Anteriores

fernandosoares_23-06-2026

FEIJOADA TAMOJUNTO EM SUA 11ª REÚNE SOLIDÁRIOS

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Solidariedade que se transforma em ação. Na manhã de sábado, o Instituto TamoJunto reuniu cerca de mil pessoas vestindo a mesma camiseta e abraçando a mesma causa em sua 11ª edição. Com a animação contagiante do grupo Sampri, a tarde foi marcada por alegria, integração e um forte espírito de união, em um dos eventos mais bonitos vistos recentemente na Capital. Mais do que festa, o encontro teve um propósito nobre: arrecadar recursos para fortalecer as ações sociais desenvolvidas pela primeira-dama do Estado, levando apoio e esperança a quem mais precisa. Confira alguns flashes e amanhã mostrarei mais…

 

A personal trainer Vanusa e o marido, superintendente da PRF em MS, João Bueno

 

Os cirurgiões-dentistas Fernanda Machado e Maurício Machado

 

Shirlei Suzini de Paula e o marido, conselheiro do TCE-MS, Sérgio de Paula

 

O prefeito de Camapuã, Manoel Nery (PP), e a esposa, Terislene Nery

 

A primeira-dama do Estado, Mônica, com o presidente da Agems, Carlos Assis e o governador Eduardo Riedel (PP)

 

O reitor da Uems, Laércio de Carvalho, e a namorada Suzana Moreira

 

A jornalista Cidinha Ribeiro com a dançarina Nidal Abdul

 

O casal Marcos Mansour e Maria Inês Pucci

 

A presidente do Cetran/MS, Regina Duarte, com o casal Graziela Magalhães e Luiz Duarte

 

 

 

EFEITO
Depois de 50 dias de protestos e rodovias bloqueadas, a conta chegou ao Palácio. Restou ao presidente Rodrigo Paz (Partido Democrata Cristão) decretar Estado de Emergência para tentar devolver a normalidade à Bolívia. O problema é que decretos desobstruem estradas, mas não resolvem o descontentamento popular. Quando um governo precisa recorrer a medidas excepcionais para fazer o país andar, fica evidente que a paciência do povo já ficou parada no acostamento, há muito tempo.

 

BEM-VINDO, INVERNO!
Portal para o caminho que nos levará ao encontro da primavera, com dias melhores, mais floridos, mais livres e longos, definitivamente. E ele chegou prometendo frios intensos já nos próximos dias. "A consciência de uma planta no meio do inverno não está voltada para o verão que passou, mas para a primavera que irá chegar. A planta não pensa nos dias que já foram, mas nos que virão. Se as plantas estão certas de que a primavera virá, por que nós – os humanos – não acreditamos que um dia seremos capazes de atingir tudo o que queríamos?" (Khalil Gibran).

 

MAGISTRATURA
Mais votada na lista tríplice do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a advogada Ana Carolina Ali Garcia foi empossada para o cargo de desembargadora, na sexta-feira. Ana Carolina é ex-procuradora-geral do Estado. Ela deixou o comando da PGE/MS em abril, para disputar a vaga.

 

NO VENTILADOR
Pau que bate em Chico, bate em Francisco. É o que a Polícia Federal tem feito no caso Master. Pegou a direita de Flávio Bolsonaro, o centro de Ciro Nogueira e a esquerda de Jaques Wagner. São membros do PL, PP e PT, três dos principais partidos da política brasileira, com a corda no pescoço de suas vidas públicas. Sem perdão. E vem mais coisa pesada por aí.

 

PROMESSAS E REALIDADE
 Na política, as reuniões seguem acontecendo, os alinhamentos continuam e os discursos são sempre otimistas. O curioso é que Campo Grande parece viver duas cidades: a dos gabinetes, onde tudo caminha bem, e a das ruas, onde saúde, transporte e infraestrutura continuam cobrando soluções. Entre a foto oficial e a realidade, a distância ainda parece maior do que muitos imaginam.


ÔNIBUS NA UTI
Depois de anos de reclamações, superlotação, atrasos e desgaste da frota, a intervenção no transporte coletivo finalmente saiu do discurso e entrou na prática. O problema é que a medida parece mais um atestado de que o sistema já estava na UTI há muito tempo. Agora, resta saber se o paciente será recuperado ou se apenas trocaram a equipe que segura o soro.

 

RECEITAS MUNDIAIS I
Realizada em Cork (Irlanda), de 15 a 19 deste mês, a Conferência Mundial Ifama 2026, organizada pela Associação Internacional de Gestão de Alimentos e Agronegócios, é um dos fóruns mais importantes do gênero. Sediado na University College Cork e na UCC Business School, o evento reuniu especialistas de todo o mundo, entre os quais, o sul-mato-grossense João Luiz Brandão.


RECEITAS MUNDIAIS II
Especialista em Administração e Gestão do Agronegócio e em Liderança e Inovação, João Luiz Brandão, um dos brasileiros no Ifama 2026, na Irlanda, tem formação na UFMS. É analista de Desenvolvimento da Gestão no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de MS (Sescoop/MS) e de monitoramento do Sistema OCB/MS. Feliz pela participação no evento mundial, rendeu graças a Deus, à esposa, Patrícia, ao filho Joaquim, a amigos e mestres.

 

DIA DELE
Dom Bosco, que previu a fundação de Brasília, foi um dos vocacionados que desfrutou das formações e aconselhamentos de São José Cafasso, o santo do dia de hoje da Igreja Católica. Como um sacerdote sintonizado ao coração do Cristo Pastor, sabia muito bem colocar sua cultura eclesiástica, dons e carismas a serviço da salvação do próximo. Entre tantos ofícios assumidos por este homem incansável, despontou José Cafasso na evangelização dos condenados à forca, tanto assim que ficou conhecido como o Santo da Forca. São José Cafasso, rogai por nós!

 

PROMESSAS E REALIDADE
Na política, as reuniões seguem acontecendo, os alinhamentos continuam e os discursos são sempre otimistas. O curioso é que Campo Grande parece viver duas cidades: a dos gabinetes, onde tudo caminha bem, e a das ruas, onde saúde, transporte e infraestrutura continuam cobrando soluções. Entre a foto oficial e a realidade, a distância ainda parece maior do que muitos imaginam.


PENSAMENTO DO DIA
Quem planta gentileza em dias comuns colhe gratidão quando os tempos difíceis resolvem bater na porta.


NA LEMBRANÇA
Dercy Gonçalves nasceu Dolores Gonçalves Costa, no dia 23 de junho de 1905, em Santa Maria Madalena, no interior do Rio de Janeiro. Portanto, a primeira-dama do humor e da irreverência brasileira completaria, hoje, 121 anos. Atriz de teatro, rádio, cinema e TV, Dercy fecha a coluna de hoje com uma frase bem-humorada: "Adoraria ser fotografada no meu túmulo".