fernandosoares_15-09-2023

Edições anteriores

FLASHES DO TÍTULO DE CIDADÃO CAMPO-GRANDENSE

   

Fotos: Gabriel Santos

Os advogados André Borges e a esposa, Arley Borges

 

O advogado Allan Vinícius Machado e a executiva das Águas Guariroba Rose Zanette

 

O empresário Antônio Castro e a esteticista Ângela Maria

 

A advogada Stela Silveira com a empresária Vânia Vanni e a médica Rita Tavares

 

O deputado federal Beto Pereira (PSDB) e a esposa, médica, Sonaira Barbosa Pereira

 

O pecuarista Paulo Matos e sua Liz Derzi Matos

     

SITUAÇÃO
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), tem seguido à risca as ordens judiciais em sua gestão. A investigação do Ministério Público em contratos de três empresas supostamente acusadas em esquema de corrupção e fraude em licitação não lhe dá o direito de suspender as ordens de serviço contra os envolvidos. Teria, sim, o poder de tomar qualquer providência se tivesse uma ordem judicial mandando suspender todo o certame. Investigação é apenas investigação. Vai daí que…

 

BATE E VOLTA
"Ele apenas está colhendo o que plantou". A frase foi pronunciada na manhã da terça-feira 12/09, durante uma conversa em voz não muito baixa entre dois políticos de vozes credenciadas no Parque dos Poderes. Referiam-se ao deputado estadual Rafael Tavares (PRTB), condenado à prisão, que foi convertida em serviços comunitários e multa, por crime de incentivo à violência de gênero.

 

REVOLTA
Os corumbaenses estão possessos com os autores da novela Terra e Paixão, da TV Globo. Tudo por causa de Jussara, personagem de Tatiana Tibúrcio, que se referiu a Corumbá com uma frase dando a entender que seria lugar de "bando de véio aposentado coçando frieira". Não foi bem isso, pois ela se referia somente aos amigos de seu namorado, Gentil, interpretado por Flávio Bauraqui.

 

COMPLICOU
O Ministério Público Federal (MPF) no Pará tomou medidas legais contra a senadora Damares Alves (PL-DF) e a União após declarações falsas feitas pela ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em um culto evangélico. As afirmações, que incluíam alegações de abuso sexual infantil no Arquipélago do Marajó, resultaram em uma ação civil pública com um pedido de indenização de R$ 5 milhões para a população local. 
 

COMPLICOU II
A ação é assinada por 19 procuradores da República e visa a reparar o dano causado pela propagação do que prejudicou a imagem da região. Damares Alves afirmou, durante o culto, que crianças do Marajó teriam dentes arrancados para evitarem-se mordidas durante práticas sexuais e seriam traficadas para exploração sexual. As declarações foram investigadas pelo MPF, que concluiu serem “falsas e sensacionalistas”.
 

 

AGROARTES
“Artistas questionam o agro em obras que miram vida no campo na era pós-Bolsonaro" é o título da matéria da Folha de São Paulo, publicada no dia 12/09, sobre uma exposição na Galeria Zipper (SP). A reportagem faz um panorama histórico trazendo as pinturas Humberto Espíndola.

 

RECONHECIMENTO
Embora estivesse com seu cargo na marca do pênalti, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, escapou de ser rifada na primeira minirreforma ministerial do governo Lula (PT). Ela foi mantida e figuras muito influentes do Planalto comemoraram. 
 

RECONHECIMENTO II
Consta que a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), é ouvida – sim, senhoras e senhores! – pelo ministro Fernando Haddad (PT), da Fazenda, antes de algumas decisões da política econômica serem tomadas. Havia gente do Centrão tentando colocá-los em linha de confronto.

 

NO PLANALTO
O quadro de assessores de grandes lideranças do Congresso Nacional tem profissionais qualificados. Alguns são de origem local, como a jornalista campo-grandense Myriam Violeta Cavalhero, a chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira, todo-poderoso dirigente do PP. Formada em Jornalismo pela UFMS, com pós-graduação em Direito Legislativo e Orçamento Público, é servidora do Senado Federal.

 

BANGUE-BANGUE
 Não convidem para a mesma mesa o deputado estadual João Catan (PL) e o presidente da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de MS), Ricardo Ayache. A pendenga assumiu proporções medonhas.

 

PENSAMENTO DO DIA
Aprenda com todos, mas não se compare com ninguém.

 

NA LEMBRANÇA
A escritora Agatha Christie nasceu em 15 de setembro de 1890, em Torquay, no Condado de Devonshire, Inglaterra. Criadora do personagem inspetor Hercule Poirot, ela é autora de 75 romances, que venderam mais de 100 milhões de exemplares em todo o mundo. Muito bem-humorada, ela disse, certa vez, uma frase brilhante sobre casamentos: "O arqueólogo é o melhor marido que uma mulher pode ter. Quanto mais velha ela fica, mais interesse ele tem por ela". Agatha Christie morreu em 12 de janeiro de 1976.