fernandosoares_14-07-2019

Edições anteriores

CONCORDO!
 É de dar os parabéns ao deputado federal Fábio Trad, por ter votado a favor da retirada do artigo da prisão em segunda instância, proposto pelo ministro Sérgio Moro, na Lei AntiCrime.

 

VERGONHA, MESMO
 Engraçado como são nossas Leis. O STF passou por cima da Constituição quando ela diz em seu Art 5º,LVII “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória; ou seja, até esgotar o ultimo grau do recurso, no caso o STF. Quando consultaram o STF sobre a legalidade dessa prisão, a consulta venceu com o voto minerva da ministra mineira, Cármen Lúcia, finalizando o placar 6X5. Com Isso, Carmem Lúcia decretou a prisão em segunda instancia, rasgando a Constituição. Posterior a esse fato, numa votação de julgamento do senador mineiro Aécio Neves, à época, naquela ocasião em que ele foi flagrado com a irmã, em escutas telefônicas e com imagens, recebendo propina da JBS, inclusive ameaçando matar o empresário caso fosse denunciado, como boa mineira, a ministra Cármem Lúcia, diante das provas concretas do fato, ao invés de tomar as medidas cabíveis, como a perda do mandato de Aécio, mandou para o Senado Federal tomar as providências, quando, na verdade, o Senado nunca puniu nenhum de seus pares, com exceção do senador Delcídio Amaral, que fez uma delação com os procuradores da República, nela contendo que ele gravaria os parlamentares sobre os esquemas nebulosos de cada um e que sua delação só seria anunciada 6 meses depois do serviço feito, derrubando a República do País. Agora, vem o ministro Sérgio Moro tentar consertar o erro cometido, quando decretou a prisão de Lula, já em segunda instância, tentando legalizar com sua Lei AntiCrime, mudando a Constituição, para prevalecer sua vontade e não o que está escrito na carta magna do pais. É, ou não é, uma vergonha?

 

ADMIRADOR
Sempre que vejo Ciro Gomes dando suas entrevistas, chego à conclusão de que ele continua esbanjando inteligência. Ele sabe das coisas e é super espirituoso.
 

NOS ARES
Dono de grande audiência na prateleira radiofônica de notícias e entrevistas, Joel Silva até choramingou com o fim do “Café das Seis”, que apresentava em companhia de Lívia Machado Infante. Mas o choro foi curto. A dupla manteve a parceria em novo programa na Rádio Globo CBN, a partir de segunda-feira, 15.
 

AVE MARIA!
Campo Grande, realmente, não é mais a mesma. Tem sido comum nos sofisticados casamentos, presenças de mulheres da alta sociedade sendo flagradas afanando docinhos, colocando-os em suas bolsas, enquanto a festa segue. Um vexame. E não adianta as esfomeadas espernearem, negando, porque tudo é devidamente registrado em câmeras de celulares, Coisa feia, meu Deus!
 

É SÉRIO, GENTE!!!!!
Prospera e avança, com rapidez, a dica de Jair Bolsonaro sobre fazer de seu filho, o senador Eduardo Bolsonaro (PSL/RJ), embaixador brasileiro nos EUA. Dentro da família maior e dos círculos de apoio político e governamental, já se tem como fato consumado a vontade do presidente. O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) embarcou na canoa e fez pouco dos furos que ela contém, ao manifestar-se favorável e argumentar, ainda, que o colega pesselista tem experiência para a atribuição diplomática. Para quem não sabe: Nelsinho Trad é o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.
 

ANDOR QUEBRADO
A deputada paulista Tábata Amaral teve boa parte de seus encantos diluídos, na semana em que seu voto ajudou a aprovar a proposta do Planalto para a Reforma da Previdência. Enquanto é festejada pelos governistas, a bonitinha tenta justificar-se, com argumentos pálidos, diante do segmento do eleitorado que reprovou seu voto. A direção do PDT acena enquadrá-la por infidelidade partidária, mas já havia ensaiado semelhante providência com os pedetistas que apoiaram o impeachment de Dilma Roussef... e tudo ficou por isso mesmo.
 

ANDOR QUEBRADO II
Enquanto espera o desfecho das providências do PDT para seu caso, a deputada Tabata Amaral parece divertir-se colecionando convites de outros partidos e colhendo de ex-adversários importantes, os mais rasgados elogios por ter apoiado a reforma de Jair Bolsonaro. Um dos assédios partidários veio do governador paulista Dória Jr, para quem a parlamentar tem a cara do novo PSDB.


LUTO NO RÁDIO
A morte do comunicador paranaense Ney Costa, na quinta-feira passada, aos 74 anos, abriu uma lacuna das mais dolorosas e difíceis de preencher. Ele foi um dos mais completos radialistas, apresentadores e criadores que o Brasil já conheceu. Destacou-se em tudo que fez, especialmente quando comandou o “Mais Mais” e na parceria com o também incomparável Hélio Ribeiro, no “O Poder da Mensagem”. Em Campo Grande, tinha vários amigos, entre os quais, Arthur Mário, Pereira Guedes e o já falecido Ruy Pimentel, um campo-grandense por adoção afetiva.
 

PRA CRIANÇADA
Em outra iniciativa da parceria, a dupla de escritores, Ana Maria Bernardelli e Fábio Gondim, lançou a I Antologia de Contas Infantis “Era Uma Vez”. Com o apoio cultural das academias de Letras de Dourados e Amambai e da União Brasileira de Escritores (UBE-MS), a seleção terá como temática os conceitos clássicos de obras, como as de Andersen, Perrault e Irmãos Grimm. As inscrições, que se encerram em 15 de agosto, podem ser feitas pela Internet, no email:bernardelli.ana@gmail.com
 

CREDO!
Gente, quando não tenho o que fazer, estou chateado e quero rir um pouco, sabe como me divirto? Conferindo no Face e Instagran de muitas mulheres de Campo Grande, a idade que elas colocam. Fico sem entender, porque muitas delas, invertendo a lei da natureza, viram filhas dos filhos, ou, em ultima hipótese, foram mães antes da adolescência. Pra que isso? É só não colocar nada. Deixe o espaço em branco. E os fotoshop? Misericórdia!!! No arquivo de minhas colunas encontro fotos de 10 anos passados, em que certas colunáveis estão mais velhas do que hoje. Vamos maneirar, minha gente. Uma aliviadinha só, é o suficiente...

 

PENSAMENTO DO DIA
“O ciclo da fofoca acaba quando chega aos ouvidos de pessoas inteligentes.”
 

NA LEMBRANÇA
José Maria Eça de Queirós nasceu a 25 de novembro de 1845, em Póvoa de Varzim, Portugal. Com 16 anos, foi para Coimbra estudar Direito, tendo sido amigo de Antero de Quental. Seus primeiros trabalhos foram publicados como artigos na revista Gazeta de Portugal. Em 1869 e 1870, viajou ao Egito e visitou o Canal do Suez, que estava sendo construído, o que inspirou alguns de seus trabalhos, sendo os mais notáveis o Mistério da Estrada de Sintra, de 1870, e A Relíquia. Apresentou a primeira novela realista da vida portuguesa, O Crime do Padre Amaro, que apareceu em 1875. Suas obras mais conhecidas, Os Maias e O Mandarim, foram escritas em Bristol e Paris, respectivamente. Seu último livro foi A Ilustre Casa de Ramires. Mas um de seus mais inesquecíveis trabalhos é O Conde de Abranhos, fantástica crítica aos políticos oportunistas, do Portugal de então. A história é narrada pelo fiel auxiliar do conde, Zagalo, que se impressionava com suposta erudição do amo, mas que, na verdade, era uma monumental ignorância. Eça morreu em 1900, em Paris.

 

Fotos: Gabriel Santos

O deputado estadual Evander Vendramini, e a esposa, Regina Panovitch

 

Os desembargadores, Odemilson Fassa e o decano da nossa magistratura no Brasil, Claudionor Duarte

 

O juiz de Direito, Zidiel Coutinho, e os desembargadores convocados pelo TJ-MS, Waldir Marques e José Eduardo Neder Meneghelli

 

Gente da gente, Maria Inês Barcelos e Marise Boranga

 

A diretora-presidente do IMPCG, Camilla Oliveira, e o marido, juiz de Direito, Atílio César de Oliveira Júnior

 

Os desembargadores, Nélio Stábile e Carlos Eduardo Contar, este também vice-presidente do TJ-,MS, e o juiz Eleitoral, Daniel Castro

 

A quase advogada Maria Antonia Borges e a mãe, Zélia Silva

 

Divilgação

O escritor PJ Maia foi o único, escritor de Mato Grosso do Sul convidado a participar da FLIP (Feira Literária Internacional de Parati), onde fez mesa de debate com outros jovens escritores, falando da sua publicação, Espírito Perdido