fernandosoares_15-05-2024

Edições anteriores

 

IGUALDADE
Nada se compara ao sabor de liberdade experimentado por quem se livra dos monstros da exclusão e do preconceito. Não é outro o objetivo da Defensoria Pública do Estado de MS e da Secretaria de Estado de Cidadania, em parceria com a Anoreg (Associação dos Notários e Registradores) e o Ministério Público, para garantir a retificação de nome e gênero nos documentos de transsexuais e demais grupos LGBTQIA+.
 

IGUALDADE II
A secretária de Cidadania, Viviane Luiza da Silva, e a defensora pública Thaísa Defante, coordenadora do Núcleo de Defesa de Direitos Humanos (Nudedh), destacam a felicidade das pessoas alcançadas nesta rede de atendimento. Além da retificação dos nomes em documentos, outras conquistas no campo da dignidade são propiciadas pela assistência psicossocial, coleta de denúncias e a confecção das novas carteiras de identidade.

 

LAÇOS
Neto de libaneses, o senador Nelsinho Trad (PSD) está assim, num sorriso só. Motivo a ver com a origem: foi escolhido para presidir o Grupo Parlamentar Brasil-Líbano, instituído em fevereiro deste ano. São mais de 10 milhões de libaneses e brasileiros descendentes, 10% da população de Campo Grande têm esta origem. E no Líbano, vivem cerca de 200 mil brasileiros.

 

TEMPO DE INOVAÇÃO
Ainda vai dar muito o que falar o programa MS + Criativo, lançado, no ano passado, pelo governador Eduardo Riedel (PSDB). À frente, Marcelo Miranda, secretário de Turismo, Esporte e Cultura, e o superintendente de Economia Criativa da pasta, Décio Coutinho. É a aposta de um Estado que pretende crescer e desenvolver suas vocações e criatividades dentro de um modelo de modernidade e sustentabilidade. O turismo e a cultura são dois de seus principais pilares.

 

ASSALTOS
Conversa entre deputados estaduais. Um comenta: “O ser humano é selvagem e inescrupuloso. Como é que pode? Com tanta desgraça, ainda tem gente que assalta os flagelados e saqueia o comércio no Rio Grande do Sul”. O colega responde: “Pois é. Isso é lá no Rio Grande. Mas, aqui, em nosso Mato Grosso do Sul, os assaltos continuam, mas à luz do dia e com recibo. Já viu o tamanho da tarifa de energia elétrica?” Pano rápido!

 

PRECISAVA
E o deputado federal Vander Loubet (PT) trazendo boa notícia para a saúde pública de Mato Grosso do Sul: conseguiram liberar mais de R$ 50 milhões para construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 18 municípios. Mais uma ação da bancada federal junto ao governo do presidente Lula (PT).

 

EM FAMÍLIA
O ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e sua amada, Fátima, com intensa emoção, trocaram carinhos especiais no domingo – ele já aproveitou para brindar o níver, que foi na segunda-feira (13), e ela foi incensada pelo Dia das Mães. Amor a granel.

 

REVOLTA
Calaram uma voz, mas outras tantas ressurgirão. As balas assassinas jamais calarão a verdade, a consciência de um povo. Dinho Vital (PP) tinha atuação pautada pela defesa dos humildes. Hoje, em Anastácio, um grupo de amigos faz, às 17 horas, ato de protesto cobrando justiça pelo assassinato do ex-vereador, que estava se preparando para retornar à vida pública. A concentração será na Praça Arandú, no centro da cidade, rumo à Paróquia Nossa Sr.ª de Lourdes, onde, às 19h, será celebrada missa de sétimo dia.

 

EMPODERADAS
Nos bastidores que vêm sombreando a disputa sucessória em Campo Grande, um pequeno, mas determinado, grupo de mulheres está dando uma trabalheira danada a veteranas raposas da política. Não é nenhuma das três pré-candidatas (Adriane Lopes, do PP, Camila Jara, do PT, nem Rose Modesto, do União Brasil). São, em princípio, coadjuvantes das decisões da cúpula.

 

LENHA NA FOGUEIRA
Vai sobrar para influentes dirigentes de cúpula partidária a confusão registrada na 10ª Festa das Nações, em Água Clara. Depois das agressões físicas e verbais, protagonistas do teretetê trocaram ameaças e revelações cabeludas, envolvendo familiares. O vereador Marcelinho Carvoeiro (PSD) agrediu, a soco, a esposa de um desafeto. Foi feia a coisa. Em Anastácio, semelhante confusão por causa de política resultou no assassinato de um ex-vereador, dois dias antes.

 

Fotos: Gabriel Santos

O competente presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, na posse do novo Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Romão Ávila Milhan Júnior, e a Procuradora-Geral do Estado de MS, Ana Ali Garcia

 

O procurador de Justiça Mauri Valentim Riciotti com a promotora de Justiça de Nioaque Mariana Sleiman e o empresário Márcio Cafure

 

O promotor de Justiça Luiz Antônio de Almeida e a esposa, advogada, Kellyne Laís de Almeida

 

O general de brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho, com o Chefe do Estado-Maior do CMO, o general de brigada Márcio Luis do Nascimento Abreu Pereira, e o comandante-geral do CMO, general Luiz Fernando Estorilho Baganha

 

O procurador de Justiça Edgar Roberto Lemos de Miranda com o corregedor-geral do MPMS, Sílvio Maluf, e o procurador de Justiça Aroldo José de Lima

 

PENSAMENTO DO DIA
Seja protagonista da sua vida e não, plateia da vida dos outros.
 

NA LEMBRANÇA
Benedito Bastos Barreto ficou conhecido na história da imprensa brasileira como Belmonte. Nascido em 15 de maio de 1896, em São Paulo, sem nunca ter aprendido desenho, ele brilhou como caricaturista, ilustrador, jornalista, humorista e criou personagens como Juca Pato. Morreu aos 50 anos, de tuberculose, e deixou esta frase: "O artista tem que viver entre o povo, embora não deva fazer concessões à popularidade".