fernandosoares_31-05-2024

Edições anteriores

ACIMA DA LEI I
Em Campo Grande, os criminosos das motocicletas pilotam como se as ruas fossem pistas de corrida, picadeiros de malabarismos circenses ou torneio de roncos de motor. E estão à vontade. No saldo desta violenta panaceia, inocentes superlotam a ala de fraturas dos hospitais ou a folha de obituários. E se vez por outra a ação policial entra em cena, é um tal de “S.O.S., papai” ou “Sabe quem com quem está falando?” a dar com pau!
 

ACIMA DA LEI II
Os motoboys têm leis que resguardam os seus merecidos direitos profissionais e previdenciários. Mas é frouxo o controle dos abusos que cometem nas ruas. Confundem agilidade com pressa e não respeitam o Código de Trânsito. A Lei do Habib’s, criada em 2011, proíbe que as empresas incentivem a velocidade (elas davam até promoções) para cumprirem prazos de entrega. Esse estímulo às entregas ultrarrápidas aumentou o número de acidentes e de vítimas ativas e passivas. E hoje, aqui está o rescaldo.

 

SAUDADE
Em dias de ótimas recordações, o jornalista, escritor e pesquisador Ahmad Schabib Hany, lá de Corumbá, fez um belo artigo sobre os 50 anos de Ramda Larama, identificação extraída com as letras invertidas de seu nome, Ademar Amaral. Ele partiu em 03 de junho de 1974, mas deixou um legado de enorme significação cultural por seu ativismo nas crônicas e programas de rádio e no incentivo a todas as manifestações artísticas da cidade.

 

“O MEU PRIMEIRO”
Confusão instalada nos partidos até parece ensaio e crise, porém, na verdade, é um desafio dos mais agradáveis aos dirigentes. Trata-se, nada mais, nada menos, da encarniçada disputa pela indicação dos nomes a vice nas chapas majoritárias da sucessão na Capital. Um nome dos badalados está sofrendo vetos por causa do excesso de parentes no trecho.

 

TELAS
A midiática galeria de artes da Casa do Paulo Branquinho, no Centro do Rio de Janeiro, exibe voos contemporâneos de renomados criadores, entre os quais, o dinâmico e criativo artista corumbaense Edson Castro. Um plus na trajetória de cada convidado a fazer parte desse nobre circuito, que está aberto ao público, desde 2016, pelo produtor de artes visuais, ambientalista e curador Paulo Branquinho.

 

DESMONTE
Marquem: o senador Flávio Bolsonaro (PL) é o relator da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 03/2022. Trata-se de uma proposta do deputado Arnaldo Jordy (Cidadania/PA) para transferir à iniciativa privada terrenos de marinha cuja propriedade exclusiva é da União. Isso só será possível com uma mudança no texto constitucional que permita a entrega dessas áreas a estados, municípios ou particulares. Já pensaram no que acontecerá – de ruim – se a PEC for aprovada? Será a privatização das praias e haverá mais desmonte ambiental.

 

TRANÇAS SUSPEITAS
As operações policiais na Prefeitura de Sidrolândia e na Federação de Futebol de MS deixaram muitos fios soltos. Suas conexões estão sendo reprocessadas. A maioria da Câmara Municipal já blindou a prefeita Vanda Camilo (PP), mas a fiação deixou muitas pontinhas desencapadas.

 

MIMOS
Um dos guardados que recebem o máximo de carinho nas estantes do advogado, ex-vereador, ex-secretário de Cultura e escritor Athayde Nery Júnior é um exemplar de O livro de pré-coisas (1985). É uma das obras literárias do imortal Manoel de Barros. A relíquia não é o livro em si, mas a dedicatória escrita pelo poeta quando o deu de presente a Nery Júnior, há 30 anos.

 

FAMÍLIA FORTE
O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) governou Bataguassu em dois mandatos (2013/20). Ele teve como vice-prefeito o ex-deputado Akira Otsubo (MDB). Em 2020, Otsubo elegeu-se prefeito e agora quer a reeleição, contudo, seus planos estão esbarrando na forte cotação de uma adversária e ex-parceira política, Wanderléia Caravina (PSDB). Exatamente ela, a ex-primeira-dama e esposa de Caravina é quem lidera, com larga vantagem, a pesquisa do Instituto Ranking Brasil de intenções de voto. 

 

VÃO VENDO…
Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela que entre 2013 e 2023, cerca de 94% dos municípios brasileiros (ou 5.233 dos 5.570) recorreram a decretos de emergência ou calamidade por conta de eventos climáticos. Foram 64.742 decretos do gênero, afetando 418 milhões de pessoas, em média, como se toda a população do país fosse afetada por duas vezes.

 

PENSAMENTO DO DIA
É impossível um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.

 

Fotos: Gabriel Santos

A escritora Marisa e a irmã Sandra Serrano

 

As empresárias Euza Rezek e Arlete Adames

 

O deputado estadual Rinaldo Modesto (Podemos) e a esposa, psicóloga, Cristiane Modesto

 

O casal Hélio Fogolin e a empresária da moda Sidney Volpe

 

O doutor em História Paulo Marcos Esselin e o engenheiro civil Renato Albuquerque

 

Divulgação

Esta flor do Panamá é chamada de Orquídea do Espírito Santo e floresce apenas na época de Pentecostes! Eis a criação, obra perfeitíssima das mãos de Deus!

 

NA LEMBRANÇA
  A jornalista Marília Gabriela Baston de Toledo completa, hoje, 76 anos bem vividos. Apresentadora, atriz e cantora, ela encarna a figura da mulher moderna, com perfeição. É com um depoimento dela, dado à Folha de São Paulo, que encerramos a coluna de hoje: "Fiz muita bobagem por sexo, transei com gente que hoje eu nem cumprimento, mas vim sossegando com o tempo. Conheci as drogas, mas tinha trauma, vi gente muito próxima morrer disto. Nunca fui além de experimentar, porque vim de uma família de classe média remediada, na qual quem não acorda cedo, não produz de manhã, está fazendo tudo errado. Eu carrego essas culpas cristãs comigo".