fernandosoares_22-10-2024

Edições anteriores

PATICUMBUM
Na terça-feira, 15, a Escola de Samba Unidos da Vila Carvalho fez 55 anos de brilhante e gloriosa existência! Uma data importante porque é referência de um movimento afirmativo da cultura e da arte popular em Mato Grosso do Sul. Seu presidente, José Carlos de Carvalho, está orgulhoso com as homenagens que a escola vem recebendo.

 

PÕE NA CONTA
Regiane Dedé de Oliveira, economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio/MS (IPF-MS), fez importante alerta sobre os cuidados necessários ao consumidor para recorrer ao cartão de crédito. Sem controle, torna-se uma ciranda viciosa de débitos. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Campo Grande tem mais de 200 mil pessoas endividadas, sendo 72% enredadas na teia dos cartões.

 

PAPO-ARTE
Na agenda: amanhã, dia 23, a partir das 19h, no Senac Hub Academy, um encontro de conversa aberta e reveladora com dois dos grandes nomes da cultura local, o escritor Américo Calheiros e o artista plástico Pedro Góes. É o Hub Innovation 5 fazendo a diferença.

 

CORUJICES
No Dia do Médico (18 de outubro), o paizão Jary Castro não deixou por menos e fez a sua homenagem, em redes sociais, aos profissionais, mais do que óbvio, dando destaque ao filhão Farid Castro e à nora Ana Clara Ferrão, ambos são médicos.

 

MARCAS I
O compositor Zacarias Mourão e o ex-conselheiro do TCE-MS João Leite Schimidt estão entre as figuras históricas que Coxim deu ao Estado. Nessa lista, há outros nomes, um deles, o do arquiteto Jurandir Nogueira. Inovador, criativo e convicto da associação entre arquitetura, arte e bem-estar, deixou raízes de ações e ideias exemplares em seus passos pela vida, até morrer, em 2001, aos 60 anos.


MARCAS II
Um dos pioneiros na abertura de escritórios de arquitetura na Capital, Jurandir Nogueira presidiu o Crea/MS, o Departamento de MS do Instituto dos Arquitetos do Brasil e foi secretário de Transportes e Trânsito do prefeito Lúdio Coelho. Têm a sua assinatura obras como a paróquia do Sagrado Coração de Jesus, o conjunto arquitetônico do Hospital São Julião e os prédios da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça. 

 

VIOLÊNCIA POLÍTICA
Em Dourados, os dois vereadores mais votados, neste ano, representam um tabefe nos nichos hipócritas e discriminadores da sociedade. A campeã das urnas, Isa Marcondes (2.992), do Republicanos, é lésbica e dona de conhecido bordel na cidade. O vice-campeão é Franklin Schmalz, do PT, homoafetivo assumido. Ele, inclusive, fez boletim de ocorrência contra um ex-candidato do Republicanos que lhe agrediu com postagens homofóbicas, nas redes sociais.

 

CADEIRAS DO BOLINHA
Em suas mais de quatro décadas de existência, nem a Assembleia Legislativa e nem a Câmara de Vereadores de Campo Grande tiveram uma mulher na presidência da Mesa Diretora. Da mesma forma, nesse período, o Estado só teve governantes do gênero masculino. Pode ser que esse cenário mude com a primeira eleita para o cargo titular de prefeita da Capital.

 

SERÁ QUE…
Tem gente de proa na política apostando que os dias de imperador de Francisco Cezário ainda não terminaram. Na Federação de Futebol do Estado, ele já é considerado carta fora do baralho. Mas…

 

REENCONTRO
Ique Woitschach foi conhecer nos detalhes o prédio e a torre da TVE em Campo Grande. Estava na companhia do professor Carlão, que o fez reencontrar-se com um grande amigo, Orlando Loureiro, diretor-presidente da Fertel, a Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de MS. Loureiro e Woitschach trabalharam juntos na TV Globo.

 

ADEUS
Meu Deus, um final de semana de muitas perdas com dois amigos que partiram no domingo. O arquiteto e ex-secretário do Planurb, Dirceu Peters que foi vencido por um câncer e, o empresário Darci Ferrenha, que residia em Bonito e, foi por muitos anos proprietário da loja Lupo no Shopping Campo Grande. Descansem em paz.

 

Fotos: Gabriel Santos

O advogado Álvaro Guerra e a esposa, Luciana Guerra

 

O empresário Waltinho Adames com o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, e o presidente da Associação Novilho Precoce MS, Rafael Gratão

 

Os irmãos pecuaristas Mário Sérgio, Inah Luíza e Luiz Machado Metello

 

Os vereadores da Capital Jamal Salem (MDB), José Jacinto Luna Neto (PSDB), o Zé da Farmácia, e Ronilço Guerreiro (Podemos)

 

Rafaella e o marido, empresário, Frederico Guaritá

 

PENSAMENTO DO DIA
Valorize quem está sempre com você durante a tempestade, porque, em dias de sol, a praia está cheia.

 

NA LEMBRANÇA
 O dramaturgo Artur Azevedo morreu no dia 22 de outubro de 1908, no Rio de Janeiro. O maranhense, de São Luís, tinha 53 anos e uma extensa obra. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, fundou também as revistas Vida Moderna e O Álbum. Poeta lírico e contista, tinha uma frase que era sua filosofia de vida: "Para todos os aborrecimentos, há um remédio soberano: o trabalho".