fernandosoares_03-05-2024

Edições anteriores

SEM RISCO
O Brasil, além de lindo, é abençoado por Deus. Há sinais de que a economia está descolando-se da política. Tanto que a agência Moody's mantém nota no nível BA2, de crédito do Brasil, mas muda perspectiva para “positiva”. Com esse índice, a agência sinaliza aos investidores onde é mais seguro aplicar-se o dinheiro. E como conheço muita gente que chega a babar-se quando fala nos índices negativos de nossa economia, tem nada, não. Como sempre, o presidente Lula (PT) superando tudo isso e mostrando, mais uma vez, para os arautos do caos, que não seremos, como sempre falavam, “uma Venezuela”. Bom demais!

 

AMANTES DE VERONA
No último dia 17, a argentina Olivia Hussey completou 73 anos de vida. A atriz ganhou fama mundial ao fazer o papel da jovem apaixonada no filme Romeu & Julieta, um dos clássicos de Franco Zeffirelli. Quando fez o filme, em 1968, ela tinha 17 anos, um ano a menos que Leonard Whiting, seu par romântico na clássica obra de William Shakespeare.

 

GATO PARDO
A coronel Neidy Centurião, subcomandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul por indicação do deputado estadual Coronel David (PL), foi aquinhoada, pela Assembleia Legislativa, com uma moção de congratulações. O mérito: a pronta e eficiente intervenção ao reagir a um assalto em sua residência, quando não se deixou surpreender e alvejou o assaltante, que estava tentando feri-la com uma faca.

 

CHÃO DE MARLEY
E Campo Grande tem seu Dia Municipal do Reggae já inscrito no calendário oficial. É todo 17 de Junho. Nesse dia, em 2021, morria, vítima de ataque cardíaco, aos 37 anos, o músico Lincoln Gouveia, ex-vocalista da banda Canaroots e filho do baterista Lincão (Eduardo Lincoln Gouveia Camargo), também já falecido. O autor da proposição na Câmara Municipal foi o vereador Beto Avelar (PP).

 

BOLOLÔ
A fogueira continua alta entre os bolsonaristas guaicurus. Tudo por causa da reaproximação entre Jair Bolsonaro e a prefeita Adriane Lopes. Ela, que é do PP, está para ser apoiada por ele, do PL. Essa tendência vem deixando raivosamente enciumados os correligionários do ex-presidente.

 

TURMA DO MERCÚRIO
O garimpo cresceu 361% em terras amazônicas entre 2016 e 2022. De acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), os garimpeiros têm 80 mil pontos de extração ilegal na região, em uma área superior a 240 mil hectares.

 

BOLA FORA
Tem chefe ou editor de pesquisa de intenção de voto que, logo, logo, terá de rearrumar suas amostragens sobre as preferências eleitorais em Campo Grande. Ou cairá no descrédito, por causa de alguns balões que vêm inflando. É disparate sobre disparate nesta pugna contra a realidade.

 

SAUDADES
O deputado estadual Rinaldo Modesto (Podemos) segue fazendo suas nostálgicas incursões na região do grande Aero Rancho, principalmente no Jardim Parati. Logo que chegou a Campo Grande, vindo de Glória de Dourados, morou ali. Em 1992-93, foi professor da Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos, que atende quase 800 alunos e é prioridade nas emendas parlamentares de Modesto.

 

REFERÊNCIA
Vai ser no dia 07, a partir das 19h30, no teatro da Faculdade Insted, o lançamento do novo livro “Caminhos… 100 Poemas Escolhidos…”, do escritor e poeta Rubenio Marcelo. A obra literária foi aprovada pelo Fundo de Investimentos Culturais/FIC. Rubenio é autor do livro Vias do Infinito Ser (2017), indicado pela UFMS como leitura obrigatória para os recentes vestibulares e PASSE (no triênio 2021 – 2023), lançado também em Portugal.

 

EU VOU
Logo mais, às 18h30, no Centro de Convenções Arq. Rubens Gil de Camillo, será empossado o novo Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Romão Ávila Milhan Júnior.

 

PENSAMENTO DO DIA
Nada voltará a ser como antes, mas tudo pode ser melhor, como nunca foi.

 

Fotos: Gabriel Santos

O secretário de Saúde de MS, Maurício Simões, e a secretária Especial de Parcerias Estratégicas do Estado de MS, Eliane Detoni

 

Os deputados estaduais Lucas de Lima (PDT) e Pedro Caravina (PSDB)

 

Hoje, Romão Ávila Milhan Júnior será empossado Procurador-Geral de Justiça do MPMS, entre os convidados, o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB)

 

Os empresários Fernando e Neca Bumlai com o desembargador do TJ-MS Ary Raghiant Neto

 

Os juízes de Direito Atílio César de Oliveira Júnior e Mário José Esbalqueiro Júnior

 

NA LEMBRANÇA
Niccolò Machiavelli nasceu em 3 de maio de 1469, em Florença, na Itália. Diplomata, filósofo e escritor, ele passou para a História como autor de O Príncipe (1513), escrito no exílio, sobre a arte da guerra. Por causa disso, seu sobrenome passou a ser associado à manipulação, com o termo maquiavélico ligando-se a ações pregadas por ele no livro, como "os fins justificam os meios". Machiavelli, que morreu aos 58 anos, foi muito mais do que isso, foi um estudioso do comportamento dos homens em relação ao poder. A frase que fecha esta coluna é dele: "Quando os homens não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição".