fernandosoares_06-03-2024

Edições anteriores

EXPOSIÇÃO: TALENTOS DO TCE-MS

 

 

Fotos: Gabriel Santos

O Tribunal de Contas de MS abriu seu Espaço Cultural 2024 com os talentos da casa. São servidores, filhos ou esposas que revelam talentos na arte, seja fotográfica ou na pintura. Em apoio e valorização das múltiplas expressões artísticas, o Espaço Cultural traz trabalhos de 12 talentosos artistas das múltiplas linguagens da arte que marcam a cultura sul-mato-grossense, sob a curadoria de Selma Rodrigues (Seceu), e que poderão ser vistos até o mês de abril. Confira os artistas desta edição: Lucas Cavalheiro – Curta-metragem; Caio Rezende – Fotografia; Marycleide Vasques – Fotografia; Fabiana Felix – Fotografia; Priscila Afonso – Fotografia; Wagner Leite Thomaz – Fotografia; Daniela Marques Caramalac – Pintura na base de tinta nanquim, acrílica e lápis de cor; Jane Camy – Pintura na base de álcool; Jaqueline Corrêa – Óleo sobre tela; Suely do Carmo Miranda – Aquarela; Silvana da Silva Sampaio – Óleo sobre tela e Ricardo José Alberti – Inteligência Artificial (IA).

 

A empresária Cláudia Paiva e Malu Corrêa

 

A auditora Ana Lúcia Mattos e Sandra Serrano, da Escoex

 

Lumar com os pais, a artista plástica Jane Camy e Luciano Mandetta

 

Os conselheiros do TCE-MS Márcio Monteiro e Célio de Oliveira

 

A curadora da exposição, Seceu Rodrigues, e a advogada Viviane Salomão

 

A artista plástica Jaqueline Corrêa e a fotógrafa Marycleide Vasques

 

Os artistas plásticos Silvana da Silva Sampaio, Ricardo José Alberti e Priscila Afonso

 

 

 

BARRADOS NO BAILE
A manifestação bolsonarista em Sampa, no domingo passado, foi um sucesso. Mas no reduto de apoiadores, as coisas azedaram. O motivo é a frustração de atuantes escudeiros de Bolsonaro, impedidos de subirem no palanque central, entre eles, dois dos deputados federais paulistas mais votados: Carla Zambelli (PL), a segunda colocada, e Ricardo Salles (PL), o quarto.
 

BARRADOS NO BAILE II
Também engrossam a fila dos barrados no palanque de Sampa três ex-ministros, hoje, deputados federais: Osmar Terra (MDB), Mário Frias (PL) e General Pazuello (PL). O veto às presenças dos ilustres no petit comité foi atribuído ao pastor Silas Malafaia, organizador do ato. A reclamação já foi levada a Jair Bolsonaro (PL), que colocou seus "bombeiros" em ação.

 

NÃO É HOLOCAUSTO
Não há necessidade de ser contra ou a favor de quem quer que seja quando 30 mil pessoas, a maioria, mulheres e crianças, morrem, ficam órfãs ou perdem seus familiares em consequência de violentos e indiscriminados bombardeios. Só agora, após sucessivos e criticados alertas do presidente Lula (PT), o mundo dá-se conta do genocídio. A ONU informa que, em Gaza, 17 mil crianças já perderam suas famílias ou tiveram pai e mãe mortos pelas bombas e tiros do exército israelense.

 

NO MAPA
Além de São Paulo, Brasília e Goiás, os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina estão entre os mais visados pela Polícia Federal (PF) nas investigações e operações decorrentes do 08 de janeiro. Durante a semana, aconteceu a 25ª fase da Operação Lesa Pátria, com 30 mandados judiciais, sendo sete de monitoramento eletrônico (tornozeleira), três prisões e 24 de busca e apreensão. A 26ª está a caminho.

 

GRANDE IRMÃO
Queiram ou não, gostem ou não gostem, o Big Brother Brasil (BBB) continua sendo um grande sucesso. E nesta 24ª edição, o maior destaque, disparado, é um baianinho, Davi Brito, 21 anos, negro, motorista de aplicativo e bom cozinheiro. Pode não ganhar, mas tem a torcida majoritária nas enquetes.

 

NA LEMBRANÇA
 O mestre Gabriel García Márquez completaria, hoje, 97 anos, se não tivesse morrido em 17 de abril de 2014, na Cidade do México, vítima de uma pneumonia. Esse colombiano de Magdalena, jornalista e escritor dos bons, que nos presenteou com obras como Cem Anos de Solidão, fecha a coluna de hoje com esta frase: "Te amo não por quem tu és, mas por quem sou quando estou contigo". Lindo!

 

MEXIDAS
Com apoio da senadora Tereza Cristina (PP), o ex-diretor da Funtrab e atual presidente do Diretório Regional da sigla, Marco Aurélio Santullo, assume, amanhã, como secretário de Governo da prefeita Adriane Lopes (PP). Substituirá o vereador licenciado João Rocha (PP), que retoma sua vaga na Câmara Municipal e devolve Claudinho Serra (PSDB) à suplência.
 

MEXIDAS II
Com o avanço do calendário eleitoral, outras mudanças serão feitas no staff da prefeita Adriane Lopes (PP), ajustando-as ao seu projeto de tentar a reeleição. A senadora Tereza Cristina (PP) e o deputado estadual Lídio Lopes (Patriota), marido da prefeita, estão à frente do processo que engloba a ambição de dobrar a bancada de vereadores do PP. Hoje, são dois: Victor Rocha e João Rocha.

 

 

ASSUNTO ESPINHOSO
A situação do deputado estadual Neno Razuk (PL), acusado pelo Ministério Público de chefiar organização criminosa, começa a ser avaliada pela repartição jurídica da Casa, que deve pronunciar-se pedindo a saída do parlamentar da chefia do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa. O deputado em questão é réu em processo que investiga uma organização criminosa pelo domínio da atividade contraventora.

 

AGRO É MAIS
A expectativa de sucesso é grande e o presidente da Associação dos Criadores de MS (Acrissul), Guilherme Bumlai, capricha nos detalhes. Com início no dia 04 e término no dia 14 de abril, na programação oficial, as atividades da feira terão sua première tradicional no dia 23 de março, com os leilões no Parque de Exposições Laucídio Coelho. O primeiro é o Leilão Patrimônio Genético Sete Estrelas. Otimista, a Acrissul acredita que será superada a marca de negócios de 2023, quando a Expogrande movimentou R$ 18 milhões na venda de 4 mil animais.
 

AGRO É MAIS II
Depois de muito tempo impedida de realizar espetáculos musicais por causa de reclamações da vizinhança contra o excesso de barulho –, a Expogrande 2024 voltará a oferecer um de seus maiores atrativos. E vai abrir no dia 04, com a dupla Victor & Léo. Os irmãos romperam em 2018 e ano passado anunciaram sua volta, a partir de 2024. Na sequência, o card de astros e estrelas nacionais programou: Lauana Prado e Gustavo Mioto; Henrique & Juliano; Fred & Fabrício; Ana Castela e Rayane & Rafaela; e Simone Mendes.

 

PENSAMENTO DO DIA
Quando um vagabundo tem intimidade de passar a mão na tua cara é porque você já está comendo na mão dele.