fernandosoares_12-06-2024

Edições anteriores

PRESENTÃO
Um dos grandes presentes que Maracaju ganhou, no seu primeiro centenário, foi a autorização do governador Eduardo Riedel (PSDB) para a construção do aeroporto municipal.

 

PALPITES
Ex-dirigente de estatal e vereador governista faziam projeções sobre as surpresas e as confirmações das urnas em outubro. O mais jovem disse não ter dúvidas de que a maioria dos 29 não se reelegerá. O mais idoso, no entanto, discordou: “Vão continuar na Casa uns 18 ou 19”. E completou, com sorriso malicioso: “Se Puccinelli não se candidatar, Marquinhos será o mais votado”.

 

VÃO VENDO I…
O saudoso ambientalista Francelmo (Francisco Anselmo Gomes de Barros) defendia sempre que fosse levada a sério a expressão “progresso sustentável”. Era um de seus alertas sobre a ação predatória de economias humanas inadequadas ao Pantanal. O termo “sustentabilidade” ainda não era palavra de ordem. Francelmo pôs fim à vida ateando fogo em seu corpo, no dia 12 de novembro de 2005, aos 65 anos, no centro de Campo Grande, em protesto contra o avanço de práticas corrosivas nesse bioma.
 

VÃO VENDO II…
O primeiro semestre já registrou, em Mato Grosso do Sul, 698 focos de incêndio no Pantanal. Comparado com igual período de 2023, a diferença é brutal: no ano passado, foram 62. Não é ao acaso ou por falhas da natureza que o rio Paraguai, principal fluxo de água doce desse bioma, já vem registrando seca recorde, com o nível da água em mais de dois metros abaixo da média.

 

PALCOS
A Prefeitura Municipal de Maricá (RJ) está pronta para receber um grande público no seu I Festival da Canção, de 18 a 21 de julho. O nome não poderia ser mais sugestivo: “Escrito nas Estrelas”, obviamente, tendo Tetê Espíndola, 70, como embaixatriz do projeto. Na curadoria, Patrícia Ferraz.

 

CADÊ?
Pitorescas, antipáticas, gentis ou misteriosas, muitas pessoas entram no imaginário da população e depois desaparecem. Quase sempre são midiáticas. O capitão reformado Magalhães Filho, por exemplo. Ficou conhecido como o “homem do Megafone”, plantado com o aparelho nas esquinas da cidade, ou em ambientes políticos, para pregar contra a reeleição e atacar os políticos. Bolsonarista, em 2018, foi candidato a deputado estadual pelo PSL e colheu minguados 1.325 votos. Depois, sem entender bulhufas de política indigenista, foi nomeado por Bolsonaro coordenador regional da Funai, mas durou pouco no cargo.

 

SOL QUADRADO
Enquanto Mato Grosso tem seu Cuiabá entre os 20 que disputam a divisão principal do Brasileirão e joga competições internacionais, Mato Grosso do Sul não tem outra sorte senão a de assistir-lhe e aplaudir os vizinhos. A esperança, agora, é que depois da operação Cartão Vermelho, este e outros “Franciscos Cezários” nunca mais tomem a frente do futebol estadual. Os geraldinos e arquibaldos guaicurus querem voltar aos bons tempos.

 

DIA DOS NAMORADOS
Neste dia a eles dedicado, nosso abraço afetuoso aos casais, com votos de que o amor que um sente pelo outro seja infinito enquanto dure. Só assim os momentos vividos serão lembrados, para sempre, como um verdadeiro bálsamo quando vierem a saudade e a solidão, ao trilharem sozinhos os caminhos da vida. Que dos céus venham bênçãos e que o amor seja infinito enquanto dure. Comemorar e amar, tudo de bom! 

 

SEMPRE O BEM!
Uma quarta-feira radiante, rica de bons ensinamentos e exemplos. Com menos canalhice, mais ternura, mais amor, menos desamor. Mais união, menos desunião. Mais esperanças, menos hipocrisia.

 

VICE-VERSA
Se está sofrendo com os comentários ácidos que o criticam por fazer a defesa jurídica de pessoas denunciadas por graves crimes, o advogado e ex-juiz federal Odilon de Oliveira, 75, vem ganhando muito bem para servir, profissionalmente, aos seus clientes.  

 

Fotos: Gabriel Santos

O pecuarista João Peruzzo e a esposa, Jucli Stefanello

 

O gerente do Bradesco Félix Figueiredo e a esposa, Heloisa Figueiredo

 

O médico e vereador de Campo Grande Jamal Salem (MDB) e a esposa, Alba Salem

 

O médico Miguel Vieira e a desembargadora aposentada do TJMS Maria Isabel Rocha

 

O jornalista Edinho Neves com a esposa, advogada, Deyze, e o filho, o quase advogado Eduardo Neves

 

PENSAMENTO DO DIA
A justiça dos homens é cega, mas a de Deus enxerga até no escuro.


NA LEMBRANÇA
Seu diário talvez seja um dos maiores libelos da liberdade. Estamos falando da jovem Anne Frank, ou Annelies Marie Frank, seu nome completo. Nascida em 12 de junho de 1929, em Frankfurt, Alemanha, ela contou, nas páginas, a sua dramática história: durante dois anos, a família ficou escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, Holanda, nos tempos da ocupação nazista da II Guerra Mundial. A obra continua depois que todos são presos no campo de concentração Bergen-Belsen, Alemanha, onde ela foi morta em março de 1945, poucos meses antes do fim da guerra. Fiquemos com uma frase de Frank para fecharmos a coluna de hoje como um ponto de reflexão: "Quando olho para o céu, de alguma forma, sinto que tudo vai mudar para melhor, que esta crueldade vai acabar e que a paz e a tranquilidade retornarão, mais uma vez".