fernandosoares_29-10-2023

Edições anteriores

PARA NOCAUTEAR
O professor, geógrafo e analista ambiental Pedro Ronchi vai no fígado: "Vacina contra dependência de cocaína e crack, criada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), ganhou prêmio internacional de 500 mil euros. É mais um tapa na cara destes ignorantes que dizem que nas universidades públicas só tem esquerdistas maconheiros". 

 

EU VOU
Na terça-feira, às 19 horas, no Palácio Popular da Cultura, o presidente da Assembleia Legislativa promove a sessão solene de entrega de títulos de Cidadão Sul-Mato-Grossense e comendas de Mérito Legislativo a várias personalidades que ajudam no desenvolvimento do Estado. Neste ano, o diferencial será o encerramento da solenidade, o grande público terá o megasshow de Almir Sater.

 

ATIVISMO HUMANITÁRIO
O corumbaense Hamilton Gomes de Souza é ativista de ponta na rede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Catarina. É membro do Conselho de Administração da Feapaes (Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina) e será o diretor social da chapa que assumirá em 2024, tendo Osmar Minatto na presidência. O carismático Gomes de Souza é irmão da celebrada cerimonialista brasileira Yvonne de Souza Almeida.

 

BOLA CHEIA
Simone Tebet (MDB), quem diria, continua surfando na popularidade ou nas ondas de prestígio da opinião pública nacional. Novas pesquisas ratificaram: ela é um dos nomes com as melhores taxas de aprovação do governo Lula (PT).

 

APETITE INSACIÁVEL
Como saciar tamanha gula? Essa é a pergunta que se faz em Brasília na tentativa de compreender-se a fome incontrolável de partidos como o PP e o Republicanos por cargos públicos. Para dar ao presidente Lula (PT) a maioria dos votos que aprovaram o projeto de taxação das grandes fortunas, o presidente da Câmara e líder do Centrão Arthur Lira (PP/AL) cobrou e foi atendido com a nomeação do novo dirigente da Caixa Econômica, Vieira Fernandes. 
 

APETITE INSACIÁVEL II
O Centrão não deixa por menos. Na votação da proposta que tributa os super-ricos, a vitória por 323 votos a 119 contou com 63 votos do faminto bloco parlamentar. Com o comando da CEF, agora, a turma de Arthur Lira aumenta seu território no Planalto, com os domínios também do Incra, Codevasf, CBTU, Dnocs e do Porto de Maceió.

 

SEM PERDÃO
Os caminhoneiros estão revoltados com a decisão da CCR MSVia, baseada na portaria da ANTT, sobre cobrar, dos caminhões com eixos suspensos carregados, pedágio. A decisão já está valendo, desde o último dia 25, nas nove praças da BR-163/MS, ao longo de 845,4 quilômetros de rodovia.

 

VIDA SEM DOCE
O sedentarismo é uma das causas do diabetes, assim como a pressão alta, o sobrepeso, a taxa de triglicérides no sangue, doenças renais crônicas e o consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Para o sucesso do tratamento, são necessários o diagnóstico preventivo, a mudança de hábitos alimentares e a redução drástica no consumo de açúcar e carboidratos. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas com a doença. 
 

VIDA SEM DOCE II
Em Mato Grosso do Sul, no ano de 2022, cerca de 9,7% da população – ou quase 280 mil pessoas – estavam diagnosticadas com diabetes 1 ou 2. O governo estadual faz um trabalho resolutivo pela Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doença Crônica e mobiliza apoio técnico às equipes da Atenção Primária à Saúde dos 79 municípios. A diabetes mellitus é tida como um dos principais desafios de saúde pública. É possível, para os diabéticos, terem melhor qualidade de vida, fazendo o tratamento e mudando os hábitos que dão ambiente à doença.

 

CONDUTA
A senadora e advogada Soraya Thronicke (União Brasil) está dando uma dor de cabeça danada para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Numa das três ações que ela distribuiu no TSE, pede punição ao ex-presidente por ter usado a estrutura dos eventos custeados com dinheiro público, no 7 de Setembro, em Brasília e Rio de Janeiro, do ano passado, para fazer política. O corregedor-geral do TSE, ministro Benedito Gonçalves, votou pela condenação do ex-presidente por abuso de poder. A sanção proposta pelo ministro foi tornar Bolsonaro inelegível, novamente, pelo período de oito anos. O ex-presidente já está inelegível até 2030. Na terça-feira, os demais ministros decidem o finalmente.

 

O médico dermatologista campo-grandense que faz o maior sucesso em São Paulo, Jardis Volpe, e o tio Elmo Volpe

 

Gente da gente: Érica Moraes e Tonya Novaes

 

Os agropecuaristas: Maurício Strang com Oscar Stuhrk e Miltinho Insuela

 

O pecuarista José Afonso Passos e a dentista Zeila Peixoto Grubert

 

O agropecuarista Urian Oliveira com os chefs Arthur Lucena, Fernanda Veiga, Francesco Luigi e o empresário Rodrigo Medeiros

 

 PENSAMENTO DO DIA
O fanatismo e a inteligência nunca moram na mesma casa. 

 

NA LEMBRANÇA
Se estivesse vivo, Nelson Antônio da Silva, o imortal Nelson Cavaquinho, completaria, hoje, 112 anos. Sambista, boêmio e compositor popular carioca, ele tem mais de 600 músicas, fora outras tantas que vendeu ou deu nas mesas de bares. Nelson Cavaquinho morreu aos 74 anos, de enfisema pulmonar. E um verso de A Flor e o Espinho (1973), composta com Guilherme de Brito e Alcides Caminha, fecha a coluna de hoje: "Tire o seu sorriso do caminho/ Que eu quero passar com minha dor".