fernandosoares_22-01-2025

Edições anteriores

BOAS PREVISÕES I
A regional Costa Leste MS da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) está otimista. Sua diretoria, presidida por Brenner Salviano, nutre a expectativa de um ano de fortalecimento nesse nicho da economia em Três Lagoas e toda a região. Da agenda constam eventos gastronômicos já consagrados, entre os quais, o Bar em Bar e os atrativos Festival do Peixe e O Quilo é Nosso. 
 

BOAS PREVISÕES II
A animada perspectiva da Abrasel Costa Leste MS tem suas razões. Um levantamento da Associação constatou que o setor de alimentação fora do lar segue com sua presença cada vez mais forte na economia nacional. De 2023 a 2024, foram abertas 148,2 mil novas empresas nesse segmento.

 

OLHA O BICHO AÍ!
Campo Grande registrou em 2024 mais de 12 mil casos de dengue, com um óbito. Nos primeiros 15 dias deste ano, já eram 119. A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, além da campanha preventiva, redobrou o cerco ao Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da doença. Coordenada por Veruska Lahdo, superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, a cobertura defensiva está ampliada, com vacina para a faixa etária dos quatro aos 59 anos.

 

LEITURA
O livro de Marcelo Rubens Paiva, 65, que serviu de base para o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, disparou nas vendas. Ainda Estou Aqui retrata a luta de Eunice Paiva – mãe do escritor, interpretada por Fernanda Torres no filme – pela busca de seu marido, Rubens Paiva, raptado, torturado e morto pelo regime militar, em janeiro de 1971. O livro foi lançado em agosto de 2015 e ganhou reedição especial pela Companhia das Letras.

 

EFEITO CASCATA
Há quem aposte que será muito difícil à prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, PP, conseguir reduzir seu salário, aprovado em fevereiro de 2023 pela Câmara Municipal. É que por trás do aumento do salário da prefeita está o fato de que ele serve como base para aumentarem-se os rendimentos de 400 servidores de carreira, como auditores fiscais, procuradores, médicos e até diretores de escolas, sem falar que os salários dos vereadores também são baseados neste aumento dado à prefeita, uma vez que ninguém pode receber mais que o chefe do Executivo. O desembargador Odemilson Fassa, do TJ-MS, negou pedido de liminar imediata e quer ouvir o presidente da Câmara Municipal e o Ministério Público.

 

NA TORCIDA!
E a cidade de Bodoquena, conhecida por suas belezas naturais exuberantes, está concorrendo ao prêmio, no Green Destinations Top 100 Story Awards, como uma das melhores práticas em turismo sustentável. O Brasil está sendo representado pelos Estados de Pernambuco (Sirinhaém, Tamandaré, Santa Cruz e Fernando de Noronha); Santa Catarina (Rota do Enxaimel, Bombinhas, Penha, Bom Jardim da Serra, Itá e Treze Tílias); Mato Grosso do Sul (Bodoquena); Minas Gerais (Barão de Cocais) e Rio Grande do Norte (São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul). O anúncio do vencedor será feito durante a ITB Berlin (Internationale Tourismus-Börse Berlin), um dos maiores eventos de turismo do mundo.

 

FARRA!
O prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro (PSDB), que se autodenomina como o “mais louco do Brasil”, está na mira do Ministério Público que deu ultimato para que encerre uma série de contratos com escritórios de advocacia supostamente admitidos sem licitação e que embolsam parte da arrecadação do município. São cinco escritórios de advocacia que juntos embolsam R$ 3,26 milhões aos advogados.

 

EXPOSIÇÃO DESNECESSÁRIA!
A lista de caloteiros do IPTU publicada pela prefeitura de Campo Grande no último dia 17 vem causando um mal-estar danado aos devedores. Na lista de vencimentos de 2020 e 2021, além de instituições, estão o ex-prefeito de Campo Grande e o ex-deputado federal, entre tantos outros.

 

NA LEMBRANÇA
 Leonel Brizola, se vivo fosse, hoje estaria completando 103 anos de idade. Este gaúcho de Carazinho, que governou o Rio Grande do Sul a partir de 1958 e o Rio de Janeiro de 1982 a 1986 e de 1990 a 1994, era polêmico, mas um político que jamais teve seu nome envolvido em corrupção. Quando governou o Rio de Janeiro, criou os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), que beneficiaram milhões de crianças, entre outros projetos sociais. Defendeu a independência nacional com responsabilidade e até o Sambódromo, por onde desfilam as escolas carnavalescas, foi obra dele. Sempre manteve uma relação difícil com o presidente Lula, a quem certa vez chamou de "sapo barbudo", e com o PT, como mostra esta frase: "O PT é como uma galinha que cacareja para a esquerda, mas põe os ovos para a direita".

 

Fotos: Gabriel Santos

O advogado Osvaldo Lopes e a esposa, secretária especial da Casa Civil da Capital, Thelma Lopes

 

O vereador professor Juari (PSDB) e a esposa, Éuris Moura

 

Os generais do CMO Sandro Gomes e Vasques Diógenes

 

Os médicos Flávio Galhardo e Beatriz Lopes

 

Paula e o secretário-executivo de Gestão Política da Capital da Casa Civil do governo do Estado, Marcus Vinícius Perez, conhecido como Markito Perez

 

FINALMENTE
 O novo diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, Themis de Oliveira, das figuras mais emblemáticas da cidade, tem dado o tom do cargo que assumiu: Transformação e modernização do transporte público em Campo Grande. Era tudo de que precisávamos.

 

DIA DELE
Hoje é dia de São Vicente, que nasceu na Espanha e viveu num período muito difícil da Igreja, um tempo em que Diocleciano e Maximiano – imperadores – começaram a perseguir os cristãos. Diante das ameaças do governador de Roma, Darciano, ele não recusou a dizer-se cristão e fiel ao Senhor. Os tormentos perseguiram-no. Foi martirizado aos poucos, até mesmo levado à grelha, tendo seu corpo dilacerado, jogado numa prisão e, por fim, Darciano deixou-o num leito, pedindo que cuidassem dele. Ali, sim, ele foi visitado por outros cristãos e entregou-se a Deus. São Vicente tornou-se modelo para todos os cristãos, padroeiro principal do patriarcado de Lisboa e da diocese de Faro. São Vicente, rogai por nós!

 

PENSAMENTO DO DIA
O ingrato tem memória curta. No primeiro “não”, ele se esquece das inúmeras vezes que você o ajudou.