fernandosoares_16-08-2019

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

O secretário de Governo da Capital, Antônio Lacerda, a esposa, Berenice, e o filho, pré-candidato a vereador da Capital, advogado André Lacerda

 

O próximo candidato a prefeito de Maracaju e atual secretário adjunto de Educação de MS, Édio Rezende, e a esposa, Leila

 

As empresárias, Nelci Locatelli, Priscila Coelho, Margareth Dibo e Kátia Locatelli

 

Os advogados, Juliana Martinez e o marido, Carlos Marques

 

Os empresários, Sandra e Flávio Fernandes

 

Viviane e o marido, superintendente do Procon de MS, Marcelo Salomão

 

A secretária de Assistência Social de Corumbá, Gláucie, e o marido, Márcio Iunes

 

PENSAMENTO DO DIA
 “Por mais inteligente que alguém possa ser, se não for humilde, o seu melhor se perde na arrogância. A humildade ainda é a parte mais bela da sabedoria”.

 

BELO ATO
 A suspensão do uso de radares nas rodovias federais, em decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, está sendo muito aplaudida pela população. A ordem dada é para suspender todos os radares móveis e portáteis até que o Ministério da Infraestrutura conclua a reavaliação das velocidades em vias públicas.


QUERIDINHA DA VEZ
A ministra de Agricultura, Tereza Cristina (DEM), é, sem sombra de dúvidas, uma das políticas mais influentes no governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Ela faz o perfil da bancada do agronegócio, dá exemplo de como deve tratar o dinheiro da coisa pública aos demais ministros, como o fato do Governo pagar sua passagem ao exterior, na classe econômica, e ela desembolsar a diferença para usar uma executiva. Mulher séria e respeitada, vem ganhando a simpatia do mundo.
 

LENDAS URBANAS
“Proseio” é o tema que o escritor André Alvez vai abordar, hoje, a partir das 19h30m, na residência da escritora Sylvia Cesco, uma das intelectuais mais qualificadas e queridas de Mato Grosso do Sul. O conteúdo temático de Alvez focaliza sua obra mais recente, “A Bruxa da Sapolândia”, com narrativas baseadas em fatos reais e o tempero das versões que carregam essa história campo-grandense dos anos 60 e 70.
 

CORAIS
Um espetáculo inesquecível e que continua repercutindo, foi o protagonizado pelos participantes do Encontro de Corais Viva Campo Grande, no último dia oito. O ambiente não poderia ser mais convidativo: a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL). Foi aplaudida, e com entusiasmo, a performance dos grupos infantis da Escola General Osório e do Educandário Getúlio Vargas. E brilharam, também, os adultos dos corais Canto Livre, Espírita Scheilla, Sesc Camilo Boni, Federação Espírita e Fronteiras Abertas. O presidente da ASL, Henrique de Medeiros, e o ex-secretário de Cultura, Américo Calheiros, são só elogios aos talentos locais.
 

SÍLVIO MORI
No seu giro pelo Japão, Sílvio Mori mergulhou nas tradições da rica e variada cultura oriental. Uma das suas fortes expressões é o Tanabata Matsuri. Trata-se de um festival que celebra uma lendária história de amor de 1.150 anos, ainda na Corte Imperial. É hoje uma das maiores festas populares do País, e feriado desde 1603. É celebrada na sétima noite do sétimo mês de cada ano.
 

IN MEMORIAN
Harry Amorim, Ramez Tebet, Wilson Barbosa Martins e Pedro Pedrossian, os ex-governadores, já falecidos, de Mato Grosso do Sul, foram lembrados com veementes saudades pelo público que foi à Assembleia Legislativa, na noite de terça-feira, 13. Uma coincidência: era o dia de aniversário de Pedrossian, que naquela data faria 91 anos. Ele tinha 89 quando faleceu, em 22 de agosto de 2017.
 

IN MEMORIAN II
Dados curiosos assinalam o histórico dos ex-governantes de Mato Grosso do Sul. Gaúcho de Cruz Alta, Harry Amorim nasceu em maio de 1937 e morreu num acidente automobilístico, em 19 de agosto de 1988, três meses após fazer 61 anos. Nascido em 7 de novembro de 1936, natural de Três Lagoas, Ramez Tebet foi vítima de um câncer e faleceu em 17 de novembro de 2006. Tinha 70 anos. O riobrilhantense Wilson Barbosa Martins veio ao mundo em 21 de junho de 1917 e passou da conta centenária. Morreu no dia 13 de fevereiro de 2018, a quatro meses do 101° aniversário. Assim como ocorreu com Tebet, que nasceu e faleceu num mesmo mês (novembro), Pedro Pedrossian veio à terra e dela se despediu em um agosto.

 

BABADO FORTE
Amigos muito próximos dos ex-ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann já sabiam que o casal não mais dormia sob os mesmos lençóis, desde 2017. Uma pessoa que conviveu de perto com ambos, quando moraram em Mato Grosso do Sul, e estavam à frente de Secretarias no governo de Zeca do PT, garantiu ao colunista que a separação em nada vai afetar o papel de Gleisi como presidente nacional do partido.
 

PAPAI CHORÃO
Tony Ueno, o responsável-mor pela Ouvidoria-Geral de Campo Grande, anda de sorrisão escancarado e lágrimas emotivas caindo pelos corredores e calçadas. Ele tem sobras de razão: a filhota, Camily Mayumi, está entre as alunas com as melhores notas do Colégio Adventista Jardim dos Estados. É tradição do estabelecimento premiar as melhores estudantes com certificados de honra ao mérito (de diamante, ouro, prata e bronze). Com a categoria diamante, Camily Mayum e suas colegas foram convocadas para uma celebração na Cantina Romana, escoltadas pela orientadora Waleska Feitosa e o diretor Lucas Henrique.
 

SARAMPO
A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) emitiu o alerta: o Brasil é o vice-campeão em casos de sarampo entre todos os países das Américas, com 2.927 casos já registrados, até o último dia sete. É um reflexo do quadro mundial: o maior número de notificações foi registrado nos Estados Unidos (1.172), seguido pelo Brasil (1.045) e Venezuela (417). Desde janeiro, 182 países notificaram 364.808 casos de sarampo, quase três vezes os contabilizados no mesmo período do ano passado.
 

NA LEMBRANÇA
A cantora Madonna completa, hoje, 61 anos. Nascida Madonna Louise Veronica Ciccone, em Bay City, Michigan, ela é uma das artistas de maior sucesso de todos os tempos. Uma frase dela fecha a coluna de hoje: "A América é uma coisa muito jovem e burra para chegar a ser engraçada. As pessoas pensam muito pouco em viver a vida. Como é que você consegue desenvolver senso de humor, vivendo assim?"