fernandosoares_06-08-2025

Edições anteriores

ALERTA 
Pesquisa Datafolha divulgada pelo G1 acende o sinal vermelho para quem pensa em defender anistia a Bolsonaro e aliados pelos atos golpistas do 8 de Janeiro. Segundo o levantamento, 61% dos brasileiros afirmam que “não votariam de jeito nenhum” em candidatos com essa proposta. Apenas 19% votariam com certeza; 14%, talvez; e 6% não souberam responder. O recado das urnas está dado: o eleitor não quer passar pano para golpistas.

 

RACHA 
O ato que deveria criticar o STF e o governo Lula acabou expondo a guerra interna do PL de Mato Grosso do Sul. O deputado Pollon, do bolsonarismo raiz, atacou a possível entrada de pessoas históricas do PSDB no partido, chamando de “teatro absurdo”. A cena, aplaudida por parte da militância, reforça a imagem de um partido mais preocupado com disputa de espaço do que com propostas claras para o Estado. Se não buscar unidade, o PL/MS corre risco de perder relevância política. 

 

É O CARA! 
Desde que me conheço por gente, Carlos de Assis, atual diretor-presidente da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS) e quadro histórico do PSDB, sempre teve na veia aquele estilo de sindicalista raiz, típico do PT. Sua interlocução com líderes de bairros, construída com diálogo e presença, sempre rendeu bons frutos às principais lideranças tucanas. Assis sabe articular como poucos e isto faz toda a diferença nos bastidores do PSDB e da política sul-mato-grossense. 

 

PREFEITA ARRUMADA 
Um técnico do Tribunal de Contas de MS que acompanha de perto as contas da prefeitura confidenciou à coluna: quem assumir a sucessão da prefeita Adriane Lopes (PP) vai encontrar a casa em ordem. Um dos principais elogios vai para a gestão da folha de pagamentos que, no segundo mandato, caiu de 60% para 51% da receita corrente líquida, bem abaixo do limite legal de 54%. Sinal de equilíbrio e responsabilidade fiscal. 

 

DISPAROU PARA CIMA 
No ato Reaja, Brasil, o deputado federal Marcos Pollon (PL) perdeu a linha e chamou de “canalha” e “vagabundo” quem entregou o comando do PL ao dirigente do PSDB. Detalhe: nessa seara, só há dois nomes com poder para isso – Valdemar da Costa Neto, o presidente nacional do partido, e o próprio Jair Bolsonaro. Foi recado direto… e sem filtro. 

 

TROCA DE FREGUÊS 
Com a sobretaxa imposta na era Trump, os Estados Unidos deram as costas para a carne bovina brasileira e agora estão perdendo espaço. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços mostram que, até julho, o México já superou os norte-americanos e tornou-se o segundo maior comprador da nossa carne, atrás apenas da China. Enquanto os EUA tentam proteger-se, o Brasil vai abrindo novos mercados. 

 

PELE DOS SONHOS 
A médica dermatologista e professora da Uniderp Carolina Arroyo está desenvolvendo sua própria linha de produtos voltados para o cuidado completo do rosto e do corpo. Com base no conceito de que “se seu corpo sente, sua pele responde”, a proposta é oferecer tratamentos eficazes para uma pele perfeita. Em breve, conheceremos essa novidade que promete revolucionar os cuidados dermatológicos! 

 

CORRENTE 
É forte e cada vez maior o número de vozes que oram pela saúde de Arthur Mário Medeiros Ramalho. O querido radialista e comunicador vem passando por rigoroso tratamento médico-hospitalar.  

 

LANCE SOLIDÁRIO 
Um gesto nobre de Rafael Azambuja no Leilão União de Forças, realizado no sábado (02). Ele destinou para a Associação Juliano Varela todo o valor arrecadado com a venda da belíssima égua Princess Ren Lena. E a apresentação da banda musical da Associação arrancou aplausos emocionados e calorosos dos participantes do evento, um deles, do ex-governador Reinaldo Azambuja. 

 

ÍNTIMO DO LUGAR 
Em 2015, Mateus Solano foi protagonista do longa-metragem Em Nome da Lei, do diretor Sérgio Rezende. Filmado em Dourados, contou a saga do juiz federal Odilon de Oliveira. Nos últimos dias, o ator curtiu bastante as belezas de Bonito e da região de Bodoquena, renovando seu amor por Mato Grosso do Sul. Deve estar preparando desembarques no Pantanal.


NA LEMBRANÇA 
Há 22 anos, morria o empresário Roberto Marinho. Tinha, então, 98 anos. Jornalista e empresário das comunicações, ergueu, a partir do jornal O Globo, herdado do pai, Irineu Marinho, a organização que possuía a maior emissora de televisão da América Latina e a terceira do mundo. Era um empresário brilhante, que se definia com uma frase: "Não compro bilhetes. Já ganhei na loteria quando nasci". 

 

Reprodução

Os desembargadores do TRT da 24ª Região João de Deus e Tomás Bawden de Castro Silva, presidente do Tribunal

 

O cirurgião-dentista Edemir Carlos Hermann e a esposa, Natália Hermann

 

A nutricionista Ticiane Croda e a enfermeira Tatiana Bazan

 

A empresária Mariana Paiva e o marido, advogado, Vinícius Paiva

 

O médico Luiz Fernando Sismeiro e a esposa, Miriam Sismeiro

 

Arquivo

A impressionante transformação de Bataguassu tem as digitais de um casal que virou símbolo de trabalho e articulação política: a prefeita Wanderleia e seu marido, o deputado estadual Pedro Caravina, PSDB. Juntos, eles colocaram o município no radar do desenvolvimento com a chegada da gigante Bracell, um investimento de R$ 25 bilhões que deve gerar mais de 10 mil empregos. A cidade agradece essa transformação em boas mãos!

 

PENSAMENTO DO DIA 
A maturidade ensina que, às vezes, você tem de aprender a ficar em silêncio mesmo quando tem muito a dizer.