fernandosoares_21-01-2025

Edições anteriores

NECESSÁRIO
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Fernandes Martins, encerra seu mandato na presidência lançando a pedra fundamental do Fórum da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, no próximo dia 30, às 10h30, na rua dos Caiabís, ao lado da Casa da Mulher Brasileira.

 

PROMESSA DE CAMPANHA
Com a posse de Donald Trump, ontem, hoje, o chefe da política de imigração do novo governo dos EUA, Thomas Homan, começará a fazer uma varredura de imigrantes sem documentos, inclusive com prisões em massa.

 

DESFECHO
Condenado na primeira instância (por acumular o mandato de deputado estadual com o de diretor de TV) à perda de função pública, pagamento de multa no valor de 40 vezes o salário que recebia como deputado, proibição de contratar serviço público ou receber incentivos fiscais, o ex-deputado estadual Maurício Picarelli, 77, foi absolvido pelo Tribunal de Justiça de MS.

 

EXCELÊNCIA
Entre um riso e uma gargalhada, porque de alegrias tantas, Ricardo Ayache comemora mais um golaço de sua gestão. O Hospital Cassems de Campo Grande conquistou o Nível 3 de Acreditação ONA. Trata-se do mais elevado reconhecimento à qualidade e à segurança em serviços de saúde no País.

 

ENGOLINDO SAPO
Corredores da Assembleia Legislativa testemunharam sintomático bate-papo entre dois assessores de lideranças estaduais. A dupla criticava a nomeação do atoleimado ex-vereador Tiago Vargas em cargo de ponta no staff da prefeita Adriane Lopes (PP). Consideravam ser pesada demais essa conta e debitavam-na no crédito de poderoso apadrinhamento.

 

ADEUS
Quem nos deixou no sábado, dia 18, foi o major aposentado da Polícia Militar de MS e professor do magistério Marmo Marcelino Vieira de Arruda, aos 67 anos. Ele não resistiu a um procedimento cirúrgico. Que ele siga o caminho da luz.

 

OLHA ELE AÍ!
No vai e vem da vida, 14 anos depois de deflagrar os bombásticos fatos que culminaram na cassação do prefeito Ari Artuzi e de outros políticos de Dourados, o jornalista Eleandro Passaia, 49, ressurge. E em fita privilegiada: foi contratado pela TV Record para substituir Reinaldo Gottino e ancorar o Balanço Geral, um dos carros-chefes na programação da emissora. Gottino, 47, passará a ancorar o Cidade Alerta.

 

VELAS PARA PNEUS
Os amantes de fake news estão fazendo a maior festa com o estrago que sua campanha de mentiras sobre o Pix causou à imagem do governo e do presidente Lula. Este País não é para amadores mesmo.

 

DIA DELA
Hoje é dia de Santa Inês. O nome vem do grego, significa pura. Ela pertenceu a uma família romana, segundo os costumes do seu tempo, foi cuidada por uma aia (uma babá), que só a deixaria após o casamento. Santa Inês tinha cerca de 12 anos quando um pretendente se aproximou dela. Era filho do prefeito de Roma e estava encantado pela beleza física de Inês. Mas sua beleza principal é aquela que não passa: a comunhão com Deus. De maneira secreta, Inês tinha feito uma descoberta vocacional, era chamada a ser uma das virgens consagradas ao Senhor; e fez este compromisso. O jovem não sabia e diante de tantas propostas, ela sempre dizia “não”. Até que ele denunciou Inês para as autoridades, o que, sob o império de Diocleciano, era correr risco de morte. Quem renunciasse a Jesus ficaria com a própria vida; caso contrário, tornava-se um mártir. Foi o que aconteceu com esta jovem de cerca de 12 ou 13 anos. Tão conhecida e citada pelos santos padres, Santa Inês é modelo de uma pureza à prova de fogo, pois diante das autoridades e do imperador, ela dizia-se cristã. Eles começaram pelo diálogo, depois as diversas ameaças com fogo e tortura, mas em nada ela renunciava ao seu Divino Esposo. Até que a pegaram e levaram-na para um lugar em Roma próprio da prostituição, mas ela deixou claro que Jesus Cristo, seu Divino Esposo, não abandona os seus. De fato, ela não foi manchada pelo pecado. Auxiliada pelo Espírito Santo, com muita sabedoria, ela permaneceu fiel ao seu voto e ao seu compromisso, até que as autoridades, vendo que não podiam vencê-la pela ignorância, mandaram, então, degolar a jovem cristã. Ela perdeu a cabeça, mas não o coração, que ficou para sempre em Cristo. Santa Inês tem uma basílica que foi consagrada a ela no lugar onde foi enterrada.

 

Fotos: Gabriel Santos

A secretária de Administração e Inovação (Semadi), Andréa Alves, e a presidente da Planurb, Berenice Jacob

 

A professora Alelis Gomes e a psicóloga Luciene Soares Caxias

 

O presidente da Agetec, Leandro Elias Basmage, e a esposa, Narayana Basmage

 

O secretário-adjunto da Casa Civil do governo de MS, Walter Carneiro Júnior, e o vereador de Campo Grande Landmark Rios (PT)

 

O casal Karol Novaes e o empresário Rafael Tognini

 

ERRATA
Alguém disse a mim e até escrevi, em coluna da semana passada, que o ex-prefeito de Camapuã Marcelo Duailibi, condenado pela operação Tempestade a devolver R$ 4,6 milhões, teria falecido. Ledo engano, quem faleceu foi seu tio Maurício Duailibi, aos 75 anos, vítima de Covid-19. Por sinal, Maurício Duailibi era um grande advogado. Nossas desculpas!

 

PENSAMENTO DO DIA
São poucas as pessoas que realmente se importam com você. A maioria só está curiosa.

 

NA LEMBRANÇA
O escritor maranhense Aluísio de Azevedo morreu no dia 21 de janeiro de 1913, em Buenos Aires, aos 55 anos. Criador do Naturalismo, o autor de O Mulato (1881) e O Cortiço (1896) deixou esta frase inesquecível: "A gente, depois de muito chorar e lastimar-se, sente apetite de beijar e abraçar alguém. Queremos crer que é na adversidade que se fortalecem mais os corações e corroboram-se os afetos".