fernandosoares_01-03-2024

Edições anteriores

ESCORREGÕES
Em uma comparação de responsabilidades e iniciativas, o vereador Professor Juari (PSDB) situou atitudes dos secretários estadual e municipal de Educação no início deste ano letivo. Pontuou que o primeiro foi até a Assembleia Legislativa expor à Comissão de Educação os planos da sua Pasta para 2024. Já na Câmara de Vereadores, a comissão similar aguarda do secretário municipal gesto semelhante. Antes tarde.

 

IMPACTO
No âmbito da Associação dos Municípios de MS (Assomasul), repercute a decisão do ex-deputado e conselheiro Jerson Domingos, presidente do Tribunal de Contas (TCE), de criar força-tarefa para julgar os balanços contábeis de cada prefeito antes do início da campanha eleitoral. Deve ser o temor pelo efeito ficha suja.

 

JOIO E TRIGO
A cúpula nacional do MDB resiste. Mas a pressão é muito forte para que identifiquem em seu cadastro de filiados importantes os que apoiam o governo Lula (PT) e os que desfraldam bandeiras do bolsonarismo. Dizem que a providência leva em conta as chances de indicarem a ministra Simone Tebet para vice de Lula em 2026.

 

SOCORRO, PROCON!
Um abuso escandaloso o das farmácias da rede privada em Campo Grande. Por causa da epidemia de dengue, os preços de repelentes estão até mais de 100% acima das tabelas. Trata-se de produto indispensável para reforçar a proteção das famílias contra o mosquito Aedes aegypti.
 

SOCORRO, POLÍCIA!
Não é possível que os maus elementos continuem dando as cartas, desafiando as autoridades e transformando as ruas do centro e dos bairros em pistas de alta velocidade e peripécias com motocicletas envenenadas. E tudo com decibéis elevados ao cubo, como se não houvesse lei… E nem autoridade para barrar tais abusos.

 

COMOÇÃO
A morte do sociólogo e escritor Paulo Cabral, um dos maiores e mais populares intelectuais de Mato Grosso do Sul, deixou consternada uma multidão de amigos, admiradores e ex-alunos também de outros estados. Tinha 75 anos e partiu na terça-feira, deixando um riquíssimo legado de saber, honradez e compromisso com a verdade.

 

BOCA DO POVO
Em Dourados, o nome do ex-prefeito Murilo Zauith volta a fazer parte das rodas políticas e até em manifestações na rede social. Deve ser por causa da insatisfação popular com as recentes administrações. Zauith cumpriu dois mandatos e deixou saudades.

 

ELAS
No próximo dia 05, às 19h30, a bela Bruna Lombardi volta a Campo Grande para ministrar a palestra “O que é felicidade?”. Recentemente a escritora visitou a cidade e esteve presente na inauguração da Casa-Quintal Manoel de Barros. Especialista no tema felicidade, a atriz promove palestras, em todo o Brasil, nas quais convida o público a refletir sobre escolhas pessoais. A palestra faz parte da programação do Delas Day, promovido pelo Sebrae/MS com a participação de várias outras profissionais, como Patrícia Cozzolino, Clarissa Carlotto, Neca Bumlai e Viviane Luíza.

 

SEM CHANCE!
O delicioso peixe Dourado, proibido para a pesca há cinco anos, em MS, vai continuar por mais 12 meses com a mesma proibição. Sua pesca pode continuar somente na modalidade “pesque e solte”. Os pescadores alegam que existe excesso de Dourado nos rios do Estado e que ele é predador das demais espécies, mesmo assim, os parlamentares decidiram prorrogar a proibição até o fim de 2024.

 

DESFECHO
Depois de oito anos, finalmente a família das irmãs campo-grandenses Akemy e Michelle Maruyama, de 27 e 29 anos, mortas no Japão pelo peruano Edgard Anthony La Rosa Vite, viu a Justiça acontecer. O rapaz foi condenado a prisão perpétua.

 

PENSAMENTO DO DIA
Valorize o que você tem, hoje, porque a vida é como um livro, cada página, uma história. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, porque, ao virar a página, pode estar escrito “fim”.

 

Fotos: Arquivo

O juiz federal aposentado Odilon de Oliveira e a esposa, Divina Oliveira

 

O procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, João Antônio de Oliveira Martins Júnior, e a esposa, Silvana Amaral

 

O médico ortopedista Rogério Padovani Toffoli e a esposa, Juliana Poiatt

 

A prefeita de Água Clara, Gerolina da Silva Alves (PSD), e o marido, e ex-prefeito, Silas José (PSDB)

 

O conselheiro substituto do TCE-MS Leandro Lobo Pimentel e a esposa, Marina Lobo

 

NA LEMBRANÇA
Rui Barbosa foi um dos maiores homens do Brasil. Nascido em 5 de novembro de 1849, este soteropolitano foi jornalista, escritor, político republicano, abolicionista e diplomata. Coube a ele escrever, praticamente sozinho, a nossa primeira Constituição e na II Conferência da Paz, em Haia, Holanda, no ano de 1907, fiou conhecido como a Águia de Haia por suas posições firmes em defesa de um mundo melhor. Fundador e um dos presidentes da Academia Brasileira de Letras, ele deixou a nós esta frase-lição: "Amigos e inimigos estão, amiúde, em posições trocadas. Uns nos querem mal e fazem-nos bem. Outros nos almejam o bem e nos trazem o mal". Rui Barbosa morreu no dia 1º de março de 1923, em Petrópolis (RJ).