fernandosoares_02-08-2019

Edições anteriores

MAIS FLASHES DO LANÇAMENTO DO LIVRO

DE RECEITAS DA CASSEMS

 

 

Fotos: Gabriel Santos

A nutricionista Melissa Andrade Ayache e o marido, presidente da Cassems, Ricardo Ayache

 

Cleuza e o marido, pecuarista Romeu Lopes

 

Eunice e o querido professor e conselheiro fiscal da Cassems, Geraldo Gonçalves

 

A diretora financeira da Cassems, Maria Antonia Rodrigues, e a diretora de clientes, Jucli Stefanello Peruzo

 

O engenheiro Ambiental Aroldo Galvão e a esposa, Rosa Galvão

 

As cunhadas, Melissa Pinheiro Ayach e Lilian Ayache

 

Daiane e o marido, diretor das unidades hospitalares da Cassems, Flávio Stival

 

A empresária Sylma Lima e a filha, bióloga Ana Flávio Lima

 

Lidiane Tannus e Cláudia Raslan

 

O arquiteto Luís Pedro Scalise e o técnico agropecuário Marco Majoral

 

 

 

PACIÊNCIA JÁ ERA!
O arquiteto, urbanista e professor universitário, aposentado, Ângelo Arruda, hoje morando em Santa Catarina, ingressou com pedido na Justiça para que Jair Bolsonaro (PSL) seja enquadrado no artigo 14 da Lei Federal N° 1.097, que dispõe sobre os crimes de responsabilidade do presidente da República. Arruda justifica, dizendo que os atos e declarações do capitão têm estimulado o ódio e avivado sentimentos relacionados ao preconceito, misoginia, homofobia e violência. A gota d´água foi a agressão ao pai, já falecido, do presidente nacional da Ordem dos Advogados.
 

HAJA PACIÊNCIA!
 
É de acabar com a paciência de qualquer um. Essa internet da HughesNet, que coloquei na fazenda, é lenta igual a tartaruga. Como pode uma Anatel permitir um serviço destes, que não funciona?


SECA
Água, água, muita água, gente! Campo Grande com apenas 20% de umidade. Todo cuidado é pouco.
 

TUDO ERRADO
 O Bolsonaro acha que o Brasil é um quartel. É só ir dando ordens e promovendo suas medidas provisórias, que dá tudo certo. A Justiça vem desfazendo tudo, principalmente sobre os radares. Tadinho dele. Me engana que eu gosto...


TESOURA AFIADA
Podem esperar novas regras e ressurreição da dona Solange, no próximo Festival de Inverno de Bonito. Tudo para impedir manifestações que desagradem os ceifadores do pensamento, que entraram de prontidão, desde que Gal Costa e o grande público do FestinBonito 2019 enviaram suas saudações ao presidente Jair Bolsonaro. A propósito: dona Solange é referência a Solange Hernandes, que dirigiu o Departamento de Censura e Diversões Públicas, da Polícia Federal, nos sombrios anos de chumbo, e era implacável com sua “tesoura” para proibir, restringir, cortar e reprimir toda obra artística que, a seu ver, contestava a ditadura militar. Ela, que morreu em 2013, inspirou a canção “Solange”, uma versão de Léo Jaime para “So Lonely”, da banda inglesa The Police.
 

CIÊNCIA E FOGO
 Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), na expectativa do 28 de outubro, data marcada para abertura da sétima edição do Wildfire, que é o principal evento sobre incêndios florestais. No Palácio Popular da Cultura, 19 empresas de seis países e a apresentação de 350 trabalhos, dominarão as atenções.

 

DÍVIDA
Bons frutos rendeu a passagem da coordenadora nacional da ONG Auditoria Cidadã, Maria Lúcia Fatorelli, por Mato Grosso do Sul. Ela motivou a rearticulação do núcleo estadual dessa importante mobilização, que tem à frente inteligências como a do professor Esmael Machado, presidente da Associação dos Docente da UEMS.

 

TARADISMO
 A coluna ainda não checou se o caso foi notificado em BO policial, mas já tem informações suficientes e acreditadas para, sem citar nomes, informar que, em uma das empresas jornalísticas de Campo Grande, uma repórter ameaçou denunciar superior por assédio sexual. Está é uma prática recorrente no meio, como ficou evidente em diversos casos. Um deles, bem recente, em maio deste ano, quando uma repórter da TV Record denunciou o repórter Gérson de Souza, atitude que encorajou outras 12 mulheres a que fizessem o mesmo. Gerson responde processo, mas se defende, estribado nos seus 42 anos de profissão, na credibilidade que conquistou com suas reportagens e nos laços de família: é pai de cinco filhas e avô de quatro netas.


FLECHADA
Enquanto o povo wajãpi do Amapá chora a morte de seu líder e as dores das agressões praticadas por garimpeiros contra mulheres, idosos e crianças da aldeia, o presidente Jair Bolsonaro acena com o propósito de liberar a exploração de minério nas terras indígenas. Não por acaso, a União Europeia se manifestou no início da semana, avisando que a proteção dos direitos de povos indígenas é item essencial do acordo de livre comércio, fechado há um mês, entre o bloco e o Mercosul. Em miúdos: ou o Brasil dá garantias efetivas de proteção aos povos originários ou perde seu espaço nas relações comerciais com os europeus.
 

NAS ESTANTES
O professor (doutor em Educação) e escritor Altemir Dalpiaz já colocou no mercado o livro “Sexta Série B”, mais um de sua lavra. Trata de suas experiências de aluno e professor, no futebol e nos estudos. E resume: “Faço uma análise da escola e apresento uma ideia da escola em que gostaria de ser professor. Divertido e sério ao mesmo tempo. Um livro escrito com liberdade, sem dinheiro público, sem patrocínio”. E, vai daí, resolveu recorrer ao antigo e eficiente sistema de pré-vendas com preços promocionais.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Se eu te cortei da minha vida, existe uma grande chance de você ter me dado a tesoura”.
 

NA LEMBRANÇA
A escritora Isabel Allende Llona comemora, hoje, 77 anos. Ao contrário do que muita gente pensa, ela não é chilena, mas peruana de nascimento. Jornalista de formação, ela revelou-se para a literatura nos anos 1980, tendo como temática a ditadura chilena – o general Augusto Pinochet derrubou, em 1973, o presidente Allende, primo-irmão de seu pai. A autora de A Casa dos Espíritos e de Paula, tem uma frase muito especial, que fecha a coluna de hoje: "Todos nascemos com um talento. A felicidade consiste em descobri-lo a tempo e horas".