fernandosoares_25-02-2024

Edições anteriores

MAIS UM
E o douradense Diego Eduardo de Assis Medina, preso em flagrante no ato de 8 de janeiro por ter invadido e depredado os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e da própria corte da Justiça, foi condenado a 17 anos de prisão no regime fechado e ao pagamento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos a serem liquidados “… de forma solidária pelos demais condenados". O relatório do ministro Alexandre de Moraes foi aprovado no STF pelo placar de 7 a 3. Bolsonarista doente, Medina gravou vídeos quebrando os poderes no ato antidemocrático e gabava-se, nas redes sociais, pelos ataques terroristas contra a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Deu no que deu!

 

SEMELHANÇA
A busca dos foragidos de Mossoró lembra aquela história do Lázaro, marginal que terminou morrendo na mão da polícia. Um movimento nunca visto antes de policiais de Brasília e Goiás e da própria população para capturar a figura que conseguiu fugir. Foram dias e muita grana na operação. E ele só foi morto porque deu bobeira ao visitar parentes.

 

SEM RISCO
A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, representa uma séria ameaça à saúde pública. Enquanto o país enfrenta a pior epidemia da história de incidência da dengue, Campo Grande está momentaneamente tranquila. Para alguns, coincide com a escassez de chuvas desde outubro do ano passado. O janeiro de 2024 foi o menos chuvoso dos últimos 26 anos, com apenas 92,6 milímetros. E, até agora, conforme o boletim da Sesau relativo aos 14 primeiros dias do mês, nenhum caso de dengue foi confirmado.
 

SEM RISCO II
Por outro lado, quando o médico Luiz Henrique Mandetta era ministro da Saúde, numa parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), trouxe para a capital a biofábrica do Método Wolbachia, que contamina os mosquitos, em laboratório, com a bactéria Wolbachia, para frear o avanço da doença. A bactéria é inofensiva para os seres humanos e bloqueia a replicação, nos insetos, dos vírus da dengue, zika, chikungunya e da febre amarela.

 

DESFECHO
O ex-jogador Daniel Alves, 40, foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão pelo estupro de uma jovem, então com 23 anos, no banheiro de uma boate, em Barcelona, no dia 30 de dezembro de 2022. Da pena deverão ser descontados os 13 meses que o brasileiro já passou preso, enquanto aguardava o julgamento. Daniel Alves terá liberdade vigiada por cinco anos depois de cumprir o regime fechado. Cabem recursos.
 

SOB NOVA DIREÇÃO
O Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFam ganha nova diretoria no dia 26. A advogada Ana Maria Medeiros Navarro Santos assume a presidência e Nathallia Velasquez Maksoud, a vice. A ex-subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Estado Luciana Azambuja Roca será a secretária-geral. Três grandes nomes que prometem grandes trabalhos.

 

ESPERANÇA
Para o PSDB, a candidatura de Beto Pereira como pré-candidato a prefeito da capital está sendo construída aos poucos e até o período eleitoral, os números das pesquisas lhe darão envergadura para entrar na disputa.

 

PÁGINAS
O ex-senador Delcídio do Amaral (PRD) prepara o lançamento de um livro-bomba sobre os bastidores da política brasileira. O lançamento está previsto para 14 de julho deste ano. “Melhor data, impossível”, destacou, sobre o fato de coincidir com o aniversário da Queda da Bastilha, na Revolução Francesa.

 

CONFUSÃO
Não sei se é bom ou ruim, mas o nome do deputado federal Beto Pereira (PSDB) vem sendo confundido com o do outro Beto Pereira, presidente do Grupo Pereira e da Rede Comper e Fort Atacadista de supermercados. Nesta semana, na Cachaçaria Havana, um dos presentes disse que a campanha de Pereira teria envergadura pela estrutura que possuiria, milhares de funcionários, muitas posses… até que perguntei, “De que Beto você fala?” Daí, o sujeito disse: “O dono do Comper não é o candidato”? Caí na risada!

 

ESTÁ NO SANGUE!
O jovem empresário Gabriel Gandi Zahran Georges, de 35 anos, filho da artista plástica Ana Karla Zahran com Gandi Jamil Georges, quer entrar para a política. Vem preparando-se a cada dia para a próxima disputa eleitoral como deputado estadual. O pai foi deputado estadual e federal dos mais votados.

 

Fotos: Gabriel Santos

A ex-primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro (PL), em passagem por Campo Grande no fim de semana, foi recepcionada pela prefeita da Capital, Adriane Lopes (PP), que deu como presente uma bíblia sagrada. Michelle falou para quase 3 mil mulheres no evento do qual é presidente, do PL Mulher.

 

O presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique de Medeiros, e a escritora Marisa Serrano

 

Tatiane e o marido, atuante secretário de Turismo, Esporte e Cultura de MS, Marcelo Miranda

 

Karla com o marido, Paulinho Simões, e Pedro Ortale

 

Os empresários Luís Carlos e Elizete Feitosa

 

PENSAMENTO DO DIA
Desistir daquilo que não vale a pena não é fracasso, é sabedoria.

 

NA LEMBRANÇA
Em 25 de fevereiro de 1945, o Brasil perdeu um dos seus maiores escritores. O paulistano Mário de Andrade foi ensaísta, poeta e romancista, divulgador do folclore e um dos organizadores da Semana de Arte Moderna, em 1922, que consolidou o movimento Modernista. Autor de Macunaíma (1928), presente entre as obras mais conhecidas da nossa literatura, uma de suas citações mais célebres é esta: "É melancólico chegar, assim, ao crepúsculo, sem contar com a solidariedade de si mesmo. Eu não posso estar satisfeito de mim, com o meu passado, que não é mais meu companheiro. Eu desconfio do meu passado".