Grosso do Sul, será a 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), de 21 a 27 deste mês, no campus da Universidade Federal (UFMS). Autoridades de renome mundial debaterão o sugestivo tema escolhido para o evento (Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do desenvolvimento Social). As reuniões anuais da SBPC vêm fornecendo, durante 48 anos consecutivos, conhecimentos e descobertas que servem de matéria-prima para difusão da ciência e formulação de políticas públicas em diversas áreas.
 

FAZ CALOR
 Mais uma vez, o olhar solidário de Fátima Azambuja entrou em cena para fazer a diferença em favor dos mais necessitados. A entrega dos 80 mil cobertores adquiridos pelo Estado, e outra parte arrecadada durante a Campanha do Agasalho “Aqueça Uma Vida”, fez da primeira-dama do Estado uma das autoridades mais emocionadas. Prefeitos e prefeitas dos 79 municípios tiveram sua gratidão e reconhecimento transmitidos por Marcela Lopes, de Corguinho. Nenhum município ficou de fora das doações do governo estadual, para que as famílias de menor poder aquisitivo enfrentem as baixas temperaturas.


FAMÍLIAS
O “Projeto Padrinho” está entre as atitudes pró-cidadania, na esteira de ações do poder público. O Tribunal de Justiça (TJ/MS) vem semeando a proposta de levar apoio afetivo e humano, com melhora da qualidade de vida, a crianças e adolescentes vítimas de abandono. O mais novo município a aderir é Rio Verde, que efetivou o projeto na quarta-feira passada, com a presença do juiz Rafael Gustavo Mateucci Cassia, além de dezenas de autoridades e populares.
 

DROPPS
 Fico impressionada com a capacidade de algumas pessoas de circularem com a maior desenvoltura, em grupos totalmente diferentes, como se todos fossem amigos de infância.

 

O ICEBERG
A Assembleia Legislativa, enfim, vai iniciar um debate que, certamente, ganhará a máxima e necessária amplitude para que, além de esclarecer dúvidas e comentários que circulam ao redor do assunto, estabeleçam meios capazes de responder a um desafio fundamental na defesa e preservação do meio ambiente. Trata-se das agressões que vêm sendo praticadas contra as nascentes na região de Bodoquena. A partir dessa discussão, que envolve ponto geográfico específico, a bacia hidrográfica da Serra da Bodoquena, abrir-se-á o caminho para focalizar desfigurações ecoambientais semelhantes, em outros lugares, como os córregos e mananciais de Campo Grande.
 

RECADO
 Atenção assessorias de imprensa e amigos. Tenho o maior prazer de publicar as fotos que vocês enviam, mas, para isso, necessito que elas cheguem devidamente identificadas (sem trocar a posição dos personagens), com o nome do fotógrafo e o tamanho exigido para a impressão. Sem isso, está ficando muito difícil e eu, sinceramente, não tenho tempo de correr atrás. Combinados? Se não estiver, lastimo, porque não consigo trabalhar na base da adivinhação. Grato!


ABSURDO
Trump ofende deputadas democratas, com tuíte racista de origem estrangeira, dizendo que deveriam retornar a seus países, o que gerou críticas imediatas e o fez ser chamado de racista e xenófobo. Este cara não toma jeito. Duvido que se reeleja.
 

PAUSA
 A partir desta semana, um monte de gente vai para a geladeira da coluna. São pessoas que, pelo comportamento e desatenção, não merecem estar nos meus espaços. É como diz o velho ditado: cada um que procure sua turma. Sorry, mas tem que ser assim. E que sejamos todos muito felizes.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Nunca tente sujar a reputação alheia, pois quem pega lama para jogar nos outros, acaba sujando as próprias mãos”.
 

NA LEMBRANÇA
Se Ferdinand Porsche se tornou um dos maiores projetistas automobilísticos de todos os tempos, deve seu brilho em boa parte ao designer austríaco Hans Ledwinka. Foi este austríaco, nascido em Klosterneuburg (Áustria), em 1878, o responsável pelo desenvolvimento do estilo besouro, que celebrizou os Volkswagen. Ledwinka, porém, em vez de fazer carreira na Europa Ocidental, imigrou para a Tchecoslováquia. Com o final da II Guerra e apesar da ascensão do regime comunista, Ledwinka continuou como engenheiro-chefe da Tatra. O cineasta greco-francês Costa Gavras, no filme "A Confissão", faz breve homenagem a Ledwinka, ao fazer uma comparação entre os modelos de Tatraplans (o carro da elite comunista tcheca) que desenvolveu. Ledwinka morreu em Munique (Alemanha), em 1967. E, 1987, foi incluído no European Automotive Hall of Fame, e em 1999 recebeu o título de "Engenheiro Automotivo do Século".

 

Fotos: Gabriel Santos

Arly e o diretor da Fundação de Turismo, Matheus Dauzacker

 

Daiane e o diretor de Hospitais da Cassems, Flávio Stival

 

O médico Matheus Moriyama e a arquiteta Mariana Dauzacker

 

Marisa Santos e o empresário Nelson Chenin

 

Márcia Brambilla e o diretor da TVE, jornalista Bosco Martins

 

O arquiteto André Zago e a empresária Elba Zago

 

O advogado Gustavo Miranda Figueiró e a namorada, arquiteta, Joana Moraes

 

DOIDA
 O padre Marcelo Rossi foi empurrado do palco por uma mulher, quando participava do encerramento do Acampamento PHN, na sede da comunidade, num evento da Canção Nova, em Cachoeira Paulista - SP, no domingo. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais. Apesar do susto, o padre Marcelo Rossi confirmou que estava bem. "Fiquem tranquilos, está tudo bem. Só umas dores, isso é normal. Não quebrou nada. Amém", disse.