fernandosoares_24-07-2024

Edições anteriores

MANOBRA VITORIOSA
Está premiada a luta dos skatistas de Campo Grande, em especial, dos que desafiam há anos o preconceito e o olhar torto de quem não reconhece a beleza e o alcance inclusivo deste esporte, desde 2020, olímpico. Eric Fossati, um desses lutadores, destaca a decisão do governador Eduardo Riedel (PSDB), que anunciou investimentos na modalidade, como a construção de uma pista nas Moreninhas e a reforma de outra, no Parque das Nações Indígenas.

 

QUALIFICAÇÃO
Cristiane Schmidt, nova CEO da MSGás, desembarca na presidência da companhia credenciada por um currículo dos mais ricos em desafios de gestão pública e privada no País.

 

POLO DE SAÚDE
A fronteira Brasil-Paraguai, na linha divisória entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, está agigantando-se na pauta da saúde, que é um dos desafios locais mais angustiantes. Enquanto se desenrolam, em Brasília, os ajustes governamentais voltados à construção de um hospital binacional na via pública que liga as duas cidades, a Uniderp inaugurou, na quinta-feira, 18, na cidade brasileira, a sexta faculdade de Medicina em Mato Grosso do Sul.
 

POLO DE SAÚDE II
A inauguração da Faculdade de Medicina da Uniderp foi recebida com euforia pelas autoridades de Ponta Porã, que a consideraram como um presente na data em que o município fez 112 anos. O investimento foi de R$ 30 milhões, segundo o reitor da Anhanguera-Uniderp, Cristiano Miranda Cupertino. Já ficou definido que serão abertas 50 vagas. Já cursam Medicina, em Pedro Juan Caballero e outros municípios paraguaios próximos, cerca de 15 mil estudantes.

 

PULSO FIRME
O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MS), Carlos Idelmar de Campos Barbosa, celebra grande vitória classista. O Conselho Federal (CFM), após apurar as denúncias, cassou o registro do médico ginecologista Salvador Walter Lopes, ex-presidente do Hospital Regional. O crime: assédio sexual às suas pacientes, em Campo Grande. Que os conselhos continuem na cola. Esse tipo de violência é mais comum e frequente do que se imagina.

 

GRIPE
Tem virose das brabas espalhada por aí. Cuidem-se. Por vários lugares onde passo, todo mundo precisando de assistência médica. Inclusive, eu. Medicado, começou a dar uma aliviada.

 

FIM DA FARRA
Que horror: Bandidos alojados no poder é o que a Polícia Federal vem revelando, após investigações sobre a “ABIN paralela”. Vários presos e irregularidades nos computadores do INSS. Só Deus mesmo.

 

ESTANTES
Quem leu bateu palmas e contou a mim que adooorou. “Linhas do Tempo: Experiências Propulsoras para a Superação”, o segundo livro da médica e escritora Tatiana Guimarães, está fazendo sucesso! Foi lançado na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, no último dia 16. É de estímulo à autoajuda e ao autoconhecimento. Médica, especialista em Endocrinologia, Guimarães já está com a terceira obra pronta.

 

NAS MARGENS DO RIO JORDÃO…
Com muita alegria, a Igreja, solenemente, celebra, hoje, o nascimento de São João Batista, santo que, juntamente com a Santíssima Virgem Maria, é o único a ter o aniversário natalício recordado pela liturgia.

 

DIA DELA
Hoje é dia de Santa Cristina, mártir. Segundo os mosaicos descobertos na igreja de Santo Apolinário, em Ravena, construída no século VI, Cristina era realmente uma das virgens cristãs mártires das antigas perseguições. Portanto, já naquele século, venerada como santa, como se pôde observar pela descoberta de sua sepultura, que também possibilitou o aparecimento de um cemitério subterrâneo, que estava oculto, ao lado. Relatos do antigo povo cristão contam que o pai de Cristina, Urbano, um oficial do Império Romano, era pagão. Ao saber da conversão da filha, queria obrigá-la a renunciar ao Cristianismo. Decidiu trancar Cristina numa torre, na companhia de doze servas pagãs. Como ela não abdicou a fé, o pai mandou chicoteá-la e prendê-la num cárcere. Depois, entregue aos juízes, Cristina foi torturada terrivelmente e jogada numa cela onde três anjos celestes limparam e curaram suas feridas. Como solução final, o governante pagão mandou que lhe amarrassem uma pedra no pescoço e jogassem-na em um lago. Novamente, anjos intervieram: sustentaram a pedra, que ficou boiando na superfície da água, e levaram a jovem até a margem do lago. As torturas continuaram, mesmo depois de seu pai ser castigado por Deus e morrer de forma terrível. Cristina ainda foi novamente flagelada, depois, amarrada em uma grade de ferro quente e colocada numa fornalha superaquecida, em seguida, foi mordida por cobras venenosas. Teve os seios cortados, antes de ser morta com duas lanças transpassando seu corpo virgem. Assim o seu martírio foi divulgado pelo povo cristão, desde o ano 287. Santa Cristina, rogai por nós!

 

PENSAMENTO DO DIA
Se você não ouviu os dois lados da história, fique em silêncio.


NA LEMBRANÇA
O ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez usava o termo "Revolução Bolivariana" para justificar as atitudes de seu governo. Mas será mesmo que Chávez estava à altura para falar em nome do maior herói da América do Sul? No dia 24 de julho de 1783, nascia, em Caracas, Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar Ponte y Palacios Blanco. O militar Simón Bolívar comandou a libertação de seu país natal do jugo espanhol, em 1821, também comandou as campanhas para expulsão dos europeus do Equador, Peru, Colômbia e Bolívia. Sua maior bandeira era a união hispano-americana. Ficou conhecido como "O Libertador". Morreu em 1830, solitário, num casebre, em Santa Marta, na Colômbia.

 

Gabriel Santos

As médicas Elizabeth Furlani e Ângela Sichinel

 

Fotos: arquivo

O Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, e a esposa, Jenifer Perez

 

Daniela Paiva e o marido, Marcello Andrade

 

Paulo e Eliza Barbosa com o filho Paulo Barbosa Filho

 

Kaline e o marido, empresário, Luís Ricardo Coutinho

 

 

PARA NUNCA ESQUECER...
O cirurgião-dentista José Peixoto Ferrão Júnior é uma referência inigualável na área de periodontia, em Mato Grosso do Sul. Com uma carreira marcada pela excelência e dedicação, ele tem-se destacado como professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e como palestrante internacionalmente reconhecido. A expertise de José Peixoto não se limita aos limites do Brasil. Ele é frequentemente convidado para compartilhar seu vasto conhecimento sobre saúde gengival em conferências ao redor do mundo, incluindo prestigiadas instituições como Harvard, em Boston (EUA). Sua capacidade de transmitir conceitos complexos de maneira acessível e seu compromisso com a inovação na prática odontológica fazem dele uma autoridade respeitada no campo da periodontia. O impacto de suas contribuições não é apenas acadêmico, mas também prático, beneficiando tanto seus alunos quanto os pacientes, que se beneficiam de suas técnicas avançadas e cuidados excepcionais. José Peixoto Ferrão Júnior não é apenas um profissional de destaque, mas um verdadeiro embaixador da odontologia brasileira no cenário global. Como não ter orgulho desse profissional?