fernandosoares_23-01-2025

Edições anteriores

PAPELÃO HISTÓRICO I
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou os últimos dias criando um verdadeiro pandemônio, gritava por todos os cantos que havia sido convidado para a posse de Trump e fora impedido de ir aos EUA por estar com o passaporte apreendido pela Justiça, que o processa por tentativa de golpe de Estado e acredita que há risco de fuga do extremista. Foi então que ele “enviou oficialmente” o filho Eduardo (PL) e a esposa, Michelle (PL), para “representá-lo”. Os rumores de que o convite era uma farsa já rolavam pelas redes há pelo menos duas semanas. É fato que Trump tem algum nível de relação com Bolsonaro e que eles pertencem a uma mesma tendência ideológica radical, para além do fato de terem ocupado as presidências de seus países num mesmo período. No entanto, o que parecia óbvio apenas se confirmou: tudo era uma forçada de barra de Eduardo, que manobrava para o pai aparecer como um “papagaio de pirata” perto do homem mais poderoso do mundo.


PAPELÃO HISTÓRICO II
Sabe como Michelle e Eduardo Bolsonaro viram a posse de Trump? Pela TV, na Heritage Foundation, uma think tank conservadora, expressão pomposa para indicar uma espécie de grupelho de lunáticos ultrarreacionários e endinheirados que propõem as maiores insanidades como políticas públicas. Eles não tinham convite nem mesmo para entrar no Capitólio. O presidente argentino, Javier Milei, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, compareceram, mas os dois brasileiros foram deixados de fora. Como se prestam a isso?

 

BOAS ESCOLHAS
Muito bem pensada a contratação de Leandro Perez para chefiar a Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Campo Grande. É um jovem experiente, especialista no segmento, com protagonismos de sucesso nas áreas pública e privada.

 

GRÁFICO PARA CIMA
Carlos Alberto de Assis, diretor-executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems), desfila faceiríssimo. Pudera: o seu sistema de atendimento deu um salto de 1.234 registros em 2023 para 1.974 no ano seguinte, um crescimento de 59,9%.

 

FELICIDADE
Bodas de bronze. Ou 51 anos de casados para renovarem um amor que se reinventa a cada janeiro na vida de Walter Benedito Carneiro e Elizete. Uma cumplicidade de fazer inveja, mas, com o casal, o sentimento que há para distribuir é amor. Foi no domingo, 19 de janeiro de 2024, que ele e ela se recasaram diante dos filhos e filhas.

 

TOP E TOP
A incursão fotográfica de Paul Clemence no Bioparque Pantanal foi um dos momentos mais importantes deste espaço desde sua inauguração. O norte-americano, criado no Brasil, tem um cartaz como poucos no mundo da arquitetura graças ao seu trabalho de vanguarda, sensível e meticuloso.

 

TERAPIA DE CURA
O xamanismo está em alta. Brasil afora – inclusive em Mato Grosso do Sul –, a medicina e os cultos da ancestralidade estão atraindo personagens de peso na política, nos negócios, no esporte. Entre as xamãs mais atuantes e procuradas está a amazonense Anna Xara, uma nativa do povo Maués, que chegou a morar alguns meses em Campo Grande.

 

GUERRA AVISADA… I
Não demora muito para acontecerem tragédias de grande impacto envolvendo os amalucados condutores de motocicletas que usam as ruas da Capital como se fossem pistas de autoexibição. Malabarismos de altíssimo risco e roncos ensurdecedores do motor são receitas de iminentes desastres que, se não forem contidos ou reprimidos, podem cair no colo do governador Eduardo Riedel (PSDB).


GUERRA AVISADA… II
O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, está preocupado com a farra dos motoqueiros malucos. Contudo, as operações policiais de fiscalização e repressão parece que não surtiram o efeito desejado. Não há policiamento noturno e os bandidos do guidão aproveitam, fazem a festa.

 

RECADO
E as armas calaram-se. Por isso falo que os governantes têm que pensar mais com a cabeça e não com o fígado. Desejamos que a paz entre Israel e Palestina dure para sempre.

 

PENSAMENTO DO DIA
Eu nunca usaria contra você aquilo que um dia você teve confiança de contar a mim. O vínculo acaba, mas o caráter, não.


NA LEMBRANÇA
Henri-Marie Beyle era o nome de batismo do romancista Stendhal, que nasceu em 23 de janeiro de 1783, em Grenoble, na França. Romancista de temática social, ele cunhou uma frase interessante sobre o amor: "O amor é uma flor delicada, mas é preciso ter a coragem de ir colhê-la à beira de um precipício". Stendhal morreu aos 60 anos, em Paris, vítima de um ataque de apoplexia.

 

Fotos: Gabriel Santos

O fisioterapeuta João Paulo Cunha e Karine Alvares

 

O engenheiro civil Wallace Macedo e a esposa, designer de interiores, Dayane Maciel

 

O empresário Marcelo Batistela com a esposa, Marcela, e o filho Breno Batistela

 

O arquiteto e paisagista Nestor Neto e a esposa, Lia Teixeira, de Aquidauana

 

O agropecuarista Leovaldo Guzella e a esposa, Marici Guzella

 

Divulgação

Hoje, o professor da UFMS e cirurgião-dentista, com especialização em periodontia, dos mais respeitado do MS, José Peixoto Ferrão Júnior, fará sua tão esperada palestra, às 17 horas, no 42º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, maior evento de odontologia da América Latina, a convite do Conselho Federal da categoria. Ferrão representará a odontologia sul-mato-grossense nesse megaevento.