fernandosoares_09-05-2024

Edições anteriores

 

MAIS FLASHES DA POSSE DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO MPMS

   

Fotos: Gabriel Santos

A procuradora-geral do Estado de MS, Ana Ali Garcia, com o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, e sua esposa, Jenifer Perez

 

A promotora de Justiça no MPMS Candy Moreira e o marido, advogado, Rodrigo Moreira

 

O querido casal Carol e Magno Lacerda, empresário

 

A empresária Kátia Locatelli e a procuradora da Assembleia Legislativa de SC Karula Tretin Lara

 

A promotora de Justiça de São Paulo Ana Cláudia e o marido, advogado, Daniel Pasqualotto

 

Os promotores de Justiça de MS Lenize Lunardi, de Amambai, Felipe Marques, de Batayporã, e Talita Zoccolaro, de Miranda

     

MUITO TRISTE
Com o coração partido assistindo às cenas da enchente no Rio Grande do Sul, inacreditáveis. Moradores sem água, sem energia elétrica e alguns, sem comida. Só Deus para protegê-los. Ontem, a Tutto Casa conseguiu roupas, toalhas, calçados e materiais não perecíveis para serem enviados, hoje, ao RS. Um caminhão bitrem, lotado de ajudas de Campo Grande, segue até lá. Temos que agradecer a corrente de solidariedade que se espalha pelo país em auxílio ao povo gaúcho. Somos abençoados por fazermos parte do Brasil, de um povo que tem coração do tamanho do seu território.

 

TRAVESSIAS
Em 10 de maio de 2001, o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o governador Zeca do PT inauguravam a ponte rodoviária de 1,8 km de extensão sobre o Rio Paraguai, em Porto Morrinho, a 70 km de Corumbá. Agora deputado estadual, Zeca deverá estar com o presidente Lula, seu correligionário, na inauguração da ponte entre Porto Murtinho e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta cuja entrega está prevista para 2026.

 

PEDIDOS
Ao visitar o Rio Grande do Sul, nos dias 04 e 05 de julho de 1980, o então Papa João Paulo II, hoje Santo, em tom de brincadeira, depois de tomar chimarrão, disse: “O Papa é gaúcho”. Por isso, neste momento trágico que o estado vive, pedimos que ele proteja e abençoe aquela gente, que faça os rios retomarem seus cursos e que peça a Deus para receber de braços abertos os que partiram. Confiamos em vós, Santinho de nossos corações.

 

TAMANHOS
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o MDB continua sendo o partido com o maior número de filiados em Mato Grosso do Sul: 43.174. É seguido pelo PSDB, com 34.091, e PT, com 33.412. Todavia, os tucanos lideram em número de mandatos: três deputados federais, seis estaduais, 50 prefeitos e 247 vereadores, além do governador. O emedebismo, como se vê, continua vivo.

 

SOLIDARIEDADE
E a rainha do pop Madonna fez doação milionária às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A artista internacional teria realizado, em sigilo, uma doação de R$ 10 milhões ao estado afetado por fortes temporais e alagamentos. Neste cenário de desespero, diversos artistas têm-se mobilizado em prol das vítimas. Personalidades como Anitta, Virgínia Fonseca, Whindersson Nunes, Luísa Sonza e Pedro Scooby têm protagonizado campanhas solidárias que vão desde doações financeiras até a realização de shows beneficentes.

 

PALCOS
Projeto de extensão vinculado ao Curso de Teatro da Universidade Estadual do MS (Uems), o Arrebol Cultural vai oferecer, dias 23 e 24 próximos, um espetáculo teatral dos mais clássicos. O palco do Teatro Allan Kardec (Av. América, 653 – Vila Planalto, 79009-060) será o cenário de Antígona, peça escrita há 2.500 anos pelo dramaturgo grego Sófocles.

 

DITO E ESCRITO
“A pregação de bons samaritanos nunca conseguiu esconder a inveja e a frustração. Apoiar causas sociais não exclui a celebração do sucesso de uma cidade brasileira. Aliás, o sucesso alheio não é ofensa para ninguém. Ninguém que seja bem resolvido, claro”. (Do escritor e imortal da Academia Mato-Grossense de Letras Eduardo Mahon sobre as críticas ao show de Madonna no Rio de Janeiro).

 

ESPECIALIDADE
Deve estar sobrando muito dinheiro na Assembleia Legislativa de Mato Grosso… A Casa vai pagar – melhor dizendo, o contribuinte – a viagem de dois deputados para acompanharem o governador, Mauro Mendes (União), a Nova York (EUA), no período de 12 a 19 de maio. Os deputados são Beto Dois a Um (Alberto Machado, do PSB) e Fábio Tardin (PSB).

 

NOVAS GERAÇÕES
O ex-secretário municipal da Juventude, Maicon Nogueira (PP), e o deputado federal Beto Pereira (PSDB) são pré-candidatos a vereador e a prefeito, respectivamente. Apesar da diferença de idade (nem tão acentuada), ambos aparecem na cena como frutos da nova geração de políticos, que nasceu no início dos anos 2000. Deram mau exemplo no motódromo das Moreninhas, no domingo, quando trocaram agressões verbais durante uma prova do Brasileiro de Motocross.

 

FICHAS SUJAS
Prefeitos que tentarão reeleger-se já estão dando dor de cabeça aos seus partidos, padrinhos e madrinhas. São as denúncias do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas e as operações das forças-tarefa de combate à corrupção. Na lista, entre outros, os municípios de Corumbá e Sidrolândia. A prefeita sidrolandense Vanda Camilo (PP) ainda tem um apadrinhamento forte. O que não é o caso do gestor corumbaense Marcelo Iunes, que ficou sem a antiga escolta política do PSDB.

 

PENSAMENTO DO DIA
Estupidez é saber a verdade, ver a verdade, mas, ainda assim, acreditar nas mentiras.

 

NA LEMBRANÇA
André Pinto Rebouças, o engenheiro e monarquista, pioneiro da questão racial no Brasil, morreu em Funchal, Portugal, em 9 de maio de 1898. Tinha, à época, 60 anos, e dera ao Brasil, do qual saíra em autoexílio com a família real, grandes contribuições, como a que podemos ver na frase que encerra, hoje, esta coluna: "A escravidão não está no nome e, sim, no fato de usufruir do trabalho de miseráveis sem pagar salário ou pagando apenas o estrito necessário para não morrerem de fome. Aviltar e minimizar o salário é reescravizar".