fernandosoares_10-05-2024

Edições anteriores

MODERNIZANDO
E a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), mostrando a que veio. Vai implantar iluminação pública de led solar em várias avenidas e parques da Capital. Os contratos assinados somam aproximadamente R$ 19,3 milhões e serão concluídos em 30 dias.

 

GOLAÇO
Numa iniciativa que poderia ser comparada a um gol de placa, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Sérgio Fernandes Martins, lançou o Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos. Mais do que necessário.

 

ABSURDOS
Responsabilidades devem ser apuradas e responsáveis, punidos, em todas as suas extensões. O caso de um jovem de 19 anos que morreu e de outros 17 que passaram mal após um exercício militar, em Bela Vista, é dos mais graves e põe em xeque os critérios de treinamento do Exército do Brasil. Ou até mesmo das suas Forças Armadas. Não é caso isolado. É isso o que se chama “aprender a ser homem” ou “aprender a ser soldado”?  Estou fora.

 

SELVAS URBANAS
A cada dia, torna-se mais frequente a presença de animais selvagens nas áreas residenciais de várias cidades em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, já foram vistas e registradas, em imagens, espécies como cobras, tatus, lobinhos, antas, tamanduás e até onças. Macacos e capivaras já fazem parte do elenco permanente. É o desmatamento causando isso!

 

PARAÍSO
O Tribunal de Contas de MS (TCE/MS) deve receber um novo conselheiro em breve. E ao que tudo indica, as cartas na manga de ontem deixaram de ser exclusivas de um jogador. Os acordos eleitorais deste ano, visando à prefeitura de importante município, estão servindo de coringas.

 

LAR, DOCE LAR
A diretora-presidente da Agência de Habitação Popular (Agehab/MS), Maria do Carmo Avesani Lopez, confiante em mais uma importante iniciativa do governo de Eduardo Riedel (PSDB). É o Programa de Recuperação de Créditos, Facilitação em Renegociações de Dívidas e Regularização da Titularidade dos Contratos Habitacionais, ou Novo Morar Legal cujo projeto começou a tramitar na Assembleia Legislativa. O programa para a recuperação de créditos vai facilitar aos mutuários as renegociações de suas dívidas e a regularização da titularidade dos contratos habitacionais.

 

CULINÁRIA
E os pratos selecionados no II Circuito Gastronômico Isto é MS – Sabores da Terra vêm fazendo a diferença na culinária do Estado com as participações de mais de 100 restaurantes e similares de Campo Grande, Corumbá, Bonito e Três Lagoas, até 21 de maio. Os chefs Paulo Machado e Felipe Caran desdobraram-se no talento da arte de ensinar os melhores pratos a serem servidos. Para saber mais sobre os pratos e restaurantes participantes, basta acessar o site

http://www.circuitogastronomicoms.com.br/

 

TRIO DE ESCOL
Ninguém menos que Luciane Abramo, Marcelo Pirani e Karim Khoury estão na ponta do tapete estendido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas para uma sessão imperdível de palestras e debates em Campo Grande. Será no próximo dia 18, entre 7h30 e 12h, no salão de eventos do Pátio UCDB. O tema: Uma Jornada de Transformação e Inovação.

 

CONFLAGRAÇÃO
Assim como em Campo Grande, em vários municípios do Estado, a direita e os bolsonaristas não conseguem unir-se para disputarem prefeituras com melhores chances de sucesso. Em Jardim, por exemplo, os conservadores têm como pré-candidatos a prefeita Clediane Matzenbacher (PP), Juliano Miranda (PSDB), Renato Badaró (Novo) e Lizete Bazzo (PL).

 

REVOLUÇÃO
É revolucionária a decisão do governador Eduardo Riedel (PSDB) de desonerar dezenas de segmentos da economia, tanto os tradicionais como os inovadores. Desses, chamou muita atenção a redução da base de cálculo e crédito para o biogás e o biometano. Em Campo Grande, Brasilândia e Ivinhema, já operam três usinas de biogás. E vêm mais por aí.

 

LUTO
Uma triste notícia. Esse assassinato covarde ao ex-vereador Dinho Vital (PP) entristeceu Mato Grosso do Sul e a cidade de Anastácio onde vivia. Deixa saudade e uma linda história de vida. Sem dúvida vai, vai fazer falta. Nossos sentimentos a família e amigos.

 

PENSAMENTO DO DIA
Não quero nada que não seja meu, não quero nada que eu não mereça ter. Tenho minhas ambições, mas, antes disto, tenho meus princípios.

 

Fotos: Gabriel Santos

Roseli Loubet e o marido, o deputado federal Vander Loubet (PT)

 

Os promotores de Justiça Ronaldo Vieira Francisco, de Paranaíba, e Bolívar Vieira, de Campo Grande

 

Os promotores de Justiça William Marra, de Nova Andradina, Ana Carolina Castro, de Bonito, e Marcos André Cardoso, de Coxim

 

Os juízes de Direito Fernando Cury, Tatiana Said e Mário José Esbalqueiro Júnior

 

Os advogados Cleide Salvador e Manoel Lacerda

 

O respeitado promotor de Justiça de Dourados Ricardo Rotunno e a esposa, Sabrina Rotunno

 

NA LEMBRANÇA
O general Manuel Luís Osório nasceu em 10 de maio de 1808, na Vila de Nossa Senhora da Conceição do Arroio, atual cidade de Osório, no Rio Grande do Sul. Herói da Revolução Farroupilha e da Guerra do Paraguai, ele morreria aos 71 anos, no Rio de Janeiro, vítima de uma pneumonia aguda, deixando uma frase que é um legado, "As ideias são como as epidemias: alastram-se!"