fernandosoares_18-08-2024

Edições anteriores

TODA A HISTÓRIA DA UNIDERP NO LIVRO

DOS IRMÃOS DA MATEMÁTICA

   

Fotos: Gabriel Santos

Os professores Pedro Chaves dos Santos Filho e Therezinha dos Santos Samways, conhecidos como os “irmãos da Matemática”, lançaram, na noite de quinta-feira (15), o livro “Uniderp: Sonhos e desafios na construção de um legado educacional na região do Pantanal”. A obra narra a história da concepção, construção e a trajetória do Cesup (Centro de Ensino Superior Professor Plínio Mendes dos Santos) e da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), duas instituições que transformaram a educação em Mato Grosso do Sul num momento histórico do Estado, durante a sua emancipação, em 1977. O livro detalha todo o processo de elaboração do projeto para a criação do Cesup, as reuniões com o governo federal, por meio do MEC (Ministério da Educação), a formação do corpo docente e os investimentos em Campo Grande e nas cidades do interior onde foram construídos campus e bases de pesquisa, além da criação de cursos que se tornaram referências em todo o Centro-Oeste. Com o auditório da faculdade Insted lo-ta-do, toda a renda da venda dos exemplares foi destinada à instituição Cotolengo Sul-Mato-Grossense. Muito prestigiado! Confira alguns flashes…

 

Desembargador do TJMS, doutor Ruy Celso Florence, e a esposa, Sônia Florence

 

O desembargador do TJMS Alexandre Raslan e a escritora Marisa Serrano

 

O desembargador Luiz Tadeu Barbosa e a esposa, advogada, Norma Barbosa

 

Paulo Chaves dos Santos com a avó Reni Domingos dos Santos

 

Os irmãos Therezinha dos Santos Samways e Pedro Chaves dos Santos Filho

 

A empresária Neca Bumlai e a advogada Tatiana Ujacow

 

O empresário João Leopoldo Samways e a esposa, Fernanda Samways, com os filhos Gustavo, André e Matheus Samways

 

Os empresários Paulo Santos e Stella Santos

 

Os médicos cardiologistas Sandra e Mauro Andrade

     

LIMPEZA GERAL
O Tribunal de Contas da União baixou uma instrução normativa, que servirá para os Estados, depois de identificar a proliferação de sites, no Brasil, propagadores de fake news, surgidos no governo passado. Com isso, os Estados terão de readequar as estratégias de marketing digital usando o sistema CPM (custo por aquisição). Revistas terão de apresentar nota fiscal de impressão, jornais diários e semanais, rádio e TV deverão ser auditados pelo IVC (Instituto Verificador de Comunicação) e pesquisas de opinião de audiência e sites terão de mostrar acesso, estrutura e jornalistas profissionais registrados. Estava na hora.

 

VERBO RECONHECER
Enfim, Campo Grande presta homenagem a uma personagem das mais destacadas nos meios jurídicos e nas causas humanistas, em especial, na defesa dos povos indígenas. Tatiana Ujacow será uma das agraciadas com o título de cidadania campo-grandense, no próximo dia 22, na semana de comemoração dos 125 anos da cidade.

 

VISITANTES ILUSTRES I
Em mais um voo até Campo Grande, na quarta-feira, 14, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, acompanhada do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, tiveram significativos encontros. Na agenda oficial, ambos discutiram com autoridades locais a construção do Plano Clima Participativo, que tem o Pantanal no enfoque.


VISITANTES ILUSTRES II
Marina Silva derramou-se, feliz, ao reencontrar-se com o advogado e engenheiro agrônomo Gomercindo Rodrigues, o Goma. Ele veio à Capital e matou algumas saudades dos amigos que deixou por aqui quando foi acadêmico da UFMS e um dos líderes do movimento estudantil. Goma é um dos símbolos vivos das lutas dos seringueiros e trabalhadores rurais do Acre. Foi amigo dos mais próximos e colaborador de Chico Mendes, com quem esteve pouco antes e logo após seu assassinato, em 22 de dezembro de 1988.

 

COMMODITIES
 Gabriel Balta, coordenador técnico da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja), lamenta o estresse hídrico que foi o causador da perda de desempenho produtivo na segunda safra de milho. Até o segundo dia deste mês, a colheita havia alcançado 77,9% da área total, porção que equivale a 1,7 milhão de hectares.

 

INVESTIDURAS
Na Energisa, Marcelo Vinhaes deixa a presidência, em Mato Grosso do Sul, e desembarca para chefiar a concessionária em Mato Grosso. Seu sucessor em território sul-mato-grossense será Paulo Roberto dos Santos, que ocupava o cargo de diretor técnico e comercial.

 

EMENDA PIX
O deputado federal Marcos Pollon (PL) destinou R$ 1 milhão, em emenda Pix, para São Paulo. A emenda destina-se ao uso pela empresa Academia Nacional de Cultura (ANC) na produção de uma série documental chamada Heróis Nacionais, que contará histórias de personagens importantes da direita para a formação do Brasil. Será feita por um dos filhos de Bolsonaro (PL), Eduardo Bolsonaro (PL).

 

PENSAMENTO DO DIA
Aprenda a vencer cada dia em silêncio. Deixe pensarem que você está perdendo.

 

NA LEMBRANÇA
O brilhante ator Osmar Prado completa, hoje, 77 anos. Nascido Osmar do Amaral Barbosa, em São Paulo, ele tem uma longa carreira, com inúmeras peças, filmes e novelas. O amor à profissão ficou expresso neste conselho dado às novas gerações, em entrevista publicada pela Folha de S. Paulo: "(O ator) Tem que se questionar. Tem que reforçar o caráter e os músculos – não precisa ser marombado, só manter um corpo que responda às necessidades do trabalho. E a chama tem que arder, sempre".