fernandosoares_19-05-2024

Edições anteriores

QUANTO ORGULHO!

   

Fotos: Divulgação

Pura emoção. Na sexta-feira (17), a neta primogênita do empresário Pedro Chaves dos Santos Filho e de Reni Domingos, a linda e inteligente Maria Eduarda, colou grau, na Universidade de Boston (USA), em dois cursos superiores, como Bacharel em Cinema e Comunicação e Bacharel em Psicologia e Estudo do Cérebro. Para a colação de grau, compareceram na solenidade, nos Estados Unidos, Pedro Chaves, Reni Domingos dos Santos, Paulo Domingos Chaves dos Santos, Stella e Paulo Filho. Foi uma formatura apoteótica, realizada no Agganis Arena, com as presenças de mais de 3.000 convidados, entre pais, familiares, autoridades e convidados dos alunos. Ela recebeu o Cordão Dourado e as honrarias com louvor, pois foi a melhor aluna de sua turma. Não é à toa que tem aquele velho ditado: “Filha de peixe, peixinha é”. A jovem tem no DNA os estudos, uma vez que seu pai, Paulo dos Santos, é uma das maiores cabeças pensantes de MS e os avós têm uma vida dedicada à educação em Mato Grosso do Sul. Essa vai longe!

 

Maria Eduarda com os avós Pedro Chaves dos Santos Filho e Reni Domingos dos Santos

 

Maria Eduarda com a família, Pedro, Reni, Stella, Paulo Domingos dos Santos e Paulo Filho

 

A festejada Maria Eduarda

 

O empresário Paulo Domingos dos Santos e a filha Maria Eduarda

     

DEU O QUE FALAR
O juiz de Direito Ariovaldo Nantes Corrêa tornou sem efeito uma decisão da juíza Elizabeth Baisch. Em disputa, uma área, no Parque dos Poderes, para construção de obra pública. Em vez de homologar ou não um acordo entre o Governo do Estado e o Ministério Público, num processo que tramita há mais de dois anos sob os cuidados profissionais de Nantes Corrêa, a decisão veio com um tom de desqualificação da magistrada. Nestes tempos de reprovação a tudo o que cheira a misoginia e machismo. Independente do objeto da decisão e de sua correção, o silêncio de vozes da magistratura, deixaram a juíza Baisch sozinha com suas razões.

 

RECONHECIMENTO
No Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, é Deus no céu e Jerson Domingos na terra. É que o presidente concedeu o maior aumento salarial nesta temporada de negociação com o poder público. A corte de contas ofereceu um aumento de 12%, sem falar em outros reajustes para seus servidores.

 

VÃO VENDO…
Parece que não vai ter sucesso a demanda de defesa jurídica que tenta tirar de Sidrolândia – e trazer para uma vara criminal de Campo Grande – o julgamento dos envolvidos na Operação Tromper. Filomena Fluminhan, procuradora de Justiça, pôs por terra a tentativa. Vem chumbo dos grossos por aí. Além do vereador Claudinho Serra (PSDB), que já se afastou do cargo, há outros nomes na alça de mira.

 

COISA DE MELIANTES
A tchurma criminosa das fake news não descansa. Nem mesmo com a dor dos gaúchos. Inventou que a operadora Starlink, a internet via satélite do bilionário Elon Musk, era a única disponível para o Rio Grande do Sul durante as enchentes. Mentira braba. A Conexis Brasil Digital – associação de empresas brasileiras de telecomunicações e de conectividade – informou que as principais operadoras de internet fixa e móvel têm mantido redes ativas na maior parte do Estado e que a Starlink representa apenas 0,1% do mercado local.

 

ESTANTES
Com chancela da Editora Letra Livre e 352 páginas para inebriante leitura, o livro “Nadas em busca dos tudos” é um voo de revisitação que o escritor Henrique de Medeiros faz sobre suas obras. A antologia será lançada amanhã, 20, na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, da qual ele é o presidente. 

 

CRUZES NO AMBIENTE
Lamentável! Proporcionalmente, Mato Grosso do Sul é o Estado mais violento do País para o público LGBTQIA+. Em seu território, foram registrados nove assassinatos, em 2023, desse segmento da população. Em números absolutos, São Paulo, com 29, continua liderando essa triste e pavorosa estatística.

 

OREMOS
O Catecismo da Igreja diz que “a existência dos seres espirituais, não corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé”. E que eles estejam sempre presentes em nossas vidas.

 

NA LEMBRANÇA
Ele nasceu Malcolm Little, rebatizou-se como El-Hajj Malik Al-Shabazz ao converter-se ao islamismo, mas ficou célebre como Malcolm X. O líder antirracista estaria completando, hoje, 82 anos se não tivesse sido assassinado a tiros enquanto discursava, no dia 21 de fevereiro de 1965, no Audubon Theatre and Ballroom, no bairro de Washington Heights, em Manhattan, Nova Iorque. Suspeita-se que os autores eram membros do Nation of Islam (NOI), grupo que integrou até 1963. Malcolm X contrapunha-se à filosofia pacifista de Martin Luther King, como pode ser visto nesta frase: "Quem já ouviu falar de revolucionários irados balançando seus pés descalços junto aos seus opressores em piscinas de parques cercada de lírios, com gospels e guitarras e discursos do tipo ‘Eu tenho um sonho’? As massas negras, na América, estavam e continuam vivendo um pesadelo".

 

SARAVÁ I!
Hoje, 19, uma bela e vibrante celebração vai comemorar o 29º aniversário da Praça do Preto Velho, no Jardim Paulista. No programa, que reunirá vários representantes de culturas e cultos de matrizes africanas e ameríndias, cantos, danças, rituais e informações que, acima de tudo, vão esclarecer e derrubar mitos maledicentes sobre esta vertente religiosa do bem.
 

SARAVÁ II!
A Praça do Preto Velho foi oficializada pelo prefeito Juvêncio César da Fonseca (PSDB), em maio de 1995. Naquele ano, a Federação dos Cultos Afro-Brasileiros e Ameríndios de Mato Grosso do Sul (Fecams) doou à prefeitura a estátua com a clássica e simbólica imagem dos pretos velhos, identificação cultural e religiosa da praça. As religiões de matrizes africanas estão entre os nichos sociais e culturais do País mais estigmatizados pela violência do preconceito e da desinformação.

 

VOZES CALADAS
Numa semana de profundas dores, a crônica esportiva perdeu três de seus grandes expoentes. Primeiro, Antero Greco, 67, e Washington Rodrigues, 88. Em seguida, Sílvio Luiz, aos 89 anos. Um dos mais antigos e bem-informados narradores esportivos do Brasil, tinha um estilo divertido e intimista para transmitir e comentar os jogos. Ele era casado com a cantora Márcia, 80, que gravou sucessos como Ronda, de Paulo Vanzolini, e Eu e a Brisa, de Johnny Alf.

 

Gabriel Santos

O conselheiro, do Conselho Nacional do Ministério Público, Moacyr Rey Filho com o promotor de Justiça, de Batayporã, Felipe Marques e o promotor, de Coxim, Michel Maesano

 

Divulgação

O Papa João Paulo II, se vivo estivesse, teria feito, no dia de ontem, 104 anos. Karol Josef Wojtyla, seu nome de batismo, nasceu em Wadowice, na Polônia. Teve uma brilhante carreira religiosa, sendo Arcebispo de Cracóvia (1964), Cardeal (1967) e, finalmente, Papa, de 1978 até sua morte, em 2 de abril de 2005. Foi beatificado em 1º de maio de 2011, passando a ser considerado santo. Pela capela do Hospital São Julião, ele passou em 17 de outubro de 1991, onde, até hoje, há a marca de um de seus pés, providenciada pela irmã Silvia Vecellio.

 

PENSAMENTO DO DIA
 Não tenha medo de arriscar-se. Se der certo, você vence. Se der errado, você aprende.