fernandosoares_05-05-2024

Edições anteriores

CANSADO DA NOITE
Começando o dia com uma triste notícia. O Teté Bistrô, templo gastronômico de todos os tempos e de todas as crises e comemorações, dia 15 de junho, vai encerrar suas atividades. Eu, que particularmente adoooro reunir a família para jantar um bom bacalhau feito pelo Teté Rahe, vou ficar com as lembranças e as histórias de uma casa tradicional da capital. Uma pena!

 

E A CARAVANA PASSA…
“E todos os dias ficarei tão alegre, que incomodarei os outros, o que pouco me importa, já que eu tantas vezes sou incomodada pela alegria superficial e digestiva dos outros”. (Clarice Lispector em carta de 29 de janeiro de 1945, para sua irmã mais velha, Elisa Lispector, publicada, entre outras correspondências, no livro Minhas queridas. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.)

 

ESTANTES
Na terça-feira, 07, uma agenda cultural das mais sugestivas reservou para Campo Grande o lançamento de mais uma obra literária do festejado escritor e poeta Rubenio Marcelo. “Caminhos… 100 Poemas Escolhidos…” é seu mais recente livro e será lançado, com sessão de autógrafos, no auditório da Faculdade Insted, o antigo teatro da Mace. Na programação, um brinde especialíssimo reunindo o repentista Ruberval Cunha, o violonista Marcelo Fernandes e a musicista e escritora Lenilde Ramos.

 

FERRO FERE…
Ciumentíssima, cara-metade de pré-candidato a vereador já preparou um esquema de vigilância pessoal para monitorar o seu marido galanteador durante a campanha. O tal, useiro e vezeiro no esporte de pular a cerca, vai dar-se mal quando souber que o amor de sua vida prometeu pagar com a mesma moeda – o treinamento intensivo está em curso.

 

NEGRITUDE
Financiada pela Lei Paulo Gustavo, a primeira Mostra Pretou chega a Campo Grande pelas mãos e cabeça inventivas de Fábio Castro, trazendo frutos da negritude artístico-cultural. Será nos próximos dias 8 e 9, na Capivas Cervejaria [rua Pedro Celestino, 1079]. Na ampla programação, exposição de moda, audiovisuais, performances artísticas, poesia, teatro, dança, música e cultura popular.

 

DIREITO
As bancas de Lauane Andrekowisk Volpe Camargo, Ana Cristina Medeiros Rodrigues e Nilton César Antunes da Costa vão oferecer para acadêmicos e professores da UCDB imperdíveis sessões de conhecimentos e abordagens dos desafios da advocacia. É esse o objetivo do IV Congresso de Produção Científica do Curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco, agendado para o período entre os dias 13 e 17 de maio.

 

CURIOSIDADE
A esposa de um dos citados nestas operações do Gaeco, de tanta joia que tem, reservou uma ala de quarto, em sua, casa só para elas. Ninguém contou a mim. Eu já sabia disso, em épocas passadas. E contaram a mim, não sei se é verdade, que só quem tinha a chave, além dela, era o motorista.

 

TORNOZELEIRA
Não esqueça: agora é o vereador Claudinho Serra (PSDB) que não pode sair à noite, porque foi apeado pelo TJMS. Quem será o próximo?

 

PENSAMENTO DO DIA
Elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender e ensina sem humilhar.

 

Divulgação

Na quinta-feira (02) estive com o governador Eduardo Riedel (PSDB), em seu gabinete, para um bate-papo informal. Ele tem-se destacado como um homem público dedicado ao desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Sua gestão tem sido marcada por iniciativas inovadoras, que visam a melhorar a qualidade de vida da população e impulsionar o crescimento econômico do estado. Suas políticas públicas voltadas para áreas como educação, saúde, infraestrutura e segurança têm gerado resultados positivos e impactantes. Além disso, sua capacidade de diálogo e de buscar soluções para os desafios enfrentados pela sociedade sul-mato-grossense demonstra seu compromisso com o bem-estar e o progresso de todos os cidadãos. Foi uma honra e uma alegria imensa estar com o amigo.

 

Divulgação

A empresária Lídia Valler, que esbanja charme e categoria, comemorou seu aniversário, ontem, em grande estilo, na fazenda, ao lado do marido, o empresário de múltiplas atividades Jaime Valler, e de familiares. Mulher de trajetória inspiradora, seus feitos notáveis, principalmente em solidariedade, são motivos de orgulho para as mulheres e para todos que a admiram. Que este novo ciclo traga ainda mais sucesso, realizações pessoais, profissionais e muitas inspirações para continuar impactando positivamente a sociedade. Feliz aniversário, amiga!

 

Fotos: Gabriel Santos

O presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, com o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, e o presidente da Nelore MS, Paulo de Matos

 

A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, com as empresárias Beatriz Puccini e Elizete Feitosa

 

O advogado Alex Derzi e a tia Leila Derzi

 

ACORDÃO
Não é segredo de mais ninguém que o Partido Progressistas tenta bater o martelo com o PL, em Dourados, e fechar questão de ordem numa aliança com o prefeito Alan Guedes, em sua reeleição. A conversa iniciou-se com o deputado federal e presidente Estadual do PL, Marcos Pollon, sendo avalizado pelo ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL). Esperar para ver!

 

FAZER BEM-FEITO
E o governador Eduardo Riedel (PSDB) bastante otimista com a projeção econômica do Estado. Para este ano, os estudos do governo indicam um crescimento de 5,82% da economia local, enquanto, em nível nacional, a expectativa é que a economia brasileira cresça em torno de 2,5%. Em 2023, enquanto o PIB do país cresceu 2,9%, Mato Grosso do Sul teve um crescimento de 6,6%, conforme os estudos do governo.

 

NA LEMBRANÇA
O marechal Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em 5 de maio de 1865, na cidade de Mimoso (hoje, Santo Antônio de Leverger), no Mato Grosso. Sertanista, professor, bacharel em Matemática e Ciências Físicas e Naturais pela Escola Superior de Guerra do Brasil, ele fez primeiros contatos com indígenas isolados e fundou o Serviço de Proteção aos Índios, em 1911, entidade-mãe da atual Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Um dos grandes artífices da demarcação das fronteiras brasileiras, Rondon também inaugurou o Museu dos Povos Indígenas, em Botafogo, Rio de Janeiro, no ano de 1953, com peças doadas pelos Bororó. Seu lema inspirador encerra a coluna de hoje: "Morrer, se preciso for; matar, nunca".