fernandosoares_12-07-2019

Edições anteriores

ETERNA GAROTA
Neste domingo, quem recebe os abraços do Brasil pelos seus 74 anos, muito bem vividos, é Helô Pinheiro, a eterna “Garota de Ipanema”. A ex-modelo agora é empresária e não se furta a contar historinhas interessantes sobre os episódios que passou a viver, a partir de 1962, quando inspirou a composição que está entre as canções brasileiras mais conhecidas e celebradas no mundo. Helô Pinheiro deve sua fama ao músico e maestro Tom Jobim e ao letrista Vinícius de Morais e, é óbvio, à sua deslumbrante beleza que arrebatava as praias do Rio de janeiro.
 

FEIJÃO
Amanhã, o presidente do CDL de Campo Grande, Adelaido Vila, pilota sua feijoada CDL, conhecida como a festa do varejo. Começa às 11 horas e vai até o pôr do sol, no buffet Murano, na Afonso Pena. Os convites e camiseta podem ser adquiridos a R$ 150,00, com tudo a que tem direito, inclusive sistema open bar.
 

TRADEANDO
No ato de lançamento do programa “Mais Obras nos Bairros”, convidado pelo prefeito Marquinhos Trad, para fazer uso da palavra, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Evandro Narciso de Lima, fez uma homenagem ao seu pai. Naquele dia, quarta-feira, 10, o Sr. José Narciso completava 78 anos. Ganhou do filho a lembrança comovida, do prefeito um discurso com trechos bíblicos sobre honrar os pais e o entusiasmado aplauso dos presentes.
 

TRADEANDO II
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) garante que ainda não conversou com partido algum sobre seu projeto de reeleição, em 2020, e garante que só está envolvido com a gestão da cidade. Mas já vê sinalizações veementes de apoio, até de forças políticas e partidárias que se inscrevem entre os adversários. É o caso do vereador Ayrton Araújo, do PT, que no ato de lançamento de obras, na quarta-feira, derramou-se em elogios ao prefeito e cantou sua reeleição.

 

CONHECIMENTO
A Uniderp Agrárias, de Campo Grande, preparou, com aguçado olhar didático e técnico, o processo de seleção para doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, com duração de 42 meses. Só há disponibilidade de 10 vagas e a seleção acontecerá nos próximos dias.
 

MEMORIOL
 Não é o temível Mal de Alzheimer, mas a apresentadora Ana Maria Braga, do “Mais Você”, causa calafrios nos fãs quando, vez por outra, é traída pela memória ou faz confusão de nomes, datas e lugares. Foi o que aconteceu na segunda-feira, um dia após à conquista da Copa América pelo Brasil. Em vez de dirigir-se a Tite, ela cumprimentou outro técnico, Felipão. E expressou seu pesar pela morte de Gilberto Gil, quando o óbito em questão era de João Gilberto.


FORA DA CASINHA
O homossexualismo assumido de vereadores campo-grandenses segue na boa e libertária batida que incentiva gente de todo mundo a quebrar tabus, demolir vergonhas e experimentar a liberdade de ser o que é e do direito de viver com suas escolhas. Para que isso aconteça, tem sido fundamental as ações do Movimento LGBT no planeta. Mas há gay assumido que descarta esse levante. O deputado federal paulista Douglas Garcia, bolsonarista e do PSL, é homofóbico. Usa as redes sociais para atacar e desmerecer as organizações que lutam pelos direitos do segmento, como o LGBTQIA. E diz que não entra nessa onda porque não é depravado. Porém, está sendo e não sabe.
 

RADICALIZANDO
Priscilla Stevaux é o nome do Brasil para concorrer nas provas femininas do BMX (bicicross), durante os Jogos Pan Americanos de Lima-2019, no Peru, de 26 de julho a 11 de agosto. Ela em 25 anos e é de Sorocaba (SP), considerada a melhor atleta do País e uma das top do mundo. O BMX é um esporte igual ao motocross, só que utilizando bicicletas, já adaptadas para fazer muitas manobras e corridas na areia. Está entre os esportes que mais crescem no mundo em número de participante e desde 2008, em Pequim, passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.
 

SANTIDADE
Já começaram os preparativos para a cerimônia de canonização de Irmã Dulce dos Pobres. Convidaram a baiana Margareth Menezes, para dia 13 de outubro cantar na abertura da cerimônia presidida pelo Papa Francisco, às 10h, na Praça São Pedro, no Vaticano, na Itália.
 

PURA INCOINCIDÊNCIA
No refregar das beligerantes opiniões sobre a morte do jornalista Paulo Henrique Amorim, algumas pontuações abriram caminho no terreno estéril das imprecações. Caso do jornalista Gerson Jara que, na miúda, sem fazer prosopopeia, disparou que a verba da TV Record – da qual o âncora PH Amorim foi defenestrado a pedido do presidente Jair Bolsonaro – aumentou neste governo 615%. O dado está no levantamento de um colega de Jara no doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentado no Colóquio de Ciências da Comunicação Brasil-Argentina.
 

NA LEMBRANÇA
Há 29 anos, morria em Roma, durante a Copa do Mundo da Itália (1990), um dos principais cronistas esportivos do País. João Alves Jobin Saldanha, gaúcho de Alegrete, morreu aos 73 anos de idade, fazendo aquilo que mais gostava na vida: falar e escrever sobre futebol. João Saldanha foi um cronista como poucos neste País. De gênio forte e conhecedor de futebol a fundo, chegou a ser técnico na década de 60, comandando a seleção brasileira. Perdeu o cargo antes da Copa do México, em 1970. Muitos atribuem sua substituição por Zagallo a questões políticas – Saldanha foi militante do Partido Comunista.

 

Fotos: Gabriel Santos

Com algumas reformas nos moldes de governar, o governador Reinaldo Azambuja e a primeira-dama, Fátima, começam a acreditar que dias melhores virão para Mato Grosso do Sul

 

Os empresários, Alessandra e Julano Berton

 

Os publicitários, Wanderley Bernardo e Ney Silveira, e a diretora do Sebrae, Liane dos Santos Pereira

 

Os publicitários, Cristiane e Miguel Pontes

 

Os economistas, Felipe Ourives e André Pauletto

 

O jornalista e diretor de Comunicação, da UCDB, Jakson Pereira, e a esposa, Carol

 

O pecuarista e ex-senador Valter Pereira e o filho, Gustavo Pereira

 

PENSAMENTO DO DIA
 “Inteligente é quem sabe a hora de parar de dar corda para algo que não tem futuro”.