fernandosoares_24-07-2025

Edições anteriores

INTRUSO 
É cada uma… O presidente Donald Trump, em vez de ocupar-se com os problemas dos EUA — como sua própria montanha de processos e a eleição batendo na porta — resolveu mirar nos sacoleiros da 25 de Março, em São Paulo! Isso mesmo. Quer confusão com camelô brasileiro, agora. E como se não bastasse, anda questionando até o funcionamento do PIX, que foi criado durante o governo do seu “colega” Jair Bolsonaro. Ô, Trump, vá achar o que fazer, meu senhor! Deixa o Brasil e os nossos R$ 9,99 em paz!

 

CIÊNCIA PLUS 
Desde julho de 2024, os transplantes de fígado em Mato Grosso do Sul alcançaram, em menos de um ano, a média de 17,9 procedimentos por milhão de pessoas. O desempenho põe o Estado em quarto lugar no ranking nacional, segundo o RBT (Registro Brasileiro de Transplantes). Durante esse período, a equipe do médico Gustavo Rapassi fez 45 cirurgias no Hospital Adventista do Pênfigo. 

 

FESTIVAL DE INVERNO 
De 20 a 24 de agosto, Bonito volta a ser palco de um dos mais tradicionais festivais, seu Festival de Inverno (FIB), promovido pelo Governo do Estado, pela Setesc e Fundação de Cultura de MS. Neste ano, chega à 24ª edição, com o tema Da Terra Viva, Nossa Arte Vibra. A programação é gratuita e reúne música, dança, teatro, cinema, gastronomia, artesanato e muito mais. Entre os shows confirmados estão Elba Ramalho e Maestro Spok (dia 20), Titãs (dia 21), Samuel Rosa (22), Jorge Aragão (23) e Guilherme e Santiago (24). A data também coincide com o feriado do aniversário de Campo Grande (26), o que deve levar muita gente da Capital para o interior.

 

NÃO DEU… 
Foi por água abaixo a luta do vereador de Campo Grande Landmark (PT) que tentou aprovar um projeto de lei obrigando a instalação de ar-condicionado nos ônibus coletivos da cidade. A prefeita Adriane Lopes (PP) vetou a proposta, alegando que a medida interfere diretamente no contrato de concessão vigente, o que poderia gerar um pedido de reequilíbrio econômico-financeiro, abrindo caminho para aumento nas tarifas. Ou seja, no fim das contas, quem pagaria o ar-condicionado seria o próprio passageiro. E assim seguiremos no calorão, quando voltar!

 

NO VENTILADOR I 
O governo de Donald Trump ataca o Brasil em todas as frentes. Após o tarifaço, as ameaças ao PIX e ao comércio da 25 de Março, o abilolado presidente dos EUA começou a alvejar o agronegócio nacional. Com o empurrão do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), Trump insinua que o Brasil incentiva o desmatamento para beneficiar os produtores rurais brasileiros, que concorrem com os norte-americanos.


NO VENTILADOR II 
A Câmara de Comércio dos EUA (U.S. Chamber of Commerce), com 3 milhões de empresários, pede que Trump desista da tarifa de 50% contra o Brasil.  O impacto seria direto em mais de 6.500 pequenas empresas norte-americanas que dependem de importações do Brasil, além de 3.900 companhias dos EUA com investimentos no território brasileiro.

 

DIA DELA 
Hoje é dia de Santa Cristina, mártir. Segundo os mosaicos descobertos na igreja de Santo Apolinário, em Ravena, construída no século VI, Cristina era realmente uma das virgens cristãs mártires das antigas perseguições. Portanto, já naquele século, venerada como santa, como se pôde observar pela descoberta de sua sepultura, que também possibilitou o aparecimento de um cemitério subterrâneo, oculto, ao lado. Relatos do antigo povo cristão contam que o pai de Cristina, Urbano, era pagão e oficial do Império Romano, ao saber da conversão de sua filha, queria obrigá-la a renunciar ao Cristianismo. Urbano decidiu trancá-la numa torre, na companhia de 12 servas pagãs. Como ela não abdicou da fé, seu pai mandou chicoteá-la e prendê-la num cárcere. Depois, entregue aos juízes, Cristina foi torturada terrivelmente e jogada numa cela onde três anjos celestes limparam e curaram suas feridas. Como solução final, o governante pagão mandou que lhe amarrassem uma pedra no pescoço e jogassem-na num lago. Novamente, anjos intervieram: sustentaram a pedra, que ficou boiando na superfície da água, e levaram a jovem até a margem do lago. As torturas continuaram, mesmo depois de seu pai ser castigado por Deus, morrendo de forma terrível. Cristina ainda foi novamente flagelada, depois amarrada em uma grade de ferro quente, colocada numa fornalha superaquecida, mordida por cobras venenosas e teve os seios cortados, antes de, finalmente, ser morta com duas lanças transpassando seu corpo virgem. Assim o seu martírio foi divulgado pelo povo cristão desde o ano 287. Santa Cristina, rogai por nós.

 

BOATO NÃO É FATO 
É impressionante como certos boatos ganham força nas redes e confundem até quem deveria checar antes de compartilhar. O mais recente envolve Luna Barroso, filha do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso. Circula por aí a fake news de que ela mora nos Estados Unidos e será deportada. Mentira das grandes!


BOATO NÃO É FATO 
Luna não mora nos EUA — ela apenas cursou uma pós-graduação na prestigiada Universidade Yale, em New Haven, Connecticut, entre 2022 e 2023. Doutora em Direito Constitucional, atua no Brasil, no escritório Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça Advogados, criado por antigos sócios do ministro durante sua atuação na advocacia, antes do STF. Fica o alerta: boato espalha-se rápido, mas a verdade é bem mais simples e menos sensacionalista. 

 

TRADIÇÃO 
Com a abertura da 53ª Expobel no dia 18, a cidade de Bela Vista segue em clima de festa até o próximo dia 27. E de hoje até o dia 27, a emoção ganha ainda mais força com a realização do 11º Grande Prêmio Internacional 2025, no Jockey Club, para animais quarto de milha. O evento é uma homenagem mais que merecida ao saudoso filho ilustre Ueze Elias Zahran, pioneiro, empresário visionário e orgulho da terra fronteiriça. Emoção, cavalos e tradição seguem firmes na pista!

 

Fotos: Gabriel Santos

O procurador-chefe do MPF em MS, Luiz Eduardo Camargo Hernandes, e a esposa, advogada, Jacqueline Torres

 

O procurador-geral de Justiça de MS, Romão Ávila Milhan Júnior, e o presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan

 

Os médicos João Freire e Leonardo Alves

 

Os procuradores de Justiça Olavo Mascarenhas e Evaldo Borges Rodrigues da Costa

 

A empresária Neca Bumlai e o conselheiro do TCE-MS Jerson Domingos

 

 

DESFECHO I 
Vergonha para o serviço público! O ex-procurador do trabalho, em Mato Grosso do Sul, Cícero Rufino Pereira teve a aposentadoria cassada pelo Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho após comprovação de atos de improbidade administrativa.


DESFECHO II 
Segundo o Diário Oficial da União, o agora ex-procurador não apenas praticou assédio moral e sexual, como também desviava recursos de TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) e acordos judiciais para benefício próprio. Um comportamento que envergonha o Ministério Público e mancha a história da instituição que deveria zelar pela justiça e integridade. Justiça tarda, mas, nesse caso, ao menos não falhou. 

 

PENSAMENTO DO DIA 
Muito cuidado antes de julgar alguém, a pedra que você atira hoje é a mesma na qual você tropeçará amanhã.


NA LEMBRANÇA 
O ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez usava o termo "Revolução Bolivariana" para justificar as atitudes de seu governo. Mas será mesmo que Chávez estava à altura para falar em nome do maior herói da América do Sul? No dia 24 de julho de 1783, nascia, em Caracas, Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar Ponte y Palacios Blanco. O militar Simón Bolívar comandou a libertação de seu país natal do jugo espanhol, em 1821, e comandou as campanhas para expulsão dos europeus do Equador, Peru, Colômbia e Bolívia. Sua maior bandeira era a união hispano-americana. Ficou conhecido como "O Libertador". Morreu em 1830, solitário, num casebre, na Colômbia.