fernandosoares_17-12-2024

Edições anteriores

LEONARDO LOUBET LANÇA LIVRO SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

   

Fotos: Gabriel Santos

O advogado Leonardo Loubet lançou, na noite do dia 12, no Yotedy, seu novo livro, Tributação Estadual e Municipal no Agronegócio: antes e depois da Reforma Tributária, fruto de sua tese de doutorado na USP. Com 833 páginas, publicado pela Editora Noeses, a obra apresenta uma sistematização dos tributos estaduais, como ICMS e ITCMD, e municipais, como ITBI, analisando especialmente seus impactos no agronegócio. O autor detalha questões como a avaliação de fazendas e a sistemática da cadeia agropecuária, além de projetar os efeitos da Reforma Tributária que entrará em vigor em 2026, com transição até 2033.

Segundo Loubet, o novo sistema tributário exigirá maior rigor contábil dos produtores rurais devido à incidência de 10,6% de carga tributária sobre o setor, o que poderá encarecer seus produtos. A obra destaca-se como um guia técnico e jurídico sobre as mudanças que o agronegócio enfrentará nos próximos anos. Veja alguns flashes da noite de autógrafos…

 

A advogada Fabíola Pithan e o marido, o advogado Wilson Loubet

 

Os advogados Renata Borges e André Borges, pai e filha

 

O advogado e doutor João Paulo Delmondes e o desembargador aposentado do TJ-MS e advogado Claudionor Duarte

 

O advogado e doutor, formado pela USP, Leonardo Loubet

 

A contadora Pâmela Fiuza com Fabrina Loubet e Flávia Matto Grosso

 

O empresário Carlos Almeidinha e o agropecuarista Gil Aguiar

 

O procurador da Fazenda Nacional Flávio Cabral e a Procuradora-Geral do Estado de MS, Ana Ali Garcia

     

SAQUES VITORIOSOS
Desportista dos mais ouvidos e respeitados, o médico José Luiz Mikimba, 74, recebeu mais uma justa homenagem, desta vez, chancelada pela Federação de Voleibol de MS, da qual é um dos fundadores. Na festa do seu 45º aniversário, a entidade reverenciou também outros dois notáveis professores e técnicos de vôlei, Kaoru Chio e José Amâncio da Mota, o Madrugada, personalidades das mais importantes na afirmação do esporte em Mato Grosso do Sul. 

 

DEYVID MICHEL
O educador e consultor em Gestão Deyvid Michel, também MBA em Agronegócios e Marketing, foi premiado pelo Senac Hub Academy como Destaque 2024. O tema de sua iniciativa: Alegria e Motivação.

 

NA GLÓRIA
Gláucia Leite e Roberto Figueiredo – dois nomes emblemáticos e de presenças gigantescas no enriquecimento da cultura e da consciência cultural da sociedade. Não são simples perdas físicas, eles são marcos perenes nos anais da marcha civilizatória do nosso povo.

 

NAS TELAS
Muita gente na expectativa pela continuidade do projeto Vizinhança na Praça, em 2025. No encerramento do calendário atual, a boa iniciativa do Coletivo TransCine exibiu com sucesso vários filmes na praça do Jardim Carioca, em Campo Grande. Destaque para as produções locais de Lu Bigatão, Rosiney Bigatão, Filipi Silveira, Larissa Neves e Tânia Sozza. O projeto tem financiamento da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, e em edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

 

PROVIDÊNCIA ESSENCIAL
O Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública colocou entre as três melhores iniciativas o projeto Guardiões da Inocência – Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. Liderado pela Capitã da PM Bruna Carla, foi lançado em 2024, em Bonito. Além desse município, já atendeu Bodoquena e localidades na área de influência da Rota Bioceânica.

 

CARREGANDO PEDRA
O governador Eduardo Riedel (PSDB) deve sair de licença no período de 02 a 13 de janeiro. Vai com a esposa, Mônica, tirar uns dias de descanso, passear e namorar, mas, inevitavelmente, com celular e antenas ligadas ao que acontece no Estado.

 

PENSAMENTO DO DIA
Eu concordo com as pessoas porque discordar faz com que elas continuem falando.

 

É DA CASA
Campeão da Libertadores e do Brasileirão 2024, o atacante Matheus Martins é campo-grandense da gema. Tem 21 anos e antes do Botafogo, passou por Fluminense, Udinese (Itália) e Watford (Inglaterra). Foi centroavante da seleção brasileira Sub-20. A Assembleia Legislativa (Alems) aprovou moção de homenagem a ele, indicação do deputado Zeca do PT, um botafoguense dos quatro costados.

 

RECOMENDO!
Do que é bom, tem que falar-se. Não tem quem não elogie o sofiatelli com recheio de muçarela de búfala, ao molho de tomate fresco e manjericão, feito pelo Joyce Eventos Buffet. A massa é de uma leveza… Tudo de bom, nada igual! Não é barato, mas vale a pena. Falando em Joyce, ela fará seu tradicional lombo de bacalhau Gadus Morhua, muito solicitado para a virada do ano. Ligue e reserve o seu: 67 99985-5994.

 

SAÚDE ANIMAL I
Sob a liderança de seu presidente, Thiago Leite Fraga, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do MS marcou presença na Câmara Nacional de Presidentes do Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, em Brasília. Reeleito e com mandato até 2028, Fraga também é professor universitário e doutor em doenças infecciosas e parasitárias.


SAÚDE ANIMAL II
A Campanha Dezembro Verde, realizada pela Secretaria estadual de Turismo, Esporte e Cultura e pela Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, é das mais importantes. Além de combater o abandono de animais, conscientiza a população sobre a adoção responsável. No sábado, 14, no Shopping Bosque dos Ipês, a campanha promoveu várias atividades, com apoio do Centro de Controle de Zoonoses da prefeitura de Campo Grande, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de MS.

 

NA LEMBRANÇA
No dia 17 de dezembro de 1969, morria o ex-presidente Arthur da Costa e Silva, aos 67 anos – a data é controversa, pois há quem diga que ele faleceu meses antes, com a ditadura militar escondendo sua morte. Um dos ditadores mais ferrenhos da história do Brasil, foi ele que assinou o famigerado AI-5, em 1968, fechando o Congresso e suprimindo as liberdades políticas. Gaúcho de Taquari (RS), Costa e Silva comandou o IV Exército no governo Jango, sendo afastado pelo presidente. Depois, foi ministro da Guerra de Castelo Branco e seu sucessor a partir de 15 de março de 1967. Uma frase dele, dita ao chefe da Casa Militar, general Jayme Portella, na véspera da decretação do AI-5, mostra seu caráter repressor: "Eles vão ter resposta. Você é testemunha de que fiz tudo para que atendessem aos apelos para desagravar as Forças Armadas. Agora, vão ver".