fernandosoares_13-12-2024

Edições anteriores

HOMENAGENS AOS MÉDICOS

   

Fotos: Gabriel Santos

Os vereadores da Capital promoveram, no último dia 2 de dezembro, mais uma Sessão Solene de Outorga da Medalha Legislativa Dr. William Maksoud em comemoração do Dia do Médico. Vários profissionais da Medicina tiveram seu reconhecimento, entre eles, o ginecologista e obstetra Dr. Fernando Augusto Abdul Ahad e o cirurgião plástico Dr. João Freire. A todos os médicos, nossas homenagens e gratidão.

 

O vereador Clodoilson Pires (Podemos) com o médico Pedro Henrique Borba Leite

 

O vereador e médico Victor Rocha (PSDB) homenageando o colega Vitor Holzhausen Ramos

 

O vereador e Coronel da PM Alírio Villasanti (União Brasil) e o médico Fernando Augusto Abdul Ahad

 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlão Borges (PSB), com a médica Rafaela Siufi

 

O vereador e Coronel da PM Alírio Villasanti (União Brasil) e o cirurgião plástico João Freire

 

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) homenageando a médica Bruna Angelini Leite Britto

 

O vereador Otávio Trad (PSD) e a médica cardiologista Nayrelle Alencar Gomes

     

NO CONGELADOR I
Ontem, quando era secretário de Cultura de Bolsonaro, o ator Mário Frias, 53, instigou um patrulhamento ideológico contra alguns dos maiores nomes das artes nacionais que criticavam aquele governo. Hoje, deputado federal, Frias & tchurma devem estar engolindo – e vomitando – amargo despeito diante do sucesso mundial de produções e artistas brasileiros, entre os quais, o longa-metragem Ainda Estou Aqui e sua atriz principal, Fernanda Torres.
 

NO CONGELADOR II
Fernanda Torres e sua mãe, Fernanda Montenegro, estavam entre os alvos prediletos de Mário Frias e colegas do negacionismo cultural, que foi marca do recente governo tupiniquim. Agora, cotada para premiações do mais elevado quilate, como o Globo de Ouro e o Oscar, a filha repete sua genitora e afirma, triunfante: “A arte venceu”.

 

LONGEVAS
Mamães de famosos são também famosas, pela prole e por predicados outros, inclusive, pela longevidade. Dona Beita, mãe de Ney Matogrosso, 82, está com suas 102 primaveras. Suzane Bial, mãe do jornalista Pedro Bial, fez 100 anos em julho passado.

 

PROTAGONISMO
Carla Stephanini, Rosely Molina e amigas de uma bela e engajada constelação brilharam no lançamento e entrega da publicação científica do 2º Congresso Nacional e Estadual Mulheres pela Paridade, no hotel Deville Prime. O tema: Igualdade, Paridade e Democracia, com a coordenação técnica e científica da Faculdade Insted.

 

ESTRADA$
Quem timoneia o Grupo CCR é Ana Maria Marcondes Penido Sant’Anna. Herdeira e dona do maior número de ações do grupo CCR, ela comanda negócios que só no segundo trimestre deste ano renderam lucro líquido de R$ 411 milhões. Ah, esses pedágios…

 

 

PERSPECTIVAS
A posse de Lilian Fernandes na presidência da Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado de MS (Feserp), assim como de toda a diretoria, foi prestigiada e marcada por previsões de uma excelente gestão. Presidente e vice-presidente da Cassems, Ricardo Ayache e Ademir Cerri, entre as ilustres presenças.

 

CORAGEM
Apesar da profunda dor que abalou famílias e população, as mortes das duas jovens atletas do futsal feminino de Camapuã, naquele acidente de domingo, na BR-163, não triunfaram sobre a dignidade dos camapuenses. A cidade levanta a cabeça e põe, ao lado do luto, a grandeza de continuar apostando no esporte como um suporte de saúde física, mental e moral. 

 

NO TRECHO
Um dos mais combativos militantes das lutas estudantis e ambientais nos anos 1980, em Campo Grande, Alcides Bartolomeu de Faria já não faz a política de partidos ou palanques, porém, segue firme nos compromissos com as causas da natureza. É diretor institucional da Ecoa, ONG que presidiu durante muitos anos.

 

DIA DELA
Hoje é dia de Santa Luzia, a padroeira dos olhos. Daí que trago esta oração aos devotos: "Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma, e Deus, com um milagre extraordinário, devolveu a vós outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e constituiu-vos protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos. Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá aonde vós, Santa Luzia, vos encontrais em companhia dos anjos e santuário. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém. Santa Luzia, rogai por nós!”

 

PENSAMENTO DO DIA
Conhecemos verdadeiramente uma pessoa apenas quando paramos de agradar aos seus interesses.

 

NA LEMBRANÇA
O sanfoneiro, cantor e compositor Luiz Gonzaga completaria, hoje, 112 anos. Nascido numa fazenda de Exu (PE), ele ganhou o mundo interpretando canções como Asa Branca (1947). Gonzagão morreu em 2 de agosto de 1989 e deixou para a história esta frase em forma de verso: "Mas, doutor, uma esmola a um homem que é são ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”.