fernandosoares_06-07-2019

Edições anteriores

APLAUSOS
  Finalmente, foi aprovado em segunda discussão na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei do deputado estadual Felipe Orro (PSDB), que obriga as agências bancárias a receberem o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e títulos de quaisquer valores ou instituições financeiras, fazendo com que os caixas dos bancos recebam pagamentos de todas as pessoas, independente de serem suas correntistas ou clientes de outros bancos.

Fotos: Gabriel Santos

O secretário especial de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos do Governo de MS, Pedro Chaves dos Santos Filho, e a irmã, empresária Therezinha dos Santos Samways

 

O respeitado médico ortopedista João Carlos Florence e a esposa, Raquel Florence

 

A jornalista Vânia Alves e a filha, quase psicóloga, Fernanda Alves

 

Ediglene e o empresário Nilton César Oliveira

 

CANCIONEIROS
No bairro de Pinheiros, em Sampa, o Bona Casa de Música é uma das boas opções da cidade. É para quem procura um restaurante caprichado, durante o dia, e música de qualidade, à noite. E foi lá, na quarta-feira passada, que os 100 lugares do ambiente foram ocupados para a apresentação da intérprete campo-grandense Thamires Tannous, acompanhada pelo violonista Michael Ruzitschka. E pra completar, a dupla teve ainda participações especiais de dois nomes consagrados do circuito cultural brasileiro: o acordeonista e compositor Toninho Ferragutti e o multi-instrumentista Antonio Porto. Quem foi, pediu bis.

 

RECADINHO
Que nosso dia seja iluminado e nosso final de semana abençoado. Amar ao próximo como a si mesmo, eis a lei do Universo. E só assim ele conspirará sempre a nosso favor.
 

RECEITA CASEIRA
Agradou em cheio a participação de Luís Carlos Morente no fórum sobre captação de recursos federais, realizado há uma semana em Florianópolis. Morente é o coordenador da Rede+Brasil, em Mato grosso do Sul. Ele se destaca pela fluência e pelos conhecimentos com que desenvolve técnicas motivacionais para a prospecção e captação de verbas federais. Não por acaso, o Estado sul-mato-grossense lidera a aprovação de convênios com a União, por meio da Rede, uma plataforma vinculada ao Ministério do Planejamento.
 

AGILIDADE
 A titular da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Fabíola Marchetti Sanches Rahim, e todas as atuantes cabeças do órgão, estão em dias de “ora, viva!”. Isso, porque passou da marca dos 3.000% a adesão deste ano ao sistema do Acordo Direto em precatórios, comparada a igual período de 2018. No ano passado, tinham sido registrados 30 processos – agora foram 1.003. A previsão é que os pagamentos comecem a ser liberados em setembro. Eimar Souza Schoeder Rosa, chefe da Procuradoria de Cumprimentos de Sentença e Precatórios, destaca a organização, o apuro técnico-administrativo e a responsabilidade no processo.

 

DATA VENIA
Teve de quase tudo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, na terça-feira. Ao referir-se à atuação de Sérgio Moro na Lava Jato, o deputado federal Glauber Rocha (PSOL/RJ) fez uma analogia com os árbitros de jogo de futebol e sapecou um tonitroante “juiz ladrão”, na direção do ministro. Em troca, recebeu do colega Eder Mauro (PSD/PA) um nada sutil xingamento: viado! Não se sabe se ambos sofrerão sanções disciplinares por quebra e decoro. Tá podendo tudo!
 

NOMES E SOBRENOMES
O Conselho Pleno da OAB excluiu o advogado Maurício Dal Agnol, acusado de lesar cerca de 30 mil clientes. Com isso, ele ficou proibido de exercer a profissão. Ele já estava suspenso desde 2015 e, temporariamente, não podia advogar. Agora, a pena é definitiva. Dal Agnol ficou milionário ao mover sucessivas ações judiciais contra a Brasil Telecom (BrT), em nome de antigos acionistas. Só no Rio Grane do Sul, Dal Agnol é réu em centenas de ações judiciais. Calma, apressadinhos, o sobrenome dele é bem parecido com o do procurador do MPF, Deltan Dalagnol... Mas não tem parentesco.
 

MEMÓRIA
Bem-vinda e fundamental a iniciativa de Denílson Rodrigues para resgatar e preservar a memória de fatos e das personagens marcantes da história de Camapuã. Professor de Matemática e mestre em Cultura, ele tem a fotografia como seu hobby principal, e dedica-se a ela com intensidade. Produziu um livro, lançado em 2014, com imagens em preto e branco, de camapuanenses que protagonizam casos e intervenções emblemáticas, curiosas e de costumes, como os rezadores de terço cantado e os festeiros da região.
 

TIRO NO PÉ
Os organizadores e participantes das manifestações de domingo passado, para dar apoio a Sérgio Moro e Jair Bolsonaro utilizaram, sem a devida autorização, uma música do cantor e compositor Ednardo, com o objetivo de alvejar o jornalista e editor do site The Intercept, Glenn Greenwald. “Pavão Mysteriozo” foi executada pelos trios elétricos que percorreram ruas de Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Furioso, o artista decidiu processar os responsáveis. Até nisso, os abestados organizadores são primários: sequer se tocaram que “Pavão Mysteriozo” foi composta nos anos 1970, como protesto contra a ditadura militar.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Se você for uma pessoa dura, fará mal aos outros. Se você for uma pessoa de bom coração, eles farão mal a você”.
 

NA LEMBRANÇA
Hoje, a maior a personificação do jazz, Louis Armstrong, que nos deixou por conta de um ataque cardíaco, em 6 de Julho de 1971, aos 69 anos, em Nova Iorque, merece ser lembrado. De família muito pobre, passou a sua juventude num duro bairro de Nova Orleães, conhecido como “as costas da cidade”. É considerado até hoje por sua voz e sua personalidade, indiscutivelmente, como um dos maiores expoentes do jazz, tanto como cantor quanto por primeiro grande solista que era com seu trompete. 11 meses após tocar o seu último solo, na Sala Imperial do Waldorf Astoria, as suas últimas palavras, que encerram a coluna de hoje, foram: “Eu tive o meu trompete, uma vida linda, uma família, o jazz. Agora estou completo”.

 

Divulgação

 

E o vento não levou. No dia primeiro deste mês, Olivia de Havilland, a doce Melanie Hamilton, do épico O Vento Levou, completou 103 anos de idade. Ativa, cabeça boa, guerreira nas causas sociais e defensora dos direitos dos artistas, ainda anda de bicicleta. Palmas, que ela merece...