fernandosoares_13-08-2019

Edições anteriores

MAIS FLASHES DO SHOW DE ROBERTO CARLOS, EM CAMPO GRANDE

 

 

Fotos: Gabriel Santos

O defensor Público, Cristiano Ronchi Lobo, e a esposa, advogada Sarah Lobo

 

As irmãs, Maria Arminda Corrêa e Marly Coelho

 

Josilene e o marido, médico Jerônimo Assis, carinhosamente chamado de Jeje

 

A secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Motta, o marido, Eduardo Motta, e a filha, Thereza Christina Motta

 

As irmãs agricultoras de Bela Vista, Dulce Cavalli e Vera Lúcia Cavalli

 

Celínia e o empresário Geraldo Maiolino

 

O empresário Samuel Soares Oliveira e a esposa, Antonia Ribeiro

 

Ilda e o médico Maurício Jaffar

 

 

 

VIZINHO
Fiquei sabendo que o prefeito de São Gabriel do Oeste adquiriu uma fazenda perto da minha, em Bandeirantes. A notícia procede? Alguém confirma?
 

FENÔMENO
Uma das feras do nosso judiciário de Mato Grosso do Sul, o querido e respeitado desembargador Claudionor Duarte completou 32 anos de carreira na magistratura. “Costumo dizer que tenho anos mais vividos do que idos. Eu ainda não me sinto pesado pela idade, mas eu acho que tenho um acúmulo de experiência muito grande”, explicou o desembargador, sobre o sentimento de ser o decano do TJ-MS e um dos mais antigos em atividade no Brasil, Além de ser desembargador com mais tempo no exercício do cargo, oriundo do quinto constitucional, na magistratura nacional. Ex-presidente do Tribunal de Justiça, Claudionor Duarte é natural de Albuquerque, um calmo e paradisíaco distrito de Corumbá, às margens do Rio Paraguai.
 

EMPURRÕES
Dentro de alguns dias, quem estará desembarcando em Campo Grande é o ex-candidato do PT à Presidência da República, o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Vem para instigar os companheiros a que lancem um candidato próprio à sucessão municipal, com interesse em ver o ex-governador Zeca do PT nessa fita. E é com igual missão para seus companheiros de PDT, que o ex-candidato a presidente Ciro Gomes estará na cidade. Além de agendas abertas em palestras, Ciro vai ter uma conversa ao pé do ouvido, com lideranças pedetistas, para defender o lançamento de chapa majoritária, em 2020.
 

FRONTEIRA VIVA
Com a confirmação dos primeiros investimentos da rota bioceânica, o município de Porto Murtinho já experimenta os sinais concretos de nova realidade que se abre em seus horizontes econômicos e sociais. Investidores não só mapeiam e fazem incursões na região, alguns já desembolsam recursos e tocam obras de grande porte. O setor portuário se aquece com as construções de, ao menos, cinco terminais, que se juntarão ao já existente. Um novo porto às margens do Rio Paraguai está em andamento, erguido pelo dinheiro da Itahum Export.
 

FRONTEIRA VIVA II
Uma comitiva brasileira de lideranças políticas e governamentais esteve, ontem, em importantíssimo encontro com o presidente Mário Abdo Benites e outras autoridades paraguaias, entre elas os dirigentes da Itaipu Binacional. No núcleo temático do encontro, as questões da rota bioceânica, os acordos comerciais entre os dois países e, especialmente, a delicada pauta sobre como administrar a comercialização da energia excedente de Itaipu.
 

FRONTEIRA VIVA III
Para a reunião com as autoridades paraguaias, ontem, em Assunção, voaram o senador Nelsinho Trad (PSD), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado; o deputado federal Vander Loubet (PT); e o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck. Aliás, o secretário viajou no King Air pilotado por dois oficiais da PM, os tenentes-coronéis Adalberto Ortale Jr, comandante, e Nílton Tadeu Ferreira, o co-piloto.

 

E ENTÃO, ENERGISA?
 
Vários vereadores – entre os quais Chiquinho Telles, André Salineiro, Odilon Jr, Pappy e Carlão Borges – estão decididos a retomar a pressão em defesa do consumidor, contra procedimentos adotados pela Energisa, em Campo Grande. Os principais motivos das reclamações elencadas junto aos usuários são o alto valor das tarifas para famílias de baixo poder aquisitivo, a celeridade e a insensibilidade da empresa na hora de suspender o fornecimento de energia, a quem atrasa suas contas, a demora para fazer a religação e os custos extras dessa operação. A Energia sequer se importa em cortar a energia de pessoas com problemas graves de saúde. E assim mesmo vem ganhando prêmios de eficiência e lucratividade. Lucratividade é óbvio, mas eficiência? Vai entender!!!

 

FUNDÃO
Não é nada pequenino o volume de recursos disponíveis para os empreendedores de Mato Grosso do Sul, no caixa do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), do qual o Banco do Brasil é o operador. Nos primeiros sete meses deste ano, o banco registrou 2.330 contratações, das quais 1.748 foram canalizadas para micro e pequenas empresas. Pelo tamanho da adesão, é de imaginar que o FCO trouxe alentos diferenciados para a economia.
 

ACOLHIMENTO
Está em vigor, a partir deste mês, o Regimento Interno do Comitê Estadual Para Refugiados, Migrantes e Apátridas, em Mato Grosso do Sul. A Resolução Normativa 207, de 07/08/2019, da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), já publicada no Diário Oficial, materializa uma providência essencial para a execução das políticas públicas dirigidas a um expressivo segmento humano, que busca acolhimento em território sul-mato-grossense. Assinada pela titular da pasta, Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues, a medida atende a uma condição intrínseca aos direitos da pessoa.
 

PENDURANDO A TOGA
 É tão raro acontecer uma aposentadoria no TRT da 24ª região, em razão de boa parte dos desembargadores serem novos na idade, que merece o nosso registro. O desembargador Ricardo Zandona encerrou suas atividades e se aposentou, oficialmente, no último dia 6 de agosto, de acordo com Decreto da Presidência da República. Foram 40 anos de serviços prestados à Justiça do Trabalho, 11 como servidor e 29 como Magistrado.


PENSAMENTO DO DIA
“Perdoar as pessoas não te obriga a conviver com elas”.
 

NA LEMBRANÇA
Fidel Castro, se vivo estivesse, completaria, hoje, 93 anos. O ditador que estabeleceu o regime comunista em Cuba, em 1959, após derrubar o governo de Fulgêncio Batista, seguiu com a saúde abalada, até falecer em 25 de novembro de 2016, mas ainda controlava o país com sua mão de ferro, usando o irmão, Raúl Castro. A frase que fecha a coluna de hoje é dele: "Se tivesse o privilégio de viver de novo minha vida, talvez fizesse muitas coisas diferente das que fiz. O objetivo seria o mesmo, a estratégia, na essência, seria a mesma e os erros eu deixaria de lado".