fernandosoares_11-09-2024

Edições anteriores

ENTENDEU?
O presidente do Tribunal de Contas de MS, conselheiro Jerson Domingos, está numa situação privilegiada quanto à escolha do novo presidente da Corte, quando dezembro chegar. Com o afastamento dos conselheiros Iran Coelho das Neves, Waldir Neves e Ronaldo Chadid por corrupção, a Corte de Contas não consegue quórum para realizar o pleito, já que Domingos tem o voto de Osmar Jeronymo, seu fiel amigo, enquanto Márcio Monteiro se alia a Flávio Kayatt. Como não há formação de chapa com três membros, a eleição será prorrogada até o próximo ano, quando Domingos deixa o TCU pela aposentadoria compulsória. Fora isso, é tudo falácia.

 

VALEU, MESMO!
Orgulhoso está o governo do Estado com os atletas de Mato Grosso do Sul que participaram das paralímpiadas de Paris 2024, trazendo cinco medalhas para o Brasil, sendo duas de ouro, uma de prata e as outras duas de bronze, batendo os recordes de medalhas conquistadas pela delegação brasileira. Eles colocaram o país, pela primeira vez, entre os cinco melhores do mundo! Fernando Rufino, 39, de Itaquiraí, trouxe o ouro na paracanoagem 200 metros; o campo-grandense Yeltsin Jacques, 32, o ouro no atletismo nos 1500 metros e bronze nos 5 mil metros na classe T 11; o douradense Paulo Henrique dos Reis, 26, levou o bronze na prova de salto em distância e a atleta de Guia Lopes da Laguna Érika Cheres Zoaga, 36, conquistou a prata no judô. O que todos têm em comum? São do programa Bolsa Atleta da Fundesporte.

 

MUITO TRISTE
A prefeita Adriane Lopes (PP) derramou lágrimas quando soube, no sábado, da explosão da usina de asfalto que ela montou em parceria com outros municípios no Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região Central de MS. Ela fez a maior ginástica para que os asfaltos começassem a ser recapeados, ontem, pelas ruas da Capital, depois de investir R$ 24,3 milhões. Um boletim de ocorrência foi registrado para apurar as razões, se houve falhas da própria usina, que estava em aquecimento, ou boicote.

 

ATUALIDADE
ESG (Environmental, Social and Governance), termos que significam, em português, Ambiental, Social e de Governança, são as diretrizes conceituais de gestão pública recomendadas pelo deputado estadual Gerson Claro (PP), presidente da Assembleia Legislativa (Alems), para os tempos modernos. 

 

TELAS
Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, 68, o filme de melhor roteiro no Festival de Veneza, é uma das obras mais aplaudidas pela crítica europeia. Com um elenco que tem Fernanda Torres, 58, Fernanda Montenegro, 94, e Selton Mello, 51, conta fatos narrados no livro biográfico do escritor Marcelo Rubens Paiva, 65, sobre o drama de sua família. Seu pai, o deputado Rubens Paiva (PTB/SP), foi cassado e desaparecido pela ditadura militar.

 

LEITURAS
Na midiática Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em sua 27ª edição, presenças consagradas de Mato Grosso do Sul: do douradense Carlos Magno Miéres Amarilha e da carioca-guaicuru Sandra Menezes. Não faltam escritores de boa cepa nesta rica avenida literária.

 

CLASSE É CLASSE
Duas mulheres que se sobressaem pela combinação entre elegância e simplicidade são locomotivas de lideranças políticas em Mato Grosso do Sul: a atual e a ex-primeira-dama Mônica Riedel e Fátima Azambuja.

 

PROMETE
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de MS, comandada pela competente presidente Inês Santiago, comemora, amanhã, os 30 anos da entidade, no Murano Buffet. O conselho da FCDL criou o prêmio Empresário Ueze Zahran para homenagear algumas personalidades de destaque no Estado, como o governador Eduardo Riedel (PSDB).

 

ENTENDIDO, BEBÊ!
O avião modelo 560XLS, da fabricante Cessna Aircraft, apreendido na Operação Integration em nome da empresa do cantor Gusttavo Lima, 35, pela Polícia Civil de São Paulo, mesma operação que prendeu a advogada Deolane Bezerra, 36, já tinha sido vendido, no ano passado. Lima desabafou nas redes sociais: “Honra e honestidade foram as únicas coisas que eu tive na minha vida. E isso não se negocia”.

 

DATAS ASSUSTADORAS
Em 11 de setembro de 2001, o grupo terrorista Al-Qaeda jogou dois aviões contra as torres gêmeas do World Trade Center, nos EUA. Quatro aeronaves caíram em solo norte-americano naquele dia, deixando quase 3 mil vítimas. Dezesseis anos depois, o medo dos americanos também veio dos céus. Desta vez, na forma do Furacão Ida. Em 11 de setembro de 1973, um golpe militar, comandado pelos EUA, derrubou o governo democrático do Chile, do então presidente Salvador Allende (Partido Socialista do Chile), dando início a uma das mais cruéis ditaduras da América do Sul.

 

Fotos: Gabriel Santos

O pró-reitor de Administração da UCDB, Taner Bitencourt, e os advogados Tiago Bana Franco e André Pagnoncelli

 

Gente da gente: Mila Domingos e Sônia Oliveira

 

Jussara e o professor Francisco Reis

 

As professoras Solimar Rosa e Marilene de Oliveira Lima

 

A pesquisadora e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de MS, Maria Madalena Dib Mereb Greco, e a subsecretária de Políticas para Mulheres da prefeitura de Campo Grande, a advogada Carla Stephanini

 

PENSAMENTO DO DIA
Não existe esta história de que “no fundo, é uma pessoa boa”. Não estamos procurando petróleo em ninguém. A pessoa tem que ser boa no raso mesmo.

 

NA LEMBRANÇA
O ex-craque Franz Beckenbauer completaria, hoje, 79 anos. Nascido em Munique, o zagueiro alemão encantou o mundo com sua categoria. Jogou no Bayern de Munique de 1965 a 1977, conquistando os títulos alemães de 1969, 1972, 1973, 1974, a Copa da Alemanha de 1966, 1967, 1969 e 1971, a Champions League em 1974, 1975 e 1976, o Mundial Interclubes de 1976 e a Recopa Europeia de 1967. Depois, atuou no New York Cosmos, até 1980, sendo campeão em 1977, 1978 e 1980, e no Hamburgo, de 1980 a 1982, ano em que conquistou o título alemão. Pela seleção da extinta Alemanha Ocidental, Beckenbauer atuou 103 vezes, sagrando-se vice-campeão do mundo em 1966, terceiro colocado em 1970 e campeão em 1974, além de ter vencido a Eurocopa de 1972. Treinou a seleção de 1984 a 1990, sagrando-se vice em 1986 e campeão do mundo em 1990. Também foi técnico do Bayern de 1994 a 1996, levando o título alemão de 1994 e o da Copa da Uefa, em 1996. Foi dirigente do clube e membro do Comitê Executivo da Fifa. Empreendia uma luta em prol da valorização do futebol europeu: "O mais importante é dar um fim à rotatividade e trazer a Copa do Mundo outra vez para a Europa. E aqui não há dúvidas de que a Inglaterra é a favorita", disse, certa vez, referindo-se à Copa de 2018. Beckenbauer deixou-nos em janeiro deste ano.