fernandosoares_12-05-2024

Edições anteriores

 

PAU A PAU
Ao contrário do que apregoam seus simpatizantes, o ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano) não está com ampla vantagem sobre o presidente Joe Biden (Partido Democrata) na corrida sucessória dos EUA. As pesquisas indicam equilíbrio absoluto ou pequena vantagem para o democrata. O candidato republicano ainda luta para escapar da ameaça de ter seus direitos políticos suspensos.

 

DÊ-LHE POLCA!
A Associação Colônia Paraguaia receberá, no próximo dia 15, um grande número de conterrâneos, descendentes e apoiadores brasileiros. Será um protesto contra a decisão do governo paraguaio de fechar os consulados em Campo Grande e Porto Alegre. Na Capital sul-mato-grossense, moram mais de 300 mil nativos, filhos e gerações sucedâneas. Os gaúchos fizeram seu protesto em abril. Outros cinco consulados estão na lista, sendo quatro na Argentina e um na Bolívia.

 

RASTROS
Figura que talvez tivesse apenas uma churrasqueira e uma bicicleta no patrimônio, mas surgiu com nababesco padrão de vida, ao virar secretário de gestão estadual, está com seu nomezinho numa lista que circula por aí. Não é de exemplos sobre como vencer na vida honestamente, mas de escândalos na ordenação de despesas e de acesso a caixas-fortes de campanhas.

 

STAND-BY
Jaime Verruck, o dinâmico secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, é um dos nomes que ficam no estoque de opções governistas para 2026. Outro: Marcelo Miranda, que chefia a Pasta de Turismo, Esporte e Cultura.

 

AGENDA
O governador Eduardo Riedel (PSDB), ao lado de empresários e uma comitiva do governo de Mato Grosso do Sul, participará da segunda edição do MS Day, entre os dias 12 e 17 de maio, na Brazilian Week, sediada em Nova York, ao lado de empresários de diversos países do mundo. Riedel vai debater três pontos principais: infraestrutura, meio ambiente e novos negócios.

 

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Amanhã é dia de Nossa Senhora de Fátima. Vamos rezar para a mãe de Jesus, pedindo suas bençãos e proteção ao Rio Grande do Sul. Porto Alegre virou a Veneza gaúcha dos desastres climáticos, do egoísmo e da inépcia. É só ter fé e acreditar, que ela atende.

 

DIA DAS MÃES
Para todas as mães do mundo – às que estão entre nós e àquelas que já partiram – um feliz dia a elas dedicado. Que o amor e o respeito reinem sempre entre elas e seus filhos.

 

SAUDADE
Natural de Amambai, onde nasceu e sua principal base eleitoral, responsável por dois mandatos de vereador e dois de deputado estadual – um deles, como constituinte em 1979-82 –, Zenóbio Neves dos Santos cumpriu destacada e intensa trajetória na vida pública de Mato Grosso do Sul. Hoje, faz 13 anos que ele nos deixou. Foi primeiro-secretário da Assembleia Legislativa e cofundador do PFL, partido que precedeu o DEM. Pai do promotor de Justiça Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos, ele era um respeitado articulador político. Tinha 63 anos quando faleceu.

 

SÓ CEGO QUE NÃO VÊ!
Pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta semana, revela que 43,3% dos entrevistados consideram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superior ao de seu antecessor e principal opositor político, Jair Bolsonaro (PL). Enquanto isso, 32,4% dos participantes opinaram que o governo de Bolsonaro foi melhor. Só precisamos acabar com essa polarização de ódio entre os dois nomes.

 

BELO GESTO!
E o Poder Judiciário liberou R$ 63 milhões para ajudar as vítimas da tragédia que atinge o Rio Grande do Sul. O montante, recolhido em multas aplicadas pela Justiça, já foi enviado para a Defesa Civil daquele estado. O TJMS ajudou com parte dos recursos oriundos de depósito judicial, como prestações pecuniárias e outros benefícios legais.

 

PENSAMENTO DO DIA
O circo só pega fogo quando você dá confiança ao palhaço.

 

NA LEMBRANÇA
No melhor estilo carioca, esta coluna se encerra homenageando José Bispo Clementino dos Santos. Não sabe quem é? Era o Jamelão, reconheceu? Pois é, o cantor e sambista mangueirense completaria, hoje, 111 anos. Teve problemas pulmonares e sua saúde ficou abalada por dois derrames, morrendo em 14 de junho de 2008, por falência múltipla dos órgãos, aos 95 anos. Mas sua irreverência ficará marcada para sempre em frases como esta: "Já vivi muito, estou no lucro. Quero é que o mundo acabe em melado, para eu morrer doce".

 

Fotos: Gabriel Santos

A promotora de Justiça Regina Broch e a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Cândice Arosio

 

As procuradoras de Justiça de MS Esther Sousa de Oliveira, Irma Vieira de Santana e Anzoategui e Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya

 

As promotoras de Justiça Helen Dutra, Cristina de Andrade e Luciana Rabelo

 

As promotoras Fernanda Dias, de Caarapó, Lenize Lunardi e Nara Fernandes, de Amambai

 

O juiz de Direito Luiz Felipe Medeiros Vieira com o advogado João Paulo Lacerda e o prefeito de Jateí, Eraldo Leite (PSDB)

 

Divulgação

Reinaldo Azambuja (PSDB), ex-governador de Mato Grosso do Sul, é uma figura icônica, que deixou sua história política no estado. No dia de amanhã, seu aniversário, celebramos não apenas um líder visionário, um amigo, pai, avô e marido exemplar, mas também alguém que dedicou sua vida ao serviço público e ao progresso de Mato Grosso do Sul. Parabéns, Azambuja, por mais um ano de vida e por sua contribuição ao nosso MS! Que Deus abençoe e ilumine, sempre, sua estrada, são nossos votos.