fernandosoares_25-08-2024

Edições anteriores

QUANDO FALA O CORAÇÃO
Amanhã, Campo Grande, a capital do Mato Grosso do Sul, celebra seus 125 anos de emancipação político-administrativa. Fundada em 1872 e oficialmente reconhecida como cidade em 26 de agosto de 1899, Campo Grande transformou-se em um vibrante centro econômico e cultural, conhecido como Cidade Morena, por suas terras avermelhadas. Ao longo dos anos, a cidade cresceu em importância, abrigando rica diversidade cultural e sendo um dos principais polos de desenvolvimento do Centro-Oeste brasileiro. A data marca não apenas o progresso urbano, mas também a força e o espírito acolhedor de seu povo. Feliz aniversário, cidade amada do meu coração. Sou cheio de gratidão por aqui viver.

 

MAIORIA, SÓ QUE NÃO
Cenário contraditório: segundo a Justiça Eleitoral, nas eleições deste ano, os pretos e pardos são 52,7% dos candidatos inscritos para a disputa, mas representam apenas 37,1% entre os que concorrem às prefeituras. Um claro exemplo dessa distribuição irregular é o de Campo Grande, onde as candidaturas de negros, a prefeito, sempre foram raras.

 

AJUSTES URBANOS
Interessante saber qual será o resultado da transformação da 14 de Julho em um corredor gastronômico. A ideia da prefeita Adriane Lopes (PP) é das mais desafiadoras, pois mexe com uma das principais tradições urbanas de Campo Grande. A rua sempre foi um corredor comercial de lojas em convivência com espaços residenciais.

 

DISSERAM QUE…
“Cuidar de gente não é a mesma coisa que cuidar de boi”. (Do prefeito de Ponta Porã, o tucano Eduardo Campos, candidato à reeleição).

 

SEM APITO
Tem gente graúda (nos negócios e na política) que pode cair no rol de casos de arrendamento ilegal de terras indígenas, que acabam de ficar sob investigação do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF). A primeira parte da apuração é feita em aldeias de Juti e Caarapó, mas há outros municípios neste mapa de grave ilegalidade fundiária.

 

DESTRAVAMENTO
Boas notícias devem ser anunciadas em breve aos servidores da extinta Rede Ferroviária Federal S/A em Mato Grosso do Sul. As casas construídas para trabalhadores da Noroeste do Brasil (NOB), desde os anos 1960, devem ser destravadas de pendências antigas que impedem sua escrituração definitiva para ex-ferroviários que não se desfizeram delas. A Superintendência do Patrimônio da União (SPU) em MS, chefiada atualmente por Rosalina Dantas da Silva, é um dos órgãos federais que cuidam do assunto.

 

ELEIÇÕES X GESTÃO
O presidente da Associação dos Municípios de MS (Assomasul) e prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior (PSDB), entende que os candidatos devem fazer, nestas eleições, uma campanha que propague e fortaleça a consciência e a importância do municipalismo. Nada mais oportuno. Para ele, o conceito de gestão valoriza-se.

 

REVELAÇÃO
A apresentadora Sílvia Abravanel, 53, filha de Sílvio Santos, compartilhou uma história emocionante sobre sua origem ao revelar que quase foi adotada pela família de Carlos Alberto de Nóbrega, apresentador de “A praça é nossa" e filho do comediante Manuel de Nóbrega. Abravanel relembrou que, com apenas três dias de vida, foi levada para a casa de Sílvio Santos por uma mulher conhecida como Terezinha Mãe Cegonha, famosa por intermediar adoções. Quando soube que era adotada, chegou a considerar a possibilidade de procurar seus pais biológicos, mas desistiu após perceber o desconforto de Sílvio Santos com o assunto.

 

INÉDITO
A vereança de Campo Grande, neste ano, conta com a candidatura de Juliano Varela (PSD), de 32 anos, primeiro candidato a vereador, em Mato Grosso do Sul, com síndrome de Down.

 

CONTA CHEGANDO
A Polícia Federal deve chegar, aos próximos dias, a Mato Grosso do Sul, com operações semelhantes à do Tocantins, onde o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi um dos alvos de um mandado de busca e apreensão. Pelo que soube, vão incomodar vários prefeitos do estado já investigados por desvio de recursos públicos na Saúde, durante a pandemia de COVID-19.

 

Fotos: Gabriel Santos

A educadora Ana Paula Melim e o filho, advogado, Thiago Melim Braga

 

Maria Cecília da Motta e o marido, Eduardo da Motta

 

O deputado estadual Rinaldo Modesto (Podemos) e o filho, advogado, Felipe Modesto

 

O papa da cardiologia do Brasil, João Jasbik Neto, e a esposa, Fabíola Marcotti

 

O respeitado presidente das Águas Guariroba, Themis de Oliveira, e o médico Carlos Aguni

 

PAUSA
Por causa do aniversário de Campo Grande amanhã, não teremos coluna na terça-feira. Trabalhar é preciso, descansar também. Um bom e abençoado feriado para todos e quarta-feira, 28, estaremos de volta.

 

PENSAMENTO DO DIA
O recheio mais delicioso de uma boa conversa é a doce capacidade de escutar.


NA LEMBRANÇA
Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei, completa, hoje, 65 anos. Carioca, ele foi um eterno levantador reserva na seleção, mas, depois de parar de jogar, transformou-se num treinador vitorioso. Obcecado por vitórias, ele define assim a busca pelo jogo perfeito. "Não existe a perfeição. Se um jogador atingir a perfeição, logo será ultrapassado".