fernandosoares_30-08-2019

Edições anteriores

VIXI!
Deu 6 horas da manhã, campainha toca, gente se borrando de medo. É o horário em que a Polícia Federal começa a agir. Cena de algumas casas de traficantes nos bairros nobres de Campo Grande. Inclusive no Carandá Bosque.
 

DESABAFO
Um dos gurus da política de Mato Grosso do Sul, o conselheiro aposentado do TCE-MS, João Leite Schmidt, que preside o PDT no Estado, deu uma bela entrevista na quarta-feira, para a CBN, ao jornalista Otávio Neto. Falou que ao buscar na eleição passada um candidato diferente para governo, viu no juiz aposentado Odilon de Oliveira um grande nome, mas errou, pois Odilon, pela falta de experiência, não resistiu ao primeiro debate, sem preparo para enfrentar um homem como o Reinaldo Azambuja. Schmidt considera o governador um doutor pós-graduado em política e em debate.
 

CONTRA-ATAQUE
O juiz aposentado se defendeu, logo após a entrevista, dizendo que a tônica de sua filiação era: “O juiz Odilon não tem experiência, sim. Mas para roubar. Se for esse tipo de experiência que me faltou para ganhar as eleições para governador, segundo falácias de certos "caciques", confesso que jamais serei eleito para qualquer cargo. Nem quero”.


TIMAÇO
O desembargador Jairo Roberto de Quadros, que por muito anos foi juiz de Direito, em Dourados, foi reconduzido, para presidir a 2ª Seção Criminal, até setembro de 2020. Integram a seção criminal os desembargadores, Luiz Gonzaga Mendes Marques, Jonas Hass Silva Júnior, Dileta Terezinha Souza Thomaz, Elizabete Anache e o juiz substituto em segundo grau, Waldir Marques.
 

SÃO PEDRO
Agora, só vou na antiga sabedoria que aprendi com os índios nos meus tempos de repórter. Se em volta da lua tem um aro, é chuva certa. Tô de olho no céu. Confiar nesses meteorologistas, não dá.
 

OURO DA CASA
 Quem checar créditos de produção de "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão", candidato brasileiro ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, verá um sobrenome dos mais conhecidos, sobretudo nas rodas culturais: Letícia Naveira. Ela é filha da poetisa, escritora e pesquisadora Raquel Naveira, e faz parte da produção de elenco do filme de Karim Aïnouz.


ÊXITO
Enquanto desarma os opositores – derrotados na tentativa de cassar seu terceiro mandato - o prefeito Arlei Barbosa, do MDB, vem criando perspectivas de progresso sem precedentes, para Nova Alvorada do Sul. O IBGE constatou que a cidade está entre as 100 com os melhores índices de crescimento no País. Entre os fatores determinantes para alcançar esse patamar está a política pública de fomento econômico, alicerçada pelos investimentos na capacitação urbana do município.
 

CONCORRÊNCIA
Alguns ex-prefeitos, que tiveram seus direito políticos suspensos, porém com direito a recurso, estão conseguindo habilitação jurídica para disputar as eleições do ano que vem. Vai aumentar o número de competidores e dificultar a vida de postulantes à reeleição, que andam mal das pernas. Daltro Fiúza, de Sidrolândia, é um dos que podem readquirir o direito de ser candidato.


DANÇANDO
Para marcar na agenda e não deixar de ir, porque vai valer a pena: de cinco a oito de setembro, o palco do Teatro Glauce Rocha será tomado por dois eventos de importância ímpar: o Prêmio na Pintada 2019 e a VI Mostra Internacional de Dança de Mato Grosso do Sul, com a Mostra Infanto-Juvenil. A professora Neide Garrido, uma das maiores e mais consagradas bailarinas do Centro-Oeste, está na coordenação.
 

PEQUENOS GRANDES
E as micro e pequenas empresas estão dando provas de vitalidade, na resistência da economia brasileira à recessão mundial. Apurou o Sebrae, que foi este setor o grande responsável pelo aquecimento do mercado de trabalho, em julho, abrindo 41,5 mil vagas, com carteira assinada. De janeiro a julho, as micro e pequenas empresas criaram 437,6 mil vagas, ou 2,4% acima do que foi registrado no mesmo período, em 2018.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Em uma cabeça cheia de medos não há espaço para sonhos. Os sonhos precisam de coragens e vontades para deixarem de ser apenas sonhos. Busque seus sonhos para o bem de sua alma. Alma feliz torna a vida feliz”.
 

NA LEMBRANÇA
O caricaturista americano Robert Crumb completa, hoje, 76 anos. Criador de personagens ligados à contracultura, como Fritz the Cat, Mr. Natural, Angelfood e Devil Girl, ele é um dos ícones do traço underground e tem esta frase incomum sobre a humanidade: "Embora eu possa gostar muito de indivíduos específicos, a humanidade, em geral, me enche de desprezo e desespero".

 

Fotos: Gabriel Santos

A advogada e coordenadora de Politicas Públicas da Mulher, em Campo Grande, Carla Stephanini, e a empresária Arlete Adames

 

A empresária Paula Nunes e Lia Azevedo

 

O empresário Ademar e a escritora Raquel Naveira

 

O empresário Sinval Martins e a esposa, psicanalista Gleda Martins

 

A presidente da Fundação de Cultura de MS, Mara Caseiro, e o deputado estadual Renato Câmara

 

As delegadas, Roseli Molina e Deborah Mazzola Pereira

 

Marize Boranga, Cristina Costa e Maria Giselda Albuquerque Costa