fernandosoares_18-06-2024

Edições anteriores

ABSURDO!
O Projeto de Lei 1904/24, que iguala o aborto ao homicídio, no meu ponto de vista, é desrespeitoso e desumano com as mulheres. Eu sou contra o aborto, mas estabelecer que a pena para as mulheres que interromperem a gestação após a 22ª semana, mesmo sendo vítimas de estupro, seja quase o dobro do que a de estupradores é uma vergonha para um país onde 38 meninas de até 14 anos se tornam mães a cada dia. E já tem proposta que tramita na Câmara agravando, ainda mais, o cenário de gravidez precoce, pois seis em cada dez vítimas de violência sexual são crianças de até 13 anos.

 

PENSO ASSIM…
Se for naquela linha de raciocínio, sou a favor do aumento da pena do estupro para 30 anos. Atualmente, a legislação prevê pena de seis a dez anos de prisão, ampliada para 12 anos caso o crime envolva violência grave. Acredito que o presidente Lula (PT) vai vetar aquele Projeto de Lei!

 

BATE-BOCA
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados aprovou a Resolução que lhe confere poder para punir com a suspensão do mandato o parlamentar que quebrar o decoro agredindo (moral ou fisicamente) colegas ou convidados. A receita é válida para todos os valentões e boquirrotos que saiam do limite. Na semana, um dos bate-bocas envolveu o deputado federal Marcos Pollon (PL/MS) e o ministro extraordinário para apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta (PT/RS).

 

HIPOCRISIA I
Yan Couto, 22, o ala da seleção de Dorival Júnior, vai acatar. A contragosto, é óbvio, porque a exigência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é estapafúrdia. Ou criminosa. Exigir que um jogador, maior de idade, dono de suas decisões, não use cabelos pintados de cor-de-rosa, em campo, é uma coisa das mais retrógradas.

 

HIPOCRISIA II
A CBF que não quer jogador com cabelo pintado de cor-de-rosa é a mesma que, por quase três décadas, acoitou e alimentou dirigente hoje andando de tornozeleira para a Polícia não perdê-lo de vista."

 

NAS ESTANTES
Chancela da Rede e Editora Amigas de Negócios – by Noêmia Frazão –, o livro “Um Homem de Legado” será lançado na próxima terça-feira, 19, na Assembleia Legislativa. Com as biografias de 15 personalidades masculinas que fizeram e fazem sucesso em diversas áreas, a obra já está atraindo as atenções antes mesmo de ser lançada.

 

MERECIDO
A irmã Silvia Vecellio, hoje, presidente de honra do Hospital São Julião, vai receber o Prêmio Zilda Arns, que reconhece pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente para a defesa dos direitos das pessoas idosas. A premiação é oferecida pela Câmara dos Deputados e a dela virá pela indicação do deputado federal Geraldo Resende (PSDB). A entrega do Prêmio Zilda Arns será realizada no dia 10 de julho, às 16h, no Salão Nobre do Congresso Nacional.

 

TENDÊNCIAS
Duas estações de termômetros nas alturas vêm aí, primavera e verão. Nas agendas de elegantes antenadas, a relação de estilos e cortes engloba capris, franjas, calções ultracurtos e sapatos hiperfemininos, claro, sem abandonar o bordeaux: dos revivalismos à gaveta de recordações da adolescência, passando pelas tendências mais ousadas.

 

SIMBOLISMOS REGIONAIS I
No próximo 21 de setembro, Corumbá fará 246 anos de fundação com o orgulho de ter duas identificações simbólicas: Cidade Branca, por causa do solo calcário, e Capital do Pantanal. Essa denominação já está oficialmente consagrada no cotidiano local e no âmbito legislativo. Em 2008, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou projeto do deputado federal Vander Loubet (PT) nesse sentido.
 

SIMBOLISMOS REGIONAIS II
Assim como os corumbaenses, os murtinhenses estão à espera do desfecho da proposta do deputado federal Geraldo Resende (PSDB) que dá o nome de Heitor Miranda dos Santos à ponte do Corredor Bioceânico entre Porto Murtinho e a localidade paraguaia de Carmelo Peralta. Miranda dos Santos foi prefeito da cidade em dois mandatos e é reconhecido como o maior e mais atuante defensor da ligação continental entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

 

PENSAMENTO DO DIA
Dizem que a sinceridade machuca, mas, acredite, a mentira faz um estrago bem maior.

 

Fotos: Gabriel Santos

O procurador de Justiça aposentado José Carlos Robaldo e o advogado e desembargador do TJMS, aposentado, Claudionor Duarte

 

O empresário Valter Jeronymo e a esposa, Gláucia Barbosa Jeronymo

 

O casal Álvaro Garcia e Tereza Albuquerque

 

Mazé e o escritor Rubenio Marcelo

 

Carmen Eugênio e o músico Moacir Lacerda

 

A prefeita de Campo Grande Adriane Lopes (PP) com a Policial Civil, Angélica Fontonari

 

NA LEMBRANÇA
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) completa, hoje, 93 anos. Carioca de nascimento, o sociólogo e professor construiu sua carreira política em São Paulo, tendo sido senador. Depois, no governo de Itamar Franco, foi ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, o que o levou à Presidência da República, entre 1995 e 2003. A frase que fecha a coluna de hoje é dele: "Hoje, a liberdade e a democracia são como o oxigênio, você pensa que não têm importância, porque existem em abundância".