fernandosoares_13-08-2024

Edições anteriores

STOL
Fantástica, simplesmente fantástica a reportagem que o Fantástico trouxe, no domingo, na rede Globo, sobre a tragédia do voo da companhia aérea Voepass, antiga Passaredo, em Vinhedo/SP, numa aeronave ATR 72-500, matando 62 pessoas. Tudo registrado pelas câmeras da população. Os problemas da aeronave eram hidráulicos e de contato anormal com a pista, o que provocou dano estrutural, deixando-a, por quatro meses, fora de operação. Assim é que se faz jornalismo.
 

STOL II
Um dos relatos mostrados pela reportagem traz a falta de manutenção da aeronave, seu sistema de ar-condicionado vinha apresentando algumas precariedades. Também em depoimento, o comandante Guardiola disse que voou 15 mil horas nesse avião e trabalhou por um mês na Passaredo, em 2019. Foi pouco, mas ele nunca se esqueceu de uma situação inusitada, justamente no botão que aciona o sistema antigelo: “O problema foi detectado no nível de aquecimento de um dos sistemas. A solução encontrada pela manutenção foi a colocação de um palito de fósforo ou, sei lá, um palito de dente, para manter-se o botão acionado”.


STOL III
Em outro relato, um funcionário disse que a empresa colocava a segurança em segundo ou terceiro plano: “Visava mais ao lucro e a gente tinha um avião que apelidava de Maria da Fé, para você ter ideia. Porque só voava pela fé. Porque não tinha explicação de como um avião daquele estava voando”, narrou o funcionário, que pediu para não ser identificado.

 

VÃO VENDO…
A escolha é da exigente Institutional Investor: a JBS é a líder nas principais categorias premiadas por esta que é uma das publicações mais respeitadas do mercado financeiro. Os executivos da empresa brasileira foram eleitos os melhores CEO, CFO e relações com o investidor, do setor de alimentos e bebidas, em 2024.

 

EXCELÊNCIAS
Cultura, meio ambiente, cidadania. Nessas praias, Mato Grosso do Sul tem um casal de excelência entre seus grandes defensores: Ângelo Rabelo, presidente do Instituto Homem Pantaneiro, e Márcia Rolon, a idealizadora e diretora-executiva do Instituto Moinho Cultural.

 

BONS DE BOLA
O atacante douradense Aldemir dos Santos Ferreira, o Ferreirinha, que se destacou no Grêmio, de Porto Alegre/RS, hoje, brilha no São Paulo. O segundo volante Éderson José dos Santos Lourenço da Silva, do Atalanta (Itália), integrou a seleção brasileira na Copa América. Eles estão entre os destaques do Estado no futebol nacional e internacional. Logo, terão outro conterrâneo ao lado, o adolescente campo-grandense Vítor Hugo de Matos, de 14 anos, que assinou contrato para jogar no Sub-14 do Inter/RS.

 

MERECEDOR
A família do saudoso empresário Ueze Elias Zahran, pioneiro no empreendedorismo no Centro-Oeste, fará uma justa e merecida homenagem no ano quando meu amigo festejaria seu centenário. No Parque de Exposições Laucídio Coelho, no próximo dia 17, às 17h30, com entrada gratuita, a família mostrará que o legado deixado por Zahran continua firme e forte, com projetos sociais pela fundação que leva seu nome. Um show de Almir Sater e Michel Teló finalizará agradecendo a Mato Grosso do Sul as conquistas adquiridas, como a engarrafadora e distribuidora de gás, emissora de televisão, a Copaza e a primeira indústria de transformação de soja. Ueze Zahran sempre foi um orgulho para todos nós!

 

CHORO ALEGRE
Com o maestro Eduardo Martinelli e o violista Brenner Rozales, foi aberta, no fim de semana, a série musical do projeto Patápio Silva – Primeiro Amor. Com 13 recitais agendados para Capital e o interior, trata-se de uma justa homenagem às obras e ao genial flautista e compositor brasileiro, considerado o pai do chorinho. Ele foi um dos músicos mais respeitados do mundo e morreu muito jovem, aos 27 anos, em 1907. O projeto é financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC).

 

NÃO FOSSEM ELAS…
As mulheres livraram o Brasil de um estrondoso vexame nos jogos de Paris. São delas os três ouros e a maioria das 20 medalhas que nos levaram ao 20º lugar. Em 2020, em Tóquio, os brasileiros subiram sete vezes ao ponto mais alto do pódio, o país foi o 12º colocado, com 21 medalhas.

 

PENSAMENTO DO DIA
 Nunca seja prisioneiro do seu passado, foi apenas uma lição, não uma sentença.

 

Fotos: Gabriel Santos

O presidente da Assembleia Legislativa de MS, Gerson Claro (PP), e a esposa, advogada, Kátia Claro

 

O secretário-adjunto da Sejusp, C.el. Ary Barbosa, com a analista de relações corporativas da Suzano Papel e Celulose e Fibria S/A, Maryanna Soares, e o secretário da Sejusp, Carlos Videira

 

Tamires Gonçalves com Luciana Bonfim e Luciene Souza

 

Os empresários Beth e Roberto Coelho

 

Os empresários Henrique de Medeiros e Sérgio Garcia

 

ADEUS
Morreu, ontem, o sabia-tudo da economia Delfim Netto, quando se tratava de tirar o país da crise. Foi ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento nas décadas de 60, 70 e 80, além de professor da Faculdade de Economia da USP. Estava internado, desde o último dia 05, com 96 anos, e teve complicações em seu quadro de saúde.

 

 NA LEMBRANÇA
 Fidel Castro completaria, hoje, 98 anos. O ditador que estabeleceu o regime comunista em Cuba, em 1962, três anos após derrubar o governo de Fulgêncio Batista, teve sua saúde abalada, mas mesmo assim controlava o país com mão de ferro. A frase que fecha a coluna de hoje é dele: "Se tivesse o privilégio de viver de novo minha vida, talvez fizesse muitas coisas diferentes das que fiz. O objetivo seria o mesmo, a estratégia, na essência, seria a mesma e os erros, eu deixaria de lado". Fidel morreu em 2016.