fernandosoares_30-07-2025

Edições anteriores

MAIS FLASHES DA FESTA JULINA DA UCDB

 

 

 

Silvia Tada

Adriana e o marido, Reitor em Exercício da UCDB, Taner Bitencourt

 

O empresário Cícero Souza e a namorada Indianara Pitthan

 

Os namorados Wallace Reis e a empresária Kelly Pereira

 

As universitárias, em Agronomia, Fernanda Teixeira e Magi Ramires 

 

Silvia Tada

A professora e médica veterinária Joyce Carvalho e o Pró-Reitor de Pesquisas da UCDB Cristiano Carvalho

 

Fotos: Gabriel Santos

A universitária Luiza Deigiane e assessora parlamentar Nicole Soares

 

A personal trainer Janaína Geraldo Farias e Lucas Freitas

 

Gregori Teodoro e a namorada Jackeline Silva

 

 

 

PÁ DE CAL 
O general Mário Fernandes calou a boca de quem não viu tentativa de golpe contra a democracia. O ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência no governo de Jair Bolsonaro (PL), interrogado no STF, admitiu ter sido o autor do plano Punhal Verde e Amarelo, que previa matar o presidente Lula (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes.

 

BRILHO GUAICURU 
As professoras Maria Helena Andrade e Patrícia Bassinello, da UFMS, representaram Mato Grosso do Sul em Manaus (AM), no VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa. Propondo o tema Educação Ambiental e Ação Local: Respostas à Emergência Climática, Justiça Ambiental, Democracia e Bem Viver, elas ministraram um minicurso e demonstraram o alto nível do conhecimento guaicuru. Fizeram bonito. 

 

NOSSA BALANÇA I 
A sonegação da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) é um dos motivos que ainda embaçam o setor. Em Mato Grosso do Sul, calcula-se que as empresas mineradoras deixaram de pagar pouco mais de R$ 3,7 bilhões dessa compensação. O deputado estadual Paulo Duarte (PSB), que levantou a questão, é de Corumbá, a cidade que mais fornece minério, no Estado, para exportação.


NOSSA BALANÇA II 
O tarifaço de Donald Trump, vindo ou não, encontrará um Brasil criando as próprias alternativas. Uma delas foi sancionada na segunda-feira, 28, pelo presidente Lula: a lei do Programa Acredita Exportação. Vai incentivar exportações feitas por micro e pequenas empresas. A proposta visa a restituir-lhes 3% das receitas do comércio no exterior, valor que corresponde aos tributos pagos ao longo da cadeia produtiva.

 

AMEAÇA VELADA 
Eduardo Bolsonaro (PL) ultrapassou todos os limites ao sugerir que, se o Brasil não anistiar golpistas e não fizer o impeachment de um ministro da Suprema Corte, “a coisa ficará ruim”. Desde quando filho de ex-presidente pode ameaçar um país soberano com retaliações estrangeiras? Invocar Trump e a tal Lei Magnitsky como forma de pressão é não só ridículo como perigoso. Um deputado federal, ainda que de licença, não pode agir como agente de desestabilização institucional. Que "patriotismo” é este que joga contra o próprio país? 

 

FIM DA FARRA 
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul suspendeu um contrato para lá de duvidoso firmado pela Prefeitura de Bandeirantes com a Oscip ICC – Instituto do Crédito e Cidadania, do Pará. O acordo previa consultoria na área tributária, mas, na prática, a entidade recebia recursos para quitar o FGTS de servidores sem comprovar a efetiva execução dos serviços. A gestão do ex-prefeito Gustavo Sprott (Novo) pagou cerca de R$ 1,8 milhão ao Instituto, até o ano passado, levantando sérias suspeitas de prejuízo ao erário. A maracutaia foi barrada pelo conselheiro Márcio Monteiro e a expectativa, agora, é de que a suspensão coloque um fim nesse ralo de corrupção. 

 

OBRAS TRAVADAS 
Algumas obras em Campo Grande estão sendo adiadas, outras sequer têm ordem de serviço para começarem. E a explicação é direta: falta de dinheiro. Boa parte dos projetos com apoios dos governos federal e estadual exige contrapartida do município, mesmo com boa vontade para tocar as melhorias, muitas vezes, a prefeitura simplesmente não tem recursos em caixa. 

 

DE BRAÇOS ABERTOS 
O PL promete receber de braços abertos o ex-governador Reinaldo Azambuja, nos próximos dias. O partido já reservou para ele a presidência da sigla em Mato Grosso do Sul e aposta alto: Azambuja é tratado como nome natural para disputar a vaga de senador em 2026. A movimentação reforça o reposicionamento da legenda no Estado e deve causar impacto nos tabuleiros locais.

 

PENSAMENTO DO DIA 
O respeito é o reflexo do caráter de uma pessoa, mostrando sua capacidade de valorizar e honrar os outros.


NA LEMBRANÇA 
Mário de Miranda Quintana foi o maior poeta gaúcho contemporâneo. Nascido no Alegrete, no dia 30 de julho de 1906, ele também foi jornalista, tradutor e político. Em seus 87 anos de vida, escreveu obras imortais e deixou esta frase: "Sempre me senti isolado nestas reuniões sociais. O excesso de gente impede de ver as pessoas".