fernandosoares_06-08-2024

Edições anteriores

EXPOSIÇÃO DE ANA RUAS: CHÁ NO MEU JARDIM

   

Fotos: Mary Vasques

A artista plástica Ana Ruas, vencedora do Prêmio Pipa 2015, lançou, na sexta-feira, 02, sua exposição individual "Chá no meu Jardim", no Espaço Cultural do Tribunal de Contas de MS. Poderá ser vista até 26 de setembro. As obras têm como inspiração o jardim da casa da artista, “Fotografei e pintei algumas plantas que alegram os meus olhos. No meu cantinho verde favorito, memórias afetivas são ativadas e eu viajo por outros jardins de pessoas queridas”, explica. Formada em Artes Plásticas pela Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Ruas encanta com suas pinturas que exploram as mais diversas formas da natureza. Ela pinta florestas. Fantasia florestas e leva os alunos, crianças que frequentam seu ateliê, a participarem deste ideal. Como foi falado pelo artista plástico Humberto Espíndola, “Seus quadros nos remetem ao idílio hedonista da busca do paraíso ao ressurgimento dos arquétipos capazes de convencer-nos da importância de lutarmos pela preservação da natureza”. Simplesmente fantásticas suas obras

 

A diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas do TCE-MS, Elaine Góis, e o procurador-geral de Contas do MPC/MS, João Antônio de Oliveira Martins Júnior

 

Alexsandra Oliveira e Bruna Galina

 

A produtora cultural Seceu Rodrigues e a diretora do TCE-MS Alessandra Ximenes

 

numa celebração visual que convida o público a uma imersão profunda na beleza natural, propondo, assim, um intercâmbio sobre arte contemporânea. Confira alguns flashes da exposição…

 

A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, com a artista plástica Ana Ruas e o conselheiro do TCE-MS Márcio Monteiro

 

Ricardo Koim e o procurador de Contas do MPC/MS Matheus de Miranda

 

O diretor do TCE Alexandre Brandes com a esposa, Ana Ruas, e a filha Helena Brandes

 

O engenheiro civil Marcos Tesser e fisioterapeuta Cristiane Bertoli

     

CARGA VALIOSA
O Mar Báltico, no interior norte da Europa, é conhecido por carregar águas salobras, sem grandes marés e com uma profundidade máxima de 459 metros. Apesar disso, estima-se que por lá se escondam 100 mil naufrágios. O mais recente, do século XIX, foi descoberto por mergulhadores poloneses, com uma surpresinha: 100 garrafas de champanhe, acompanhadas de porcelanas e água mineral de 170 anos. Isso que é uma senhora surpresa.

 

PERDA SENTIDA
Jacy Curado e outros nomes de ponta na Psicologia lamentam o passamento de Carla França, que ocorreu na quinta-feira, 1º de agosto. Foi uma atuante ativista dos Direitos Humanos, fez parte das gestões do Conselho Regional de Psicologia da Bahia e de Mato Grosso do Sul. No Ministério Público da Bahia, liderou vários movimentos, entre os quais, o de pessoas em situação de rua, a luta antimanicomial e os direitos das crianças.

 

CAPIVARAS NO PASTO
Sobram pré-candidatos no olho do furacão eleitoral, em Mato Grosso do Sul. Em Bandeirantes, Mauro Augusto Dutra, pré-candidato do Agir à prefeitura, foi preso, acusado de extorsão. Em Sidrolândia, nem o escândalo da operação policial que prendeu várias pessoas e envolveu a prefeitura abalou a prefeita Vanda Camilo (PP). Segundo pesquisa, ela é a líder das intenções de voto.

 

AUTOMUTILAÇÃO
A necessidade de “potencializar desempenhos sexuais” é a justificativa de Andressa Urach, 36, para sua adesão ao body modification – ou modificação cirúrgica do corpo. Na sequência de várias plásticas, ela fez uma bifurcação na língua, dividindo-a em duas para assemelhar-se a uma língua de cobra. Será que a moça não tem nenhum parente para providenciar um psiquiatra? E quando ela resolver botar tromba de elefante, como vai ser?

 

BOMBEIRO
Almir Sater aproveitou a ocasião: na viagem a Corumbá, Lula (PT) contou ter recebido, na véspera, um pedido do artista para socorrer a região do Rio Negro, no Pantanal, atingida pelos incêndios. Uma das fazendas ameaçadas é a Campo Novo, propriedade do violeiro e pecuarista.

 

ERA GENTE BOA
Há quase três anos, no dia 18 de agosto, morria de insuficiência respiratória o jornalista e empresário Agnaldo Ferreira Gonçalves. Fundou e dirigiu, desde 1979, o semanário O Independente, que circulou até 2010. O motivo: um ano antes, em 2009, ele matou a tiros um menino de nove anos, durante discussão com o tio da criança. Foi condenado a 14,5 anos de prisão. Gonçalves gozava de boa reputação na cidade e o acontecimento surpreendeu todos que o conheciam.

 

TALENTOS
Hoje, o Sesc Teatro Prosa, na rua Anhanduí, 200, Centro, irá receber o show musical Saudações Pantaneiras, com Marcelo Loureiro e Geraldo Espíndola, às 19h. A entrada é gratuita, mas os ingressos já se esgotaram.

 

PELA RECUPERAÇÃO
Orações somam-se no círculo de familiares e amigos do querido e talentoso jornalista Jackson Nogueira. Iniciou um delicado tratamento de saúde e mudou-se de Campo Grande para seu estado natal, Mato Grosso, onde seguirá trabalhando e cumprindo a disciplina médica.

 

PENSAMENTO DO DIA
Gosto de acordos silenciosos. Do respeito que não precisou ser pedido e da consideração que não precisou ser cobrada.

 

NA LEMBRANÇA
Há 21 anos, morria o empresário Roberto Marinho. Tinha, então, 98. Erguera, a partir do jornal O Globo, herdado do pai, Irineu Marinho, a organização que possuía a maior emissora de televisão da América Latina e a terceira maior do mundo. Era um empresário brilhante, que se definia com uma frase: "Não compro bilhetes, já ganhei na loteria quando nasci".