fernandosoares_03-07-2019

Edições anteriores

 

 

 

MANANCIAIS
Do lago do Parque das Nações Indígenas os gritos de socorro da natureza ecoam por toda a região do Parque dos Poderes, especialmente para que sejam acudidos os mananciais, a vegetação e os animais. No domingo, o Movimento Popular pela Preservação da Natureza foi ao Córrego Pedregulho, na Chácara dos Poderes.
 

PÓS-G20
A declaração da ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa considerando que o acordo com a União Europeia será fundamental para a modernização da agricultura brasileira, foi um dos destaques escolhidos pela editoria da IstoÉ, desta semana. Trata-se de um desabafo aliviado e vitorioso da titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que havia prometido ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) dar ao Brasil novos horizontes na abertura e na ampliação dos mercados internacionais.
 

PARA ANTENADOS
Em agosto, no dia quatro, a agenda reserva um curso especial de Fitoterapia Clássica, com o especialista Danilo Maciel Carneiro. O especialista em Homeopatia e Medicina Preventiva terá, ainda, em seu curso, a participação de três convidadas mais que habilitadas e contemporâneas: Fernanda Fialho, Verena Farha Carneiro e Paula Martins. Tempo bom de atualizações e acesso às práticas saudáveis.
 

CINQUENTENÁRIO
Nos 50 anos da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande (AEACG) uma merecidíssima homenagem foi prestada a um de seus dirigentes, Moacir Lacerda. Ele presidiu a entidade em 1989.
 

ERRATA
 Na nota publicada no ultimo dia 11 de junho, com o titulo “Sem Aparte”, relatando um episodio na Câmara de vereadores de Bonito, onde dizia que se forem conversar com a vereadora Maria Lúcia Gonçalves de Miranda (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Bonito, falem, até, sobre o capeta, que ela não se incomodará. Mas não falem sobre o servidor concursado Pedro Igor de Melo Araújo, controlador interno do Legislativo. Ele denunciou contas que considera irregulares e fraudulentas na gestão de Maria Lúcia. E ela registrou boletim de ocorrência na Polícia, acusando-o de entrar armado no prédio da Câmara. Na verdade, a presidente da Câmara, sobre os fatos, é a vereadora Luísa Aparecida Cavalheiro de Lima. A vereadora Maria Lúcia Gonçalves de Miranda já foi presidente daquela Casa de Leis e goza de idoneidade moral e sua gestão foi pautada nos princípios da moralidade, ética e lisura. Nossas desculpas.

 

ECOTURISMO
A região da Serra da Bodoquena está ganhando um novo e promissor indutor da atividade turística. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) determinou que o Estado, indo além de suas obrigações, assumisse a construção de uma ponte na vicinal de acesso ao Assentamento Canaã. Ali estão alguns dos mais paradisíacos pontos de visitação e de lazer, no município bodoquenense. É mais um ponto nas intervenções que vêm sendo colecionadas pelo vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Murilo Zauith (DEM).

 

CUSTO - BENEFÍCIO
 Pelos crimes que confessou ter praticado, o empresário Léo Pinheiro (OAS) foi apenado com 16 anos de reclusão. Mas fez o acordo da delação premiada e teve a sua temporada na cadeia diminuída para dois anos. Melhor, ainda: prisão domiciliar. Como se sabe, foi Pinheiro o autor da delação que garantiu a condenação de Lula.

 

REDES
Duas espécies saltitam com destaque nas chamadas mídias sociais (nem sempre tão sociáveis, assim): as disponíveis e as agenciadoras domésticas. As primeiras, cada vez em maior número, exercem o seu direito da procura pela felicidade nos braços de quem possa aparecer entre os contatos. Com isso, muitos relacionamentos, fugazes ou não, vêm acontecendo, alguns perigosos e criando situações embaraçosas ou de risco.
 

REDES II
No caso das agenciadoras domésticas que proliferam nos aplicativos, destacam-se mamães e papais que exaltam além da conta os dons anatômicos e artísticos de suas crias. Tudo em busca de uma visibilidade midiática, que abra oportunidades nem sempre recomendáveis. Há mães e pais que alardeiam o rebolado sensual ou a beleza física da filhinha, ainda na idade de brincar de boneca. Em resumo, na ânsia de abrir as portas da fama, congestionam as cabecinhas delas com valores equivocados de futilidades e vaidades inadequadas, tornando-as presas vulneráveis às garras do sexismo e das vulgaridades consumistas.

 

DÁ CÁ
Enquanto seus seguidores e fãs se esgoelam nas ruas e se desdobram nas redes sociais para exaltá-lo e defendê-lo das “intrigas e maldades da oposição”, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) intensifica o processo de convencimento dos parlamentares para garantir maioria à Reforma da Previdência. Até em Mato Grosso do Sul esse processo já está em curso, com as primeiras nomeações para cargos federais e o carnaval que alguns congressistas vêm fazendo com as ofertas palacianas. Além dos R$ 15,4 milhões que cada deputado terá para suas emendas, vem aí um agrado extra a suas excelências: mais R$ 10 milhões na conta orçamentária.
 

PENSAMENTO DO DIA
“A gente se priva de tanta coisa por medo de machucar os outros, mas na primeira chance eles pisam em você, sem nenhum peso na consciência”.
 

NA LEMBRANÇA
Há 48 anos, em Paris, morria Jim Morrisson, o vocalista da banda The Doors. Nascido James Douglas Morrison, ele tinha 27 anos e morreu vítima de um ataque cardíaco provocado por overdose de cocaína. Uma pena ter se deixado levar assim pelas drogas, pois era um excelente cantor, compositor e poeta. Infelizmente, não pôde sequer cumprir o que planejara em torno da própria morte: "Não me importaria de morrer num avião. Seria uma boa forma de ir. Não quero morrer dormindo ou de idade ou de overdose. Quero sentir como é. Quero saborear, ouvir, sentir o cheiro disso. A morte só vai acontecer uma vez; não quero perdê-la". Lamentavelmente, não perdeu só a morte. Perdeu a vida junto.