fernandosoares_27-02-2024

Edições anteriores

ECOS DA VIRADA DO ANO!

 

 

Fotos: Gabriel Santos

À beira do rio Paranazão, o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul Alexandre Bastos e a esposa, Patrícia, seguindo a tradição, brindaram a chegada do novo ano em grande estilo, num dos lugares mais belos do universo sul-mato-grossense, na receptiva cidade de Aparecida do Taboado, onde o jurista mantém

 

Em sua casa de campo, na cidade de Aparecida do Taboado, o desembargador do TJ-MS Alexandre Bastos e a esposa, Patrícia Bastos

 

O economista Marco Túlio Bastos e a irmã, vice-presidente da OAB-MS, Camila Bastos

 

A psicóloga Andressa Fuks e o marido, empresário em Curitiba, Pablo Fuks

 

uma bela casa de campo à beira do rio Paraná, com suas águas cristalinas. Sempre acompanhado da família e de amigos de longas datas, ele divertiu-se do jeito que gosta e até virou DJ da noite, espalhando sua costumeira alegria, marca registrada da família Bastos.

 

 

O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), e a esposa, a advogada Kátia Claro, também foram a Aparecida do Taboado na virada do ano. Claro estava também governador em exercício.

 

Os advogados Laís Billó e Pedro Henrique Bastos

 

O coronel da PM, subchefe da Casa Militar do Governo do Estado, José Augusto Castro, e a esposa, Valquíria Bernardes Castro

 

 

 

TELONA
Produzido em 2021 e lançado em 2022, pela Descoloniza Filmes e o Itaú Cultural, o longa-metragem "Aquilo Que Eu Nunca Perdi" traz um pouco do muito que representam para a música a carreira e os ambientes criativos da cantora, compositora e instrumentista Alzira Espíndola. O filme, de 86 minutos, tem direção de Marina Thomé.

 

FOGO NO PARQUINHO
Uma corrente do PT nem como estratégia nacional admite trocar de candidatura à sucessão campo-grandense. Finca o pé para manter a deputada federal petista Camila Jara. Outra corrente, dos deputados Zeca do PT e Vander Loubet, defende o nome da titular da Sudeco, Rose Modesto (União Brasil). Argumentam que Modesto teria melhor condição de ampliar a inserção popular fora do campo da esquerda, visando à sucessão presidencial de 2026.
 

FOGO NO PARQUINHO II
Mais votado, no Mato Grosso do Sul, para a Câmara Federal, em 2022, o deputado Marcos Pollon (PL) aceitou com reservas a declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dando a entender que ouvirá a senadora Tereza Cristina (PP) para definir quem vai apoiar na sucessão campo-grandense. Trata-se de uma confissão implícita de que a escolha recairá na prefeita Adriane Lopes (PP), a preferida de Tereza Cristina.

 

POESIA
Idealizado e protagonizado por Luciene Carvalho, presidenta da Academia Mato-Grossense de Letras, o Projeto Arca conquistou, em sua segunda etapa e em parceria com a SP Escola de Teatro, o público que foi, quarta-feira, 22, ao teatro dos Satyros, em Sampa. Carvalho mergulha na profusão de linguagens artísticas e da plástica poética num cenário de coreografia ecológica, usando roupas com penas caídas de aves – ideia do artista Douglas Peron e colaboração dos Rikbaktsa, povo indígena das margens do rio Coxipó (MT). Também figuram no espetáculo o ator André D’Lucca e o DJ Erick Jay, cinco vezes campeão mundial de discotecagem.
 

 

GRANDE SONHO
O talentoso João Guilherme Rondon Oliveira, 13, um habilidoso goleiro de futebol infantojuvenil, quer realizar seu grande sonho. Foi convidado pelo BCN a disputar um campeonato pelo Barcelona, em março. Concorre a uma vaga no Marcet Football University, do clube catalão. Para os custos da viagem, a família está fazendo uma rifa de três caixas de som JBL. O contato é pelo telefone (67) 9 9953-4911. João Guilherme é de Campo Grande/MS e mora no Paraná.
 

GOLS CONTRA
O Morenão (Estádio Universitário Pedro Pedrossian), em Campo Grande, e o Arthur Marinho, em Corumbá, estão interditados para a prática do esporte, para a qual foram construídos. E pensar que a Federação de Futebol (FFMS) vai continuar com a mesma "filosofia" com dirigente que vigora há mais de três décadas… Não é fácil ter que engolir tudo isso.

 

ESTA MOÇADA…
Ideia muito bem-vinda da Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura, o Festival da Juventude 2024 promete sacudir o território da Cidade Universitária (UFMS) em Campo Grande. O evento será de 25 a 28 de abril, sob a competente coordenação de Andréia Freire, e é destinado à faixa etária dos 15 aos 24 anos. Música, dança, teatro e batalhas de rima estão no programa. Nos concursos, três categorias: batalha de rimas; contos, crônicas e poesia; reportagem escrita e audiovisual.

 

CONFRARIA DOS RINGUES
Mato Grosso do Sul faz sua parte na resistência e na evolução do boxe, um dos esportes mais clássicos e antigos do mundo. À frente da Federação Estadual, dois jornalistas: a presidente Edina Nina Costa e o vice, Marcelo Nunes. E o presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Marcos Brito, veio conferir.

 

NÚMEROS TRISTES
Informa o boletim do Observatório da Mulher: em 2023, Campo Grande foi o vergonhoso território de 734 crimes de estupro e 82% das vítimas são do sexo feminino. Do total, 571 são crianças e adolescentes e 72%, pessoas negras ou pardas.

 

VÃO VENDO…
Saiu dos bastidores da caserna, entrou pelos ouvidos de um blogueiro famoso e agora está em todas as redações a informação bombástica, mas esperada: o Exército já se previne para a eventual prisão de militares e do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As acomodações de um alojamento no Comando Militar do Planalto passaram por caprichada reforma.

 

NANA, NENÊ
A sempre estonteante Luíza Brunet, 61, defende com unhas, dentes e cotovelos a participação da filha Yasmin no BBB 24. E chora quando a vê triste, sabendo que a saudade entre ambas é um dos motivos. Tudo indica que a moça vai sair da casa correndo para pregar esse colo.

 

PENSAMENTO DO DIA
As pessoas boas merecem nosso amor, as pessoas ruins precisam dele…

 

NA LEMBRANÇA
O filósofo Rudolf Steiner nasceu em 27 de fevereiro de 1861, na Áustria. Em seus 64 anos de vida, escreveu muito, especialmente sobre temas teosóficos, tendo fundado a Sociedade Antroposófica e introduzido a pedagogia Waldorf na Alemanha. O autor de mais de 350 obras, entre elas, A Filosofia da Liberdade, tinha uma frase muito especial: "A Natureza faz do homem um ser natural; a sociedade faz dele um ser social; somente o homem é capaz de fazer de si um ser livre."