fernandosoares_22-02-2024

Edições anteriores

FINALMENTE
Estas aposentadorias compulsórias dadas às pessoas ligadas às áreas jurídica e militar sempre foram uma vergonha. O sujeito pratica crimes, como assédio sexual, venda de sentenças e outros delitos, e como castigo ganha uma bela aposentadoria. O senador Flávio Dino (PSB-MA), prestes a deixar o Senado para assumir o posto de ministro do STF, conseguiu número suficiente de assinaturas para iniciar a tramitação de uma proposta de Emenda Constitucional retirando esse direito de juízes, promotores e militares que tenham cometido delitos graves. O texto apresentado prevê também sua exclusão do serviço público. Não dá para a gente concordar com uma regalia destas.

 

DESLIZES
Yasmin Brunet não tem a imagem de celebridade antipática, como os telespectadores desenham sua amiga Wanessa Camargo, mas precisa um pouco mais de classe à moda Luíza Brunet. O BBB 24 é uma vitrine e algumas posturas negativas ficarão coladas nos currículos dos brothers depois do último paredão.

 

FOGUEIRA ACESA
E o ambiente pré-eleitoral já está começando a pegar fogo. Em Campo Grande, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) descartou dar apoio à prefeita Adriane Lopes (PP) e disse que se tudo der certo, o deputado estadual João Catan (PL) será o seu candidato a prefeito.
 

FOGUEIRA ACESA II
Em Dourados, o PSDB vai filiar o ex-deputado Marçal Filho e fazer dele o candidato que tentará impedir a reeleição do prefeito Alan Guedes (PP). Em Corumbá, já está sendo rifado o nome lançado pelo prefeito tucano Marcelo Iunes. Entra em cena a ideia de uma chapa com Dr. Gabriel para prefeito, pelo PSB, e Bia Cavassa de vice, pelo PSDB.

 

LITERARTES
Aguardem que já está na fôrma mais uma iniciativa da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Depois do sucesso do Congresso Brasileiro das Academias Estaduais de Letras, no ano passado, a cabeça iluminada do seu presidente, Henrique Alberto de Medeiros, não teve férias. Continuou brilhando. E inspirando.
 

PERRENGUES DO PODER
Mais um B.O. no currículo do prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB). Uma correligionária e sua ex-apoiadora, Regina Heyn, vereadora também do PSDB, registrou Boletim de Ocorrência, na Polícia Civil, contra ele. Acusa-o de tê-la ameaçado pessoalmente e pelas redes sociais por ser crítica de sua gestão. Cintra é prefeito pela terceira vez.

 

DIA DELE
Hoje é o dia de São Maximiano de Ravena, bispo natural de Ístria. Maximiano foi nomeado primeiro arcebispo de Ravena pelo imperador Justiniano. Durante dez anos, desempenhou também a função de Primaz da Itália, quando o Papa se ausentava. A ele devemos algumas obras-primas, como as igrejas de São Miguel e São Vital, e a derrota do Arianismo. Rogai por nós.

 

PARA A HISTÓRIA
Guilherme Bumlai, presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), mergulha e bem fundo nos preparativos, determinado a alcançar o grande objetivo da gestão deste ano: fazer da 84ª Expogrande um evento histórico. Entre as metas iniciais, quer ver, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, mais de 120 mil pessoas e um giro de negócios acima dos R$ 120 milhões. O evento será de 04 a 14 de abril.
 

PARA A HISTÓRIA II
Em matéria de história, está marcando época também o recurso jurídico da Acrissul para contestar a Prefeitura Municipal. O motivo: uma cobrança judicial de mais de R$ 45 milhões, valor referente às contas atrasadas do IPTU. Detalhe, a Associação dos Criadores já teve valores penhorados por meio de execução judicial.

 

APERTARÁ O CERCO
O delegado da Polícia Federal Carlos Henrique Cotta D’Ângelo é novo superintendente da PF em MS. No ano passado, ele era chefe da delegacia da PF em Juiz de Fora (MG), mas ganhou notoriedade quando atuou no estado vizinho ao nosso, Mato Grosso. Comandou o setor de combate ao crime organizado e esteve à frente de operação contra corrupção com desvio de dinheiro da merenda escolar. Crime de colarinho branco refere-se ao crime não violento, com motivação financeira, praticado, em geral, por políticos. O recado dado é que assim que assumir em MS, será rigoroso nas atuações de contrabando, tráfico de drogas e facções criminosas. “Vim aqui pegar ladrão”, disse ele.

 

Fotos: Gabriel Santos

A primeira-dama do Estado, Mônica, e o governador Eduardo Riedel (PSDB)

 

Marco de Menezes e a esposa, secretária municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel

 

Maria Elena Mecchia e Sérgio Scaffa, carinhosamente chamado de Paxá

 

O secretário da Casa Civil de MS, Eduardo Rocha, e o secretário-adjunto, João César Mattogrosso

 

O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) e o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de MS, Marcelo Miranda

 

PENSAMENTO DO DIA
Muito cuidado com este mundão onde amizade é de copo, muito amor é de boca e consideração mesmo é pelo que se tem no bolso.
 

NA LEMBRANÇA
O primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, nasceu no dia 22 de fevereiro na então colônia de Virginia. Foi sob seu comando que o exército continental começou a virar a guerra de independência contra os ingleses. Sua grande qualidade foi manter a união de um exército mal armado, mesmo acatando deliberações de um Congresso dividido. "Foi o primeiro na guerra, o primeiro na paz e o primeiro no coração de seus concidadãos" é a frase mais famosa sobre Washington.