fernandosoares_23-08-2019

Edições anteriores

ESTANTES
A safra literária continua fértil em terras guaicurus. Na quarta-feira, 21, o Novotel acolheu grande e seleto público para o lançamento de “Lembranças e Sonhos”, obra de estreia do renomado cirurgião cardíaco, professor universitário e notável homem público Alfredo Pinto de Arruda. De Cáceres (MT), onde nasceu, a Campo Grande, cidade que abraçou de vez, Arruda conta trechos interessantes, em saborosa linguagem, contando “causos” do pai, e suas experiências, como a luta para se formar em Medicina, a fundação do Proncor e as passagens pelo governo de Pedro Pedrossian, de quem foi secretário da Saúde.
 

ESTANTES II
Uma interessante inovação vem ampliar as alternativas do ambiente literário, com o pré-lançamento, sexta-feira, 24, da Livraria Itinerante Badaiá, na sede do Grupo Casa (Chácara Cachoeira). É mais um tempero na receita de espera pelo próximo dia 9 de setembro, data em que acontecerá a investidura da escritora e musicista Lenilde Ramos, na Academia Sul-Mat-Grossense de Letras. Vai ocupar a cadeira 31, que foi do mestre Hildebrando Campestrini.
 

TURBANTES
Um dos líderes mais destacados da comunidade árabe-brasileira, em Mato Grosso do Sul, Omar Faris, anda distribuindo sorrisos. Recém-chegado do Oriente Médio, trouxe alguns souvenirs e galardões da terra que é seu berço. E entre esses regalos, um é motivo dobrado de orgulho: a governadoria de Salfeet registrou seu nome no livro de ouro local, como a pessoa que mais visitou a Palestina.
 

DELÍRIOS
É delirante a colérica reação de pessoas que, sem saber do que se trata, investem contra o projeto de lei 3.369/2015, do deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP). Na proposta nada existe de autorização para relações incestuosas como andam apregoando certos pastores e leigos que se acham entendidos, porém estão mais por fora que biruta de aeroporto.
 

DELÍRIOS II
O PL de Orlando Silva pretende que o Estado reconheça e amplie a nova concepção de família, para garantir direitos civis a núcleos afetivos que não têm a devida cobertura da legislação, como a adoção por casais homossexuais e os casos de crianças educadas por tios ou avós. E tem mais: esse projeto não revoga a proibição do casamento entre pais e filhos, estabelecida no Código Civil.

 

O empresário José Augusto Fialkowski e o padre e reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Reginaldo Padilha


AMÉM?
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, foi quem autorizou o sniper da Polícia Militar fazer os disparos fatais contra o jovem que fazia de reféns os passageiros de um ônibus, na ponte Rio-Niterói. Se a ação policial extrema era necessária ou não, vale debater, sobretudo sem os exageros passionais de costume, levando em conta o grau de risco que os reféns corriam, o perfil e a condição do sequestrador (usava arma de brinquedo, sofria de depressão e distúrbios emocionais). Mas não se justifica a patética e deprimente cena de Witzel ao descer de um helicóptero logo após a execução, saltando como se comemorasse um gol e fazendo poses para as câmeras. A propósito: o governador pertence ao PSC. A sigla de Partido Social Cristão. Pois é!

 

O general e chefe de Operações do CMO, Pinto Sampaio, e o brigadeiro do ar, Augusto César
 

DANÇA DAS CADEIRAS
Com a decisão da Justiça que restaurou seus direitos políticos, Braz Melo (PSC) reassumiu seu mandato na Câmara de Vereadores de Dourados. A frenética dança das cadeiras segue girando no legislativo local. A vaga de Melo foi ocupada alguns meses pela primeira suplente, Denise Portolan (PR), que foi cassada e presa em uma operação de combate à corrupção. Com isso, a segunda suplente, a repórter Lia Nogueira (PL), ganhou a vaga e exerceu o mandato durante sete meses. O lugar agora é do seu dono original, Braz Melo. Outros três suplentes que assumiram também caíram na valsa. Até quando?
 

UM POUCO DA HISTÓRIA
A memória brasileira é curta, mas nesses tempos em que um monte de conquistas estão sendo jogadas ladeira abaixo, é bom lembrar de um homem ao qual nosso País muito deve: Gétúlio Vargas. Hoje, faz 65 anos que ele se suicidou. O que ele fez? Segue um pequeno resumo para entender o seu papel. Ele criou a Justiça do Trabalho, instituiu o Salário Mínimo, e a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas. Além disto, investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional, a Vale do Rio Doce e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco. Criou também o IBGE e criou a campanha do "Petróleo é Nosso", que resultaria na criação da Petrobras. Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete, com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento, com uma frase que entrou para a história: "Deixo a vida para entrar na História." Até hoje, o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política, por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do País não era fato que gerava muito descontentamento entre a população.

 

CONCLUSÃO
Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infraestrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.

 

PENSAMENTO DO DIA
“A gente vive esperando que as coisas mudem, que as pessoas mudem. Até que, um dia, a gente é que muda e vê que nada mais precisa mudar”.

 

Fotos: Gabriel Santos

Rosa Pedrossian é uma pessoa linda, no mais amplo sentido da palavra. Mãe e avó exemplar, amiga como poucas, um ser humano que nasceu para ajudar a transformar o mundo num lugar de solidariedade, de amor, de trabalho e de sinceridade, dentro da real harmonia do Universo. Parabéns pelo seu aniversário, Rosa Pedrossian! Que Deus ilumine sempre a sua estrada. Na foto, a aniversariante com o titular da coluna

 

Divulgação

O ex-presidente José Sarney confirmando o que eu já havia escrito em nota de minha coluna. Ele estará presente, em Roma, no dia da canonização da Irma Dulce. Na foto, ele com as deslumbrantes medalhas da irmã Dulce, que sempre carrega no bolso.

 

RELEMBRANDO
Quis o destino e a história que, tanto a morte quanto a vida, unissem os 3 homens que mais lutaram para as conquistas das causas trabalhistas. Em vida, Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola tiveram como objetivo maior a consolidação das leis do trabalho, com o olhar sempre atento ao bem-estar do trabalhador brasileiro. Na morte, eles repousam no mesmo cemitério da pequena cidade de São Borja, região da fronteira do Rio Grande do Sul. Em certas noites, como a de hoje, que marca a data de mais um ano da morte de Getúlio Vargas, comenta-se por lá, que eles deixam os túmulos para conversarem sobre política. Lenda ou não, dá para se imaginar, ao vermos o desmantelamento das leis do trabalho, qual o assunto que vai pautar o encontro. Sem lua cheia, mas com o vento minuano assobiando entre os túmulos, só vai faltar mesmo a presença de um mordomo vampiro para justificar o injustificável. Descansem em paz, grandes brasileiros.

 

O secretário e chefe de gabinete do Governo do Estado, Carlos Assis, e o presidente do Imasul, Ricardo Éboli

 

O inteligente secretário de Estado de Governo, Eduardo Riedel, e a esposa, Mônica

 

O advogado Marcio Torres e a esposa, Geise Torres

 

NA LEMBRANÇA
O escritor, poeta, contista e ensaísta Jorge Luis Borges nasceu no dia 24 de agosto de 1899, em Buenos Aires, Argentina. Considerado um dos maiores escritores da língua espanhola, ele morreu no dia 14 de junho de 1986, em Genebra, na Suíça, deixando um legado poético experimentalista e esta genial frase: "Não quero explicar o passado nem adivinhar o futuro. Gostaria mesmo é de entender o passado".