fernandosoares_03-04-2024

Edições anteriores

MOMENTOS SANGRENTOS
Quem viveu não esquece. Quem não viveu precisa saber para que não se repita. Passados 60 anos do golpe de 1964, uma parte podre na história do país são as homenagens (e não só em Mato Grosso do Sul) aos cinco ex-presidentes que chefiaram a ditadura militar. Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e João Batista Figueiredo. Ao todo, somam-se 918 localidades com homenagens a eles, que marcam ruas, praças e até municípios Brasil afora. Como dizia o saudoso presidente do Congresso Nacional Ulysses Guimarães (MDB): “Traidor da Constituição é traidor da pátria”. O golpe militar resultou em muitos prejuízos à nossa nação, grande parte, irreparáveis.

 

BEM À COMUNIDADE
A reestruturação da Guarda Civil Metropolitana da Capital tem feito uma diferença danada nos bairros onde a corporação está atuando. A prefeita Adriane Lopes (PP) viabilizou uma Base Móvel e vem adquirindo viatura e motos, ainda criou a Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e o Gemop (Grupamento Especializado de Motopatrulhamento). Diminuíram 80% dos crimes onde estão atuando.

 

É CADA UMA!
“Neymar pode não ter ganho a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo, mas ganhou a pepeca de ouro”. (Da influenciadora Fernanda Campos, eleita, em um concurso, como a mais bela vagina do planeta, sobre seu efêmero affair com o atacante brasileiro).

 

REALIDADE
Meu Deus! Justiça mandando para a cadeia engomados e santos do pau oco, como o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro. Se a moda pega e amplia-se, faltará Lexotan no mercado.

 

OU É OU…
Há quem critique e até reprove, tachando como frescura ou mimimi qualquer manifestação que aponte a existência de racismo no Brasil. Quem faz isso desafia a realidade ou a ignora. A democracia racial é um mito – no qual, como certos mitos, muitos acreditam e seguem. Sem esclarecimentos adequados, sem luta e resistência de toda a sociedade, esse mito jamais será desconstruído.
 

OU É OU II…
O pior na questão do racismo é a tradição brasileira. Foi o último país a abolir a escravatura, sem arranhar o preconceito estrutural já em avanço na cultura nacional desde o período colonial. Infelizmente, são comuns casos como o do gigantesco Vini Júnior. Craque do Real Madrid, em um país com forte traço preconceituoso, ele brada contra as agressões que sofre e contra o racismo – uma voz praticamente solitária em seu próprio meio. Onde estão, nessas horas, entre outros, Neymar, Romário, Rivaldo, Wallace (vôlei) e outras excelências do esporte nacional?

 

SIMPLICIDADE
O ex-governador Reinaldo Azambuja faz constantes intervalos na sua correria para fortalecer o PSDB e dedica-se às coisas da família e de casa. Nas redes sociais, está demonstrado: ele postou imagens curtindo, segundo escreveu, a bica d’água corrente que passa por dentro da casa centenária na fazenda da família. E recomenda: "A água é um bem precioso e que precisa ser usado com equilíbrio e eficiência".

 

REVELAÇÃO
Natural de Corumbá, o atacante Ronald Pereira Martins é uma das gratas descobertas do exigente futebol inglês. Aos 22 anos, revelado na base do Corumbaense FC, passou por Anápolis e Atlético Goianiense. Foi para o Estrela Amadora e fez cinco gols que ajudaram o clube a subir para a primeira divisão de Portugal. Então, o Swansea City, da segunda divisão da Inglaterra, descobriu-o. Hoje, é um dos destaques do time e já está na mira de clubes da elite. 

 

SABEDORIA
Ruben Figueiró, 92, e João Leite Schimidt, prestes a chegar aos 87, são dois dos grandes personagens da vida pública sul-mato-grossense. Já afastados das disputas, mas atentos e participativos em seus ambientes de convivência, conciliam família e outras coisas para terem uma sobra de tempo dedicada à política, de que gostam. Seus conselhos valem ouro.

 

FROUXIDÃO
 Por mais que reforcem os efetivos, o policiamento preventivo no trânsito de Campo Grande continua sendo desafiado pelos que abusam do volante e dos decibéis de carros e motos. Há ruas de bairros densamente povoados que servem como pistas de velocidade e palhaçadas acrobáticas de condutores irresponsáveis. Não bastam os mortos e feridos de todo dia.

 

Fotos: Gabriel Santos

O ex-prefeito de Paranhos Júlio César e a namorada, Deisiele Garcia

 

O advogado Ricardo Pereira com o procurador de Justiça aposentado do MPMS José Carlos Robaldo e o vice-presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan

 

O engenheiro Wilson Cabral e o advogado José Carlos Manhabusco

 

O presidente da Adepol-MS, delegado André Matsushita, e o advogado Fábio Trad Filho

 

Os jornalistas Oscar Ramos Gaspar e Lucimar Couto

 

PENSAMENTO DO DIA
Se o dinheiro e o poder deixam-no arrogante, a doença e a morte irão mostrar-lhe que você não é nada neste mundo.
 

NA LEMBRANÇA
Marlon Brando Junior, o grande ator americano, nasceu em 3 de abril de 1924, em Nebraska, nos Estados Unidos. Sex symbol das telas, ele ganhou o Oscar de melhor ator duas vezes, por Sindicato de Ladrões (1954) e O Poderoso Chefão (1972). Sobre sua carreira, ele, certa vez, disse o seguinte: "Eu dou risada das pessoas que dizem que fazer filmes é arte e que os atores são artistas. Artistas foram Rembrandt, Beethoven, Shakespeare e Rodin. Os atores são formigas operárias que participam de um negócio e labutam por dinheiro".